Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Curso a distância promove a inclusão digital de professores


A educação a distância (EAD) é construída pela colaboração e troca de experiências e informações entre os educadores e alunos. Além de investir na qualificação dos docentes, contribui para a promoção da inclusão digital dos professores. Um exemplo de programa de EAD que tem dado certo e visa melhorar o ensino da matemática por meio de um método inovador é o Multicurso Ensino Médio – matemática.

Criado pela Fundação Roberto Marinho, há cinco anos, ele consiste em um programa de formação continuada para educadores. Desde 2008, o curso vem sendo aplicado no Espírito Santo e já foi realizado também em Goiás, entre 2004 e 2006. O trabalho dos grupos é desenvolvido e acompanhado também a distância, por meio de um ambiente virtual, que possibilita a comunicação contínua entre todos os participantes do programa.

De acordo com o professor Giovani Pröscholdt, coordenador de um grupo de estudos, a troca de experiências entre os participantes é fundamental. “É nesse momento de interação que realmente conseguimos verificar o quanto há profissionais que realmente se envolvem e se preocupam com a qualidade da educação”, completa.

Os momentos presenciais ocorrem nas reuniões dos grupos de estudo, com suporte de tutores. Além das reuniões, a equipe central e os tutores do programa promovem encontros nos chamados seminários periódicos com os coordenadores e suplentes dos grupos. Nessa ocasião, as experiências, os sucessos e as dificuldades vividas nos grupos de estudos são compartilhados e avaliados.

Uma equipe especializada acompanha todas as etapas do projeto para rever práticas e procedimentos e melhor atender aos beneficiados pelo programa. O objetivo é coletar o maior número possível de informações sobre sua aplicação e buscar o aperfeiçoamento, para dar conta das variáveis e necessidades pontuais do estado em que atua. O curso já recebeu cinco prêmios entre os anos de 2005 e 2010.

Segundo Pröscholdt, as atividades interativas a distância fortalecem e colaboram para a formação de uma rede de aprendizagem colaborativa. Ele afirma que a internet dinamiza o trabalho do professor, pois permite o acesso rápido às informações e possibilita a participação em debates, como uma ferramenta de troca de experiências. Também avalia que os educadores realizam atividades de formação, interagem com os demais envolvidos no programa e acessam diversos materiais relativos ao assunto de interesse.

(Assessoria de Comunicação da Seed/MEC)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.