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Edição 34 - Recreio Criativo
08/02/2010
 
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Recreio criativo promove alegria e diversão, com responsabilidade

Recreio Criativo melhorou comportamento de alunos em escola de Rio Verde

Recreio Criativo melhorou comportamento de alunos em escola de Rio Verde

Autor: Arquivo da escola


O desejo de fazer com que os alunos parassem de correr na hora do recreio, aprendessem a respeitar os colegas e a brincar de maneira educativa e cultural, aliando momentos de alegria, prazer e diversão com respeito e responsabilidade, levou uma professora do interior de Goiás a implantar o projeto Recreio Criativo. Executado no segundo semestre de 2009, sempre às sextas-feiras, o projeto provocou melhorias no comportamento dos alunos.

“Meu objetivo era fazer com que as crianças valorizassem o recreio como um momento de lazer e não de correria, brigas, indisciplina e desrespeito, onde ninguém tinha sossego. E a mudança foi extraordinária, como um passe de mágica”, lembra a professora Simone Divina da Rocha, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Clodoveu Leão de Almeida, no município de Rio Verde (GO).

De acordo com Simone, 13 anos de magistério, 11 dos quais na zona rural, com esse projeto, além de oferecer aos estudantes momentos de lazer, ela quis valorizar os talentos artísticos, resgatar antigas brincadeiras e inseri-las no cotidiano das crianças, e despertar nos alunos o interesse pela cultura e o respeito ao próximo. Formada em pedagogia, com pós-graduação em metodologia de história e geografia, Simone dava aulas, no ano passado, para alunos do 4º ano do ensino fundamental, pela manhã, e para alunos da educação infantil, no período da tarde.

Em sua avaliação, o projeto superou as expectativas e, a participação dos estudantes, no decorrer das atividades propostas, foi muito produtiva. “Não esperava que fosse despertar tanto interesse nos alunos”, salienta. Ela conta que quando começou a executar o projeto houve muita euforia. Pensou, então, que tudo não passava de empolgação com a novidade e que logo passaria. “Foi engano meu, pois foi aí que o projeto deslanchou, envolvendo todos na escola: alunos, professores, funcionários e pais”.

Simone explica que cada sexta-feira era um momento diferente, com atividades variadas que incluíram desfile de fantasias e brincadeiras diversas. Para participar do projeto era necessário obedecer a algumas regras: ter bom comportamento na sala de aula, fazer todas as tarefas e não brigar. “Adivinha quem participava? Todos”, destaca a professora, que tem absoluta certeza de que todos os estudantes adoraram o projeto. “Quando anunciei que seria o último, foi aquele silêncio. Ah, não, tia...”

A professora tem novos planos para 2010, que incluem o ensino da linguagem de sinais (Libras) às crianças “para que elas cresçam aprendendo a respeitar as diferenças”. Mesmo assim, ela não afasta a possibilidade de prosseguir com o projeto Recreio Criativo, de forma inovadora, com novas atividades, mas com o mesmo objetivo.

(Fátima Schenini)

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