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Edição 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
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Planejamento é fundamental para processo de aprendizagem

Encontros presenciais são importantes nas aulas de educação a distância

Encontros presenciais são importantes nas aulas de educação a distância

Autor: João Bittar/Arquivo MEC


Toda aula necessita de um planejamento prévio, mas na modalidade a distância a organização é fundamental. A opinião é da professora Rosilâna Aparecida Dias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. “Um curso a distância precisa ser meticulosamente planejado. É preciso estabelecer cronograma, escolha e preparação do material didático, selecionar as mídias que serão utilizadas, as estratégias didáticas que melhor atenderão os objetivos”, ressalta.

Licenciada em matemática e bacharel em informática, com mestrado em educação, Rosilâna está no magistério há cerca de 25 anos, sempre trabalhando com informática na educação. Ela trabalha com educação a distância (EAD) desde 2005, após concluir um curso de capacitação em docência em EAD, na Universidade Metodista de São Paulo. Na UFJF, ela leciona a disciplina Produção de Material Pedagógico, no curso de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental. Também trabalha no Departamento de Políticas de Formação, da rede municipal, com cursos de formação continuada (presenciais e semipresenciais) na área de tecnologia na educação.

Segundo Rosilâna, é importante que o professor que leciona em cursos a distância tenha familiaridade com o uso da tecnologia. “Embora a tecnologia não deva ser o centro do processo, é importante ressaltar que as relações na EAD são mediadas por alguma tecnologia – que vai do material impresso aos mais sofisticados aparatos tecnológicos”, salienta.

Quanto à formação necessária ao professor que atua na EAD, Rosilâna acredita que nada é o bastante, nos dias de hoje. Para ela, o momento atual requer formação continuada: “sempre temos algo a aprender para darmos conta de todos os avanços nas mais diversas áreas”. Ela explica que as instituições de ensino, públicas ou privadas, têm oferecido capacitação para o corpo docente e enfatiza a necessidade de o professor ser licenciado, quer atue de forma presencial ou a distância.

Com relação à interação professor-aluno nas aulas a distância, Rosilâna diz que ela é mediada pela tecnologia. “Pode-se contar com todo o aparato tecnológico do tempo presente: os ambientes virtuais de aprendizagem e todas as ferramentas de comunicação viabilizadas pela interface web”. Ela enfatiza que o conceito de presença mudou e é possível conversar com o aluno que se encontra a quilômetros de distância, por meio de conferência web, por exemplo, mas destaca a importância dos encontros presenciais, obrigatórios pela legislação. “Nada impede que um curso a distância promova encontros presenciais para seminários, defesa de trabalhos, apresentações culturais, além das avaliações”, defende. “Eles podem e devem fazer parte do planejamento”, acredita a professora, que em março deste ano lançou o livro Educação a Distância: da Legislação ao Pedagógico, em coautoria com a professora Lígia Silva Leite, orientadora de sua dissertação de mestrado.

(Fátima Schenini)

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