Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 36 - Ciências nos anos iniciais
19/03/2010
 
ou
Alunos descobrem um novo mundo em maratona científica
Alunos observam experiências em laboratório

O universo científico pode não fazer parte do currículo escolar do ensino infantil, mas mesmo assim despertou o encanto e o fascínio dos alunos do Colégio Marista São José, no Rio de Janeiro (RJ). Por meio do projeto Circuito Ciências, realizado no final de 2009, meninos e meninas do ensino infantil ao 5º ano puderam aprender como química, física e biologia fazem parte de suas vidas.

Com esse projeto, os alunos começaram a compreender o mundo e suas transformações por meio de experimentos científicos e tecnológicos. As crianças puderam aprender desde coisas simples do cotidiano, como o consumo de energia, até mais complexas como o funcionamento do corpo humano.

Leia mais...
Ensino de ciências pode utilizar diferentes alternativas metodológicas
Ovos sendo colocados na batedeira

Teatro, vídeo, histórias infantis, maquetes, e músicas são algumas das alternativas metodológicas que podem ser utilizadas para ensinar ciências.

Leia mais...
Ambiente deve favorecer o pensamento, a discussão e a investigação
Alunos observam experimento eletrônico

As ciências são parte importante do processo de descoberta e conhecimento do mundo, iniciado pelas crianças desde que nascem.

Leia mais...


CONHEÇA O JORNAL

ENTREVISTAS

Professor Antônio Carlos Pavão

Antônio Carlos Pavão (UFPE): ciência é empolgante e integradora

Leia mais...

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.