Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 39 - Professor X Leitura
18/05/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Programas da TV Escola discutem a importância da leitura


A partir do momento em que entramos na escola, a prática da leitura se faz presente em nosso cotidiano. Desde as placas de trânsito até os livros que lemos. Porém, a atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas sim a interpretar e compreender o que se lê. É nesse contexto que alguns programas do Salto para o Futuro, exibido pela TV Escola há 18 anos, discutem a importância da leitura na educação.

Os programas, feitos em formato de debate, sempre trazem especialistas e abordam assuntos como a cultura da oralidade e a sua importância para o desenvolvimento da escrita; a leitura de textos como atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos; os gêneros discursivos no cotidiano escolar; a produção de textos e o domínio das estratégias de organização da informação e da estruturação textual; a aula de língua portuguesa e o ensino da gramática.

Outro programa exibido pela TV Escola, na área de leitura, é Mestres da Literatura, uma série com 11 episódios. No ar desde 2001, mostra a vida e a obra de escritores brasileiros, como Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. No site Mestres da Literatura, os professores podem obter informações sobre os escritores, bem como dicas e sugestões para realizar atividades na sala de aula a partir dos episódios da série.

A TV Escola é um canal de televisão criado pelo Ministério da Educação, em 1996, para capacitar, aperfeiçoar e atualizar educadores da rede pública de ensino. Ela pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica), em todo o país, ou nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 27). A TV Escola também está disponível pela internet, no Portal do MEC.

(Assessoria de Comunicação da Seed/MEC)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.