Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 39 - Professor X Leitura
18/05/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Melhor escola do interior de São Paulo estimula a leitura

Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.

Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.

Autor: Arquivo da escola


Uma escola de ensino fundamental de Itapetininga, município paulista localizado a 170 Km da capital, obteve excelentes resultados com as estratégias de incentivo à leitura que realiza desde 2002. Desde que passou a desenvolver os projetos permanentes Leitura em Família e Roda de Leitura, a Escola Estadual Professor Astor Vasques Lopes vem obtendo avanços significativos nos índices estaduais e nacionais de avaliação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a escola alcançou em 2007, a nota 5,2, bem acima da média nacional das séries iniciais que foi de 4,2.

Já no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a escola com 380 alunos, em sua maior parte oriundos de famílias de baixa renda e instrução, conquistou em 2008 o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) – fase Diretoria Regional de Ensino. Em 2009, obteve a primeira colocação na fase estadual do Idesp, com a média 8,55 - a melhor entre 1.945 escolas estaduais.

“Esse resultado foi uma surpresa muito grande. Foi emocionante”, diz a diretora da escola, Arlete Milanezi Ansbach, há 12 anos nessa função. Formada em letras e em pedagogia, ela acredita que o estímulo à leitura realmente contribuiu muito para a obtenção dessa colocação, embora destaque também o empenho e o acompanhamento de toda a equipe do colégio. “Nossa equipe é maravilhosa e realmente vestiu a camisa”, salienta Arlete.

“O projeto Roda da Leitura começou quando percebemos a dificuldade dos alunos na elaboração de redações e relatos, no Saresp 2002”, diz a professora do 3º ano, Claudete de Araújo Cavalcante, há 22 anos no magistério. Ao fazer uma análise das características sociais e antropológicas das famílias dos alunos, a equipe escolar verificou que havia a necessidade de promover um maior envolvimento dos pais no cotidiano escolar. Para isso, além de promover reuniões que causassem impacto e reflexão, passaram a convidar os pais para participarem dos encontros do Roda da Leitura, uma vez por mês, junto com os filhos.

Na sequência, acabou sendo inserido o projeto Leitura em Família. Os estudantes passaram a levar livros para ler em casa, com o pai, a mãe ou outro familiar, juntamente com um caderno para o parente fazer um registro de suas impressões sobre a leitura. “O retorno é emocionante e muito gratificante”, conta Claudete. Segundo ela, os pais são participantes ativos nos dois projetos, tanto em casa quanto na escola, durante os encontros do Roda da Leitura.

“Foi um trabalho de muito incentivo, motivação e persistência da equipe escolar, que culminou numa grande adesão da família ao gosto e prazer pela leitura”, ressalta a professora Isabel Cristina de Moura, 25 anos de magistério, que dá aulas no 2º ano. Segundo ela, os dois projetos contribuem para a formação da cidadania, de maneira que se complementam e viabilizam resultados surpreendentes na aprendizagem dos alunos. Realizados o ano inteiro, têm um encerramento em cada final de semestre por meio de gincana ou sarau literário ou cultural. Além disso, a escola inteira se dedica à leitura, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30. Às quartas-feiras, esse horário é voltado para a produção de textos e redações.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.