Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

A educação que transpõe barreiras

A educação a distância democratiza o acesso à educação.

A educação a distância democratiza o acesso à educação.

Autor: Wanderley Pessoa/MEC


O ensino a distância é considerado por especialistas um instrumento de democratização do acesso à educação. A flexibilidade e a autonomia que proporciona aos estudantes da modalidade são reconhecidos como formas de transpor barreiras e oferecer oportunidades de formação. Mas como surgiu a educação a distância?

Basicamente, EAD é um modelo educacional em que a aprendizagem não tem limitações espaciais e temporais. A história registra os primeiros cursos feitos a distância em 1728, nos Estados Unidos. Na época, os cursos eram feitos por correspondência principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As aulas por correspondência, anunciadas em jornais, foram as primeiras formas de ensinar a distância.

No Brasil, há registros dessa modalidade de ensino desde os primeiros anos do século XX, por meio da oferta de cursos profissionalizantes por correspondência, no Rio de Janeiro. Mas a primeira experiência brasileira na graduação foi da Universidade Federal de Mato Grosso, que ofereceu cursos de graduação a distância, somente para os professores da rede de ensino, em 1995.

Para um o entusiasta da modalidade no Brasil, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Wanderley de Souza, a EAD é acessível para pessoas que vivem em locais onde a educação superior presencial não chegaria. Também avalia como um instrumento importante nos processos de educação continuada, aquelas em que os docentes não precisam sair da sala de aula para ter uma qualificação profissional. “É uma oportunidade”, destaca.

Com a evolução tecnológica, a EAD deixou de ser um curso de correspondência unidirecional. Com sua regulamentação ganhou mais qualidade e vantagens da EAD, utilizando-se de meios de comunicação, técnicas de ensino, metodologias de aprendizagem, processos de tutoria, obedecendo uma série de princípios básicos de qualidade.

Aulas virtuais, contato com professores e tutores, além de fóruns e plataformas criadas para aproximar os alunos da realidade acadêmica fazem parte do avanço tecnológico da modalidade. Entre esses avanços está a criação dos Referenciais de Qualidade para a oferta de cursos a distância. Com sugestões da comunidade, foram estabelecidas as diretrizes para a elaboração dos instrumentos de avaliação específicos para o credenciamento de instituições e polos de apoio presencial, além de reconhecimento e autorização de cursos de educação superior a distância.

Esse avanço qualitativo permitiu que a modalidade se desenvolvesse no país e chegasse a um crescimento surpreendente. Se em 2000 a EAD contava com apenas cinco mil estudantes, em 2009 foram registrados 856 mil matriculados em cursos de graduação a distância em todo o país. Na visão do secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, essa evolução é uma prova da ampliação do acesso ao ensino, pois a modalidade transpõe as barreiras de tempo e espaço e leva educação a regiões remotas do Brasil.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), apresentou estudo mostrando que a EAD foi utilizada por 2,6 milhões de brasileiros em 2008, nos diversos níveis de ensino.

A reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora de EAD, Maria Lucia Cavalli Neder, explica que a modalidade a distância se diferencia da presencial por permitir ao estudante que ele estabeleça um horário para realizar todas as atividades da graduação. “Ou seja, proporciona liberdade, mas exige dele mais responsabilidade e dedicação para concluir os estudos”, pondera.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.