19/08/2014
Esta coleção, composta de 09 aulas, apresenta, na sequência, as teorias evolutivas e o mecanismo de evolução das espécies, evidenciando-se as contribuições de Lamarck para a fundamentação da Evolução Biológica como ciência e, das contribuições de Wallace para a elaboração do conceito de Seleção Natural (aulas 01 a 03). Na aula 04, é presentado o pensamento evolucionista, compreendendo sua história, principais vertentes e preceitos, com especial atenção ao pensamento neo-darwinista, à seleção natural e ao processo de especiação. Nas aulas 05 e 06, são evidenciadas as transformações nos seres vivos e como ocorre o processo de evolução através da luz das diferentes teorias evolucionistas. O foco das aulas 07 e 08 está na dinâmica da seleção natural, da ocupação do ambiente, da competição e da sobrevivência, como partes integrantes do processo evolutivo dos seres vivos. As adaptações dos seres vivos no ambiente e as adaptações destes do ponto de vista ecológico e evolutivo são trabalhadas na aula 09. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Descobertas de Darwin (http://migre.me/kUPe1), Árvore da vida (http://migre.me/kUPkj ), Evolução – evolucionistas (http://www.planetabio.com/evolucionistas.html), Evolução da Criação - Parte I – Evolução da vida (http://migre.me/kUPuX), Evolução da Criação - Parte II – Evolução da vida (http://migre.me/kUPnU), Evolução da Criação - Parte III – Evolução da vida (http://migre.me/kUPpV), Evolução da Criação - Parte IV – Evolução da vida (http://migre.me/kUPqP), Evolução da Criação - Parte V – Evolução da vida (http://migre.me/kUPta).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
Origem do Universo, da Terra e dos seres vivos; Teorias Evolutivas; Evolução dos Seres Vivos; Seleção Natural; Origem e evolução da vida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Pesquisando as Teorias Evolutivas: A origem das espécies
Ensino Médio | Biologia Conhecer as teorias evolutivas. Identificar o mecanismo de evolução das espécies. Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos. 03/07/2012 Quatro estrelas 11 comentário(s) 153448 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Origem e evolução da vida: que tal fazermos um passeio pela história dos seres vivos?
Ensino Médio | Biologia - Promover por meio de expressões lúdicas o conhecimento sobre a origem da vida; - Identificar as características presentes nos reinos dos seres vivos; - Caracterizar as eras geológica 07/03/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15395 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
3 |
História do Pensamento Evolutivo
Ensino Médio | Biologia A visão de Ciência como processo dinâmico e produto da ação humana deverá ser favorecida nesta(s) aula(s), na(s) qual(is), partindo de Aristóteles e chegando à Teoria Sintética da Evolução proposta por Fischer, Haldane e Wright, o aluno perceberá as transformações sofridas pel... 18/12/2008 Quatro estrelas 4 comentário(s) 47047 acesso(s) |
CAIO SAMUEL FRANCISCATI DA SILVA AURORA FERRAZ VIANNA DOS SANTOS PROFA DONA JABOTICABAL SP Biologia |
4 |
Evoluçao: Seleçao Natural e Especição
Ensino Médio | Biologia Esta aula deve oferecer ao aluno noções básicas sobre o pensamento evolucionista, compreendendo sua história, principais vertentes e preceitos, com especial atenção ao pensamento neo-darwinista, à seleção natural e ao processo de especiação. 14/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16227 acesso(s) |
Ubiratã de Souza Dias Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
5 |
A Evolução dos Seres Vivos – 1 / A intencionalidade ou casualidade do processo
Ensino Médio | Biologia Compreender como ocorrem as transformações nos seres vivos. Identificar os fatores que levam a essas transformações. 22/09/2008 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13722 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
6 |
A Evolução dos Seres Vivos – 2 / Teorias Evolucionistas
Ensino Médio | Biologia Compreender como ocorre o processo de evolução através da luz das diferentes teorias evolucionistas. 26/09/2008 Quatro estrelas 6 comentário(s) 37116 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
7 |
O JOGO DA SELEÇÃO E SOBREVIVÊNCIA / Seleção Natural
Ensino Médio | Biologia Compreender a dinâmica da seleção natural, da ocupação do ambiente, da competição e da sobrevivência, como partes integrantes do processo evolutivo dos seres vivos. 03/03/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 43305 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
8 |
Seleção Natural
Ensino Médio | Biologia Conhecimento dos fundamentos da seleção natural. 23/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 11934 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
Adaptações dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar as adaptações dos seres vivos no ambiente. Analisar as adaptações dos seres vivos ao ambiente do ponto de vista ecológico e evolutivo. 26/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32999 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Sem estrelas 0 classificações - 21410 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!