Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 39 - Professor X Leitura
18/05/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professora mineira busca reaproximar livros e alunos

Projeto para incentivar a leitura agradou alunos.

Projeto para incentivar a leitura agradou alunos.

Autor: Arquivo pessoal


Favorecer e incentivar a leitura de diferentes formas é uma preocupação constante da professora Ana Graziela Cabral, em sua prática docente. Formada em letras, com habilitação em português e inglês, ela atua há quatro anos no magistério, sempre criando diferentes estratégias para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes. Alguns de seus projetos foram colocados no Portal do Professor, para serem utilizados por todos os interessados.

“Procuro sempre trabalhar diferentes gêneros e tipos textuais, partindo do texto, do livro, mostrando-o como suporte para a criação de novas realidades, novos mundos”, explica Ana Graziela, que atualmente dá aulas de português no 4º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Segundo ela, o projeto que deu melhores resultados foi O livro que marcou a minha vida, que desenvolveu em 2009 juntamente com a professora Cristiane Neri Horta, também do Centro Pedagógico da UFMG, em duas turmas de 3º ano. “A percepção de que em tempos atuais a prática da leitura tem sido preterida em relação a outras, especialmente as ligadas à tecnologia, mostrou-nos a necessidade de promover uma reaproximação entre livro e alunos”, salienta Ana Graziela.

O projeto, em dez aulas, tem como ponto de partida a participação e o exemplo familiar. Os estudantes deverão conversar com os pais ou outros parentes mais velhos sobre um livro que tenham lido e gostado muito quando tinham a mesma idade dos alunos. Em aula posterior, os jovens deverão escrever uma carta para os colegas de outra turma da escola falando sobre o livro que leram, dizendo que foi indicado pelos pais, ou outro familiar. Na mesma carta, eles irão convidar seus colegas para participarem de uma exposição de livros, onde conhecerão – O livro que marcou minha vida. Nesse dia, cada aluno terá que apresentar o seu livro ao colega que convidou, bem como a todos que se interessarem. Os familiares que fizeram a indicação também serão chamados a participar e poderão falar sobre o impacto que a obra teve para eles.

De acordo com Ana Graziela, os resultados obtidos foram muito positivos. Os alunos demonstraram interesse tanto no decorrer do desenvolvimento do projeto quando durante sua conclusão, na atividade de exposição. Em sua opinião, esses alunos, hoje, estão muito abertos a práticas relacionadas à leitura, demonstrando que o projeto gerou frutos que ultrapassam o momento da sua aplicação.

Outro projeto criado por Ana Graziela para estimular a leitura, disponível no Portal do Professor, é na verdade uma proposta de trabalho para desenvolver em um semestre ou em um ano letivo – Noite dos Talentos: valorizando a produção em sala de aula.

Acesse todas as aulas de Ana Graziela disponíveis no Portal do Professor.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.