Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 34 - Recreio Criativo
08/02/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Criatividade na hora do recreio traz bons resultados

Alunos da Escola Wolfram Metzler se divertem

Alunos da Escola Wolfram Metzler se divertem

Autor: Arquivo da escola


A realização de atividades recreativas na hora do recreio, como pular corda, amarelinha, jogos com bola e jogos de mesa, trouxeram mais calma ao período de intervalo entre as aulas na Escola Estadual Wolfram Metzler, localizada no município gaúcho de Venâncio Aires, a 130 Km de Porto Alegre. Além disso, os estudantes agora exercitam a socialização e utilizam as regras de convivência.

Os resultados foram observados pela orientadora educacional, Luciane da Cunha Mylius, que também é vice-diretora do colégio. Segundo Luciane, como o pátio da escola é muito grande, havia muitas correrias e confusões durante o recreio. Decidiram, então, direcionar algumas atividades a fim de manter as crianças envolvidas. “Sempre que possível, as atividades são desenvolvidas diariamente, com a participação dos alunos da educação infantil e das séries iniciais”, relata. O acompanhamento do recreio é feito pela vice-diretora, com a colaboração de funcionárias da escola. “Os professores não participam. Achamos importante que eles tenham um horário para descanso no recreio”, explica Luciane.

Na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), um piquenique na própria escola, na hora do recreio, é uma das atividades que faz a alegria da criançada da educação infantil do Ciep Rubens Gomes. De acordo com a professora Janaína Peçanha da Silveira, a atividade é adotada na Semana da Alimentação Saudável, que ocorre em março. Há 15 anos no magistério, Janaína trabalha há sete no Ciep, que atende 1.300 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental e alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Durante a Semana da Alimentação Saudável, as crianças ampliam seus conhecimentos de higiene e manuseio de alimentos, aprendem a apreciar o sabor de legumes, verduras e frutas, bem como a saber a importância que eles têm para a saúde. Janaína conta que as professoras aproveitam para promover um piquenique com todas as turmas da educação infantil, com vitamina e salada de frutas. Cada aluno tem liberdade de escolher a fruta que vai trazer, a partir de uma lista de sugestões apresentada pela professora. A salada é preparada em conjunto por professores, estudantes, e responsáveis. E todos participam, mesmo que não tenham levado sua contribuição. “A partir das frutas, aproveitamos para trabalhar vários conteúdos, como cores, sabores, formatos e quantidades”, destaca Janaína.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.