Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 34 - Recreio Criativo
08/02/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Alunos mostram seu talento em recreio musical

Colégio Padre de Man incentiva descoberta de talentos.

Colégio Padre de Man incentiva descoberta de talentos.

Autor: Arquivo da escola


O sucesso obtido em novembro de 2009 com a realização do Recreio Musical no Colégio Atual, em Piedade, no município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, levou a instituição a dar prosseguimento à atividade. Assim, em 2010, ela será realizada na última sexta-feira de cada mês. A primeira edição deste ano está marcada para o dia 12 de fevereiro.

“As atrações serão um grupo de maracatu de uma das comunidades próximas ao colégio e o coral de alunos da própria escola, que vai apresentar músicas carnavalescas”, conta o maestro Ivan José da Silva, educador musical no Colégio Atual. Formado pelo Conservatório Pernambucano de Música e licenciado em música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele ajuda a coordenar o projeto do Recreio Musical: faz a seleção dos inscritos, desenvolve novos talentos e incentiva a participação dos estudantes.

De acordo com o professor, qualquer aluno do colégio que tenha alguma habilidade artística, goste de cantar ou toque algum instrumento, por exemplo, pode participar. Basta entrar em contato com as coordenações e agendar um dia para o ensaio. “A receptividade dos alunos com a criação do Recreio Musical foi a melhor possível. Vários talentos foram revelados e temos uma grande lista de alunos querendo agendar um horário para ensaiar e fazer sua apresentação”, adianta Ivan da Silva.

Segundo a diretora da instituição, Ana Elizabeth Calabria, o que levou à criação do Recreio Musical foi a necessidade de transformar o recreio em um momento criativo, aproveitando para mostrar e desenvolver os talentos e habilidades dos alunos da instituição, que atende cerca de 800 alunos desde o ensino infantil até o pré-vestibular. “Nossa escola entende ser preciso sempre preparar os jovens para a vida, sabendo que os desafios são constantes e que o equilíbrio é fundamental para superá-los”, diz Ana Elizabeth, que é formada em psicologia, com especialização em administração e planejamento educacional. Há 17 anos no Colégio Atual, ela já trabalhou no Serviço de Orientação Educacional (SOE), na Coordenação do Ensino Fundamental e na Supervisão Pedagógica. Em sua visão, é necessário fazer cada aluno se apaixonar pela escola, não a limitando a aulas e provas. “O mundo vai exigir muito mais que isso”, acredita.

Descoberta de Talentos – O Recreio Musical também é atração no Colégio Padre de Man, no município mineiro de Coronel Fabriciano, a cerca de 200 Km de Belo Horizonte. Promovido uma vez por mês, desde 2006, o projeto incentiva o desenvolvimento artístico e a descoberta de talentos. Os estudantes têm oportunidade de se apresentar, tocando ou cantando músicas de diferentes estilos que incluem samba, pagode, sertanejo, ou rock. Quem quiser mostrar seu talento, basta procurar a coordenação para se inscrever.

“Para se apresentar no evento, os alunos se organizam, ensaiam, há um movimento externo para que o momento possa acontecer de forma a impressionar os colegas, embora o tempo de apresentação seja somente no horário do recreio”, diz a coordenadora pedagógica da instituição, Rosângela Segundo Avelino, 26 anos de magistério, 19 dos quais no Colégio Padre de Man, que tem aproximadamente mil alunos matriculados, do nível fundamental ao médio e técnico.

“O Recreio Musical é um momento de descontração e de valorizar o que cada aluno sabe fazer”, salienta Rosângela Avelino, que é formada em letras e em orientação pedagógica. Para ela, o movimento cultural desperta nos alunos o gosto pela arte. Como exemplo, cita o caso de um aluno do curso de informática selecionado para trabalhar na peça teatral Mulheres em Crise, que tem participado da Campanha de Popularização do Teatro, em Belo Horizonte.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.