18/10/2014
A coleção, composta de 09 aulas, aborda conteúdos relacionados às características e transformações das estruturas produtivas. A aula 1 expõe a transição do modo de produção antigo ao feudal, a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa, as estruturas do feudalismo e as principais regiões em que se desenvolveu e suas peculiaridades. A aula 2 apresenta algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, mostra como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. A aula 3 apresenta os aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante este período, bem como a trajetória do trabalho escravo começando nos moinhos de açúcar até chegar às jazidas de ouro. A aula 4 analisa a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identifica a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação com a indústria na região sudeste do país. As aulas 5 e 6 conceituam e situam historicamente as origens do sistema taylorista e fordista de produção, identificando suas principais características e aponta as principais transformações ocorridas na indústria japonesa e mundial, a partir da adoção do toyotismo. Na aula 7 o professor poderá dialogar sobre a questão agrária no Brasil a partir da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984), seus diversos momentos de conflito, ganhos e reivindicações. Na aula 8 os alunos irão aprender sobre A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários. A aula 9 apresenta o conceito de globalização, neoliberalismo e o funcionamento da política econômica neoliberal no Brasil. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: A economia do Brasil redemocratizado (http://migre.me/mbkfL), Origens da agricultura: período neolítico (http://migre.me/mbkeL), A História das Coisas (https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw), Revolução Industrial Parte I (http://migre.me/mbkdv), Parte II (http://migre.me/mbkc4), Revoluções Burguesas Parte I (http://migre.me/mbkb6), Parte II (http://migre.me/mbka4), Métodos de produção industrial: taylorismo, fordismo e toyotismo (http://migre.me/mbk7n) Causas e consequências da inflação no Brasil (http://migre.me/mbk8O)
ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF
formas de organização da produção, economia agro-exportadora brasileira, revolução Industrial, industrialização brasileira, globalização, produção e transformação dos espaços agrários.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O feudalismo
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O aluno poderá aprender: - a transição do modo de produção antigo ao feudal; - a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa; - as estruturas do feudalismo e as principais regiões em que se desenvolveu e suas peculiaridades; - a formação de uma... 18/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30804 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
2 |
Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 13/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 67003 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
A exploração do ouro nas Minas Gerais
Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos são: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante a exploração do ouro, bem como a trajetória do trabalho esc... 30/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 33365 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
4 |
O café e a industrialização do sudeste brasileiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país. 01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38732 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
5 |
O toyotismo e a flexibilização do processo produtivo industrial no século XX
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conceituar e situar historicamente as origens do sistema toyotista de produção, identificando suas principais características. Apontar as principais transformações ocorridas na indústria japonesa e mundial, a partir da adoção do toyotismo. 21/09/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16191 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
Taylorismo, fordismo e a organização do trabalho nas sociedades industrializadas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Identificar as origens e as principais características do taylorismo e do fordismo. Compreender as principais transformações ocorridas na indústria, a partir da adoção do modelo fordista aliado aos princípios do taylorismo. Compreender os impactos do taylorismo e do fordismo n... 20/09/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 50612 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a disputa pela terra no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a questão agrária no Brasil a partir da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984). Trabalharemos seus diversos momentos de conflito, ganhos e reivindicações. 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8953 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
8 |
A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre “A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários”: quais são os elementos que configuram os principais meios de atuação política e social do movimento operário brasileiro durante as três primeiras décadas da ... 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20537 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
9 |
A Globalização e Neoliberalismo no Brasil contemporâneo
Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de globalização, neoliberalismo e o funcionamento da política econômica neoliberal no Brasil. 01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 76712 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Sem estrelas 0 classificações - 9874 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!