Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 36 - Ciências nos anos iniciais
19/03/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Mão na Massa promove melhoria do ensino de ciências


Formar professores do ensino fundamental e médio capacitados a aplicar em suas aulas a metodologia de educação científica por investigação é uma das principais ações do projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa, da Academia Brasileira de Ciências. Criado em 2001, com o objetivo de melhorar o ensino de ciências nas escolas brasileiras no nível básico, incluindo a educação infantil, o projeto atinge, atualmente, 13 cidades polos, em sete estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, e São Paulo.

Somente no Estado do Rio de Janeiro, a cobertura anual do programa, de acordo com média dos últimos dois anos, foi de 30 novos formadores, 12.000 alunos, 300 classes e 60 escolas. Já na cidade de São Paulo, no mesmo período, os números chegaram a 71 novos formadores, 10. 650 alunos, 355 classes e 71 escolas. Na cidade polo de São Carlos (SP), que conta com um programa de capacitação a distância, são formados, em média, 107 capacitadores por ano.

As alunas do curso de formação de professores do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, no município fluminense de São Gonçalo, participam do Mão na Massa, desde 2007. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Karla Guarani Soares, as práticas pedagógicas do programa são voltadas para uma educação que privilegia uma atitude crítica e investigativa entre os alunos, com base em atividades experimentais. As alunas do magistério aplicam o que aprendem nos estágios e nas turmas de outro turno. “Os alunos participam com grande entusiasmo, visto que os trabalhos sugerem estratégias que promovem o desenvolvimento da criatividade no ensino das ciências da natureza”, destaca Karla.

Outra ação do projeto é a realização de seminários visando o intercâmbio de conhecimento entre cientistas e professores. Aprendendo a ensinar ciências nos anos iniciais foi o tema do seminário promovido em dezembro de 2009, pelo Grupo de Estudos sobre Aprendizagem Infantil, da ABC. O evento, aberto ao público, foi realizado na Fundação Getúlio Vargas, na cidade do Rio de Janeiro.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.