Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES DAS ESTRUTURAS PRODUTIVAS

 

18/10/2014

Ficha Técnica
Descrição

A coleção, composta de 09 aulas, aborda conteúdos relacionados às características e transformações das estruturas produtivas. A aula 1 expõe a transição do modo de produção antigo ao feudal, a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa, as estruturas do feudalismo e as principais regiões em que se desenvolveu e suas peculiaridades. A aula 2 apresenta algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, mostra como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. A aula 3 apresenta os aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante este período, bem como a trajetória do trabalho escravo começando nos moinhos de açúcar até chegar às jazidas de ouro. A aula 4 analisa a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identifica a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação com a indústria na região sudeste do país. As aulas 5 e 6 conceituam e situam historicamente as origens do sistema taylorista e fordista de produção, identificando suas principais características e aponta as principais transformações ocorridas na indústria japonesa e mundial, a partir da adoção do toyotismo. Na aula 7 o professor poderá dialogar sobre a questão agrária no Brasil a partir da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984), seus diversos momentos de conflito, ganhos e reivindicações. Na aula 8 os alunos irão aprender sobre A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários. A aula 9 apresenta o conceito de globalização, neoliberalismo e o funcionamento da política econômica neoliberal no Brasil. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: A economia do Brasil redemocratizado (http://migre.me/mbkfL), Origens da agricultura: período neolítico (http://migre.me/mbkeL), A História das Coisas (https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw), Revolução Industrial Parte I (http://migre.me/mbkdv), Parte II (http://migre.me/mbkc4), Revoluções Burguesas Parte I (http://migre.me/mbkb6), Parte II (http://migre.me/mbka4), Métodos de produção industrial: taylorismo, fordismo e toyotismo (http://migre.me/mbk7n) Causas e consequências da inflação no Brasil (http://migre.me/mbk8O)

Autoria

ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

formas de organização da produção, economia agro-exportadora brasileira, revolução Industrial, industrialização brasileira, globalização, produção e transformação dos espaços agrários.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Lista de aulas da coleção (9 aulas)
# Aula Autoria
1 O feudalismo

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O aluno poderá aprender: - a transição do modo de produção antigo ao feudal; - a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa; - as estruturas do feudalismo e as principais regiões em que se desenvolveu e suas peculiaridades; - a formação de uma...

18/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24546 acesso(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

2 Transição do Feudalismo para o Capitalismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 

13/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 53996 acesso(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 A exploração do ouro nas Minas Gerais

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos são: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante a exploração do ouro, bem como a trajetória do trabalho esc...

30/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 26747 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

4 O café e a industrialização do sudeste brasileiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país.

01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32748 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

5 O toyotismo e a flexibilização do processo produtivo industrial no século XX

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar e situar historicamente as origens do sistema toyotista de produção, identificando suas principais características. Apontar as principais transformações ocorridas na indústria japonesa e mundial, a partir da adoção do toyotismo.

21/09/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12740 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 Taylorismo, fordismo e a organização do trabalho nas sociedades industrializadas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Identificar as origens e as principais características do taylorismo e do fordismo. Compreender as principais transformações ocorridas na indústria, a partir da adoção do modelo fordista aliado aos princípios do taylorismo. Compreender os impactos do taylorismo e do fordismo n...

20/09/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37264 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a disputa pela terra no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a questão agrária no Brasil a partir da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984). Trabalharemos seus diversos momentos de conflito, ganhos e reivindicações.

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6781 acesso(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

8 A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre “A formação do movimento operário brasileiro na Primeira República: práticas e ideários”: quais são os elementos que configuram os principais meios de atuação política e social do movimento operário brasileiro durante as três primeiras décadas da ...

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 17779 acesso(s)

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

9 A Globalização e Neoliberalismo no Brasil contemporâneo

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de globalização, neoliberalismo e o funcionamento da política econômica neoliberal no Brasil.

01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 54298 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6293 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.