05/06/2014
Na filosofia, a ética busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver, o melhor estilo de vida e seus conteúdos articulam-se entre si e abrangem diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, educação física e outros. É importante discutir e problematizar a ação humana, as relações e a convivência comum entre os alunos e destes com a comunidade onde estão inseridos e sociedade em geral. Esta coleção sugere aulas que apresentam as noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano e propõe reflexões a respeito das ações humanas, do respeito à liberdade individual e coletiva (aula 01); o caráter histórico-social da moral e seus reflexos na sociedade atual (aula 02); o senso moral e a ética no cotidiano e os diversos posicionamentos veiculados na mídia (aulas 03 e 04); o “emotivismo ético”, com base no pensamento de Nietzsche (aula 05), as explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano (aula 06) e o conceito e as polêmicas que envolvem a bioética (aula 07). Sugestões de conteúdos para professores e alunos: Moralidade, ética e liberdade - https://www.youtube.com/watch?v=XMOT_tprKcY, Ética para quem? https://www.youtube.com/watch?v=Uj4yRzoBQbU
RAQUEL PEREIRA DA SILVA - Ministério da Educação - DF
ética; comportamento social; moral; senso moral; bioética.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Introdução à ética
Ensino Médio | Filosofia Noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o respeito à liberdade individual e coletiva. 02/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 107535 acesso(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
2 |
A evolução moral e ética e seus reflexos na sociedade contemporânea
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando filosoficamente, com argumentos convincentes.Estabelecer relações da moral com a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.Refletir, com base no texto "O novo manifesto", de Lima Ba... 15/05/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 113361 acesso(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
3 |
Atitude filosófica e Senso comum
Ensino Médio | Filosofia - Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas. 18/01/2013 Quatro estrelas 7 comentário(s) 95143 acesso(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
4 |
O senso moral e a consciência moral: marginalização e alienação
Ensino Médio | Filosofia Compreender o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia. Identificar situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos. Perceber a importância da literatura no estudo da filos... 15/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 45666 acesso(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
5 |
Ética das emoções e do desejo
Ensino Médio | Filosofia Conhecer a concepção “emotivismo ético”, com base no pensamento de Nietzsche. Estabelecer a diferença entre necessidade, desejo e vontade e como estes dois últimos conceitos formam o campo da vida ética. 21/05/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 27769 acesso(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
6 |
O Mito hoje: o bem e o mal
Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Reconhecer a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego. 22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50108 acesso(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Sociologia |
7 |
Bioética
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Filosofia Compreender o significado de bioética; Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema; Conhecer algumas controvérsias científicas na história. 01/08/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 52486 acesso(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
Sem estrelas 0 classificações - 11676 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!