18/10/2014
A coleção, composta de 10 aulas, inclui conteúdos e estratégias que apresentam e aprofundam os conceitos de cultura, identidade cultural e cultura de massa. A aula 1 reflete sobre a relação entre cultura e sociedade de massa. A aula 2 trata do conceito de manifestação cultural e formas de expressão. A aula 3 explica o que é cultura urbana e as diferentes manifestações culturais. A aula 4 discute o papel da escola como espaço social de difusão da cultura, estabelece relações entre manifestações culturais e educação formal e analisa as experiências culturais à luz da educação formal. A aula 5 discute a cultura como recurso e reflete criticamente sobre o seu uso na promoção da justiça social. A aula 6 apresenta as relações da arte com a cultura de massa, suas contradições e apropriações dessa cultura. A aula 7 oportuniza aos alunos serem expectadores críticos e a refletirem sobre a influência da mídia e o processo de massificação que modela nosso comportamento e opiniões. A aula 8 apresenta a ideia de diversidade cultural como algo constitutivo das sociedades humanas e reflete sobre o respeito à diferença, através dos conceitos de relativismo e etnocentrismo. A aula 9 identifica a cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar e promove o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal. Finalmente, a aula 10 apresenta os conceitos de pluralidade cultural e desigualdade social, em suas distinções e aproximações. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Aula 01 - Estudando e entendendo a sociedade (http://www.youtube.com/watch?v=uFvcQo-9_wI&list=PL3qONjKuaO2RgcuD83K9gtpGywbpFbJUM), Aula 02: Cultura: todo mundo tem uma? (http://www.youtube.com/watch?v=AIvFqUpUTTk), Conceitos e função da cultura (http://www.brasilescola.com/sociologia/cultura-1.htm)
ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF
cultura, identidade cultural, multiculturalismo, cultura de massa, diversidade cultural, pluralidade cultural.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Cultura e Sociedade de Massa
Ensino Médio | Sociologia Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas Promover a reflexão sobre a relação entre cultura e sociedade de massa. 02/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32816 acesso(s) |
Giselle Moraes Moreira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Sociologia |
2 |
A cultura nos espaços urbanos
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O aluno poderá aprender nesta aula que a manifestação cultural é, sem dúvida, a voz social, uma maneira subjetiva de o ser humano transpor o seu interior, o que pensa, o que deseja fazer, mover ou modificar, em uma busca incessante pelo novo e em prol da vida. Várias são as fo... 19/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8513 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Cultura urbana na escola
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia - Explicar o que é cultura urbana. - Reconhecer as diferentes manifestações culturais como legítimas. - Elaborar projetos de cultura inserindo a comunidade na escola. 01/12/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6712 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Escola e Cultura Popular
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Discutir o papel da Escola como espaço social de difusão da cultura. - Estabelecer relações entre manifestações culturais e educação formal. - Analisar as experiências culturais à luz da educação formal. 20/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 12740 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
5 |
A cultura como recurso: usos da cultura na contemporaneidade
Ensino Médio | Sociologia Discutir a cultura como recurso e refletir criticamente sobre o seu uso na promoção da justiça social. 11/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6339 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
6 |
A Arte na Cultura de Massa
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer as relações da arte com a cultura de massa, suas contradições e apropriações dessa cultura. 19/06/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 30590 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
7 |
Televisão que visão é essa?
Ensino Médio | Sociologia Propiciar que os alunos possam ser expectadores críticos, que reflitam sobre a influência da mídia e o processo de massificação que modela nosso comportamento e opiniões. Assistir diversos programas de TV considerando diferentes observáveis; Pesquisar sobre as propostas dos di... 24/10/2008 Quatro estrelas 7 comentário(s) 21981 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
8 |
Diversidade Cultural: Da perplexidade
Ensino Médio | Sociologia - Assimilar a ideia de diversidade cultural como algo constitutivo das sociedades humanas; - Refletir sobre o respeito à diferença, através dos conceitos de relativismo e etnocentrismo; - Refletir sobre nossa cultura; A partir da leitura, discussão de textos e filmes, do estra... 25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41861 acesso(s) |
Giselle Moraes Moreira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Sociologia |
9 |
Por uma educação multicultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia - Identificar a cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar. - Promover o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal. - Permitir que a cultura faça parte dos debates e manifestações dos... 21/10/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21626 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
10 |
Pluralidade cultural e desigualdade social: conceitos que se complementam
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender os conceitos: pluralidade cultural e desigualdade social, em suas distinções e aproximações; Aprender a contextualizar as utilizações dos conceitos e identificar como eles se materializam na vida social, no decorrer de uma pesquisa em caráter de iniciação científic... 16/04/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 40003 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 38942 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!