Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Ética e sociedade

 

05/06/2014

Ficha Técnica
Descrição

Na filosofia, a ética busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver, o melhor estilo de vida e seus conteúdos articulam-se entre si e abrangem diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, educação física e outros. É importante discutir e problematizar a ação humana, as relações e a convivência comum entre os alunos e destes com a comunidade onde estão inseridos e sociedade em geral. Esta coleção sugere aulas que apresentam as noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano e propõe reflexões a respeito das ações humanas, do respeito à liberdade individual e coletiva (aula 01); o caráter histórico-social da moral e seus reflexos na sociedade atual (aula 02); o senso moral e a ética no cotidiano e os diversos posicionamentos veiculados na mídia (aulas 03 e 04); o “emotivismo ético”, com base no pensamento de Nietzsche (aula 05), as explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano (aula 06) e o conceito e as polêmicas que envolvem a bioética (aula 07). Sugestões de conteúdos para professores e alunos: Moralidade, ética e liberdade - https://www.youtube.com/watch?v=XMOT_tprKcY, Ética para quem? https://www.youtube.com/watch?v=Uj4yRzoBQbU

Autoria

RAQUEL PEREIRA DA SILVA - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

ética; comportamento social; moral; senso moral; bioética.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Lista de aulas da coleção (7 aulas)
# Aula Autoria
1 Introdução à ética

Ensino Médio | Filosofia

Noções básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o respeito à liberdade individual e coletiva.

02/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 78520 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

2 A evolução moral e ética e seus reflexos na sociedade contemporânea

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando filosoficamente, com argumentos convincentes.Estabelecer relações da moral com a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.Refletir, com base no texto "O novo manifesto", de Lima Ba...

15/05/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 90930 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

3 Atitude filosófica e Senso comum

Ensino Médio | Filosofia

- Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas.

18/01/2013 Quatro estrelas 7 comentário(s) 73473 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

4 O senso moral e a consciência moral: marginalização e alienação

Ensino Médio | Filosofia

Compreender o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia. Identificar situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos. Perceber a importância da literatura no estudo da filos...

15/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 35228 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

5 Ética das emoções e do desejo

Ensino Médio | Filosofia

Conhecer a concepção “emotivismo ético”, com base no pensamento de Nietzsche. Estabelecer a diferença entre necessidade, desejo e vontade e como estes dois últimos conceitos formam o campo da vida ética.

21/05/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22860 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

6 O Mito hoje: o bem e o mal

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Reconhecer a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego.

22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31852 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Sociologia

7 Bioética

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Filosofia

Compreender o significado de bioética; Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema; Conhecer algumas controvérsias científicas na história.

01/08/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38864 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7235 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.