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Edição 8 - Cidadania na Escola
03/11/2008
 
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Protagonismo juvenil ajuda jovens a crescer

Escola Moppe desenvolve projeto que auxilia alunos a construir identidade.

Escola Moppe desenvolve projeto que auxilia alunos a construir identidade.

Autor: Arquivo da escola


Adolescentes Multiplicadores é o nome do programa de protagonismo juvenil desenvolvido pela Escola Moderna Orientação Psicopedagógica (Moppe), de São José dos Campos, em São Paulo (SP), há cerca de três anos. A instituição, criada há 26 anos, atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O maior objetivo do programa é construir a autonomia moral e intelectual “de jovem pra jovem”.

“Conhecer-se e saber fazer as escolhas na vida, de forma consciente, é o que o jovem fala para outro jovem no Adolescentes Multiplicadores”, diz a coordenadora pedagógica da escola, Simone Estácio. Ela explica que o programa foi criado em parceria com duas mães de alunos, médicas, para atender estudantes do 5º ao 9º ano.

“O programa pretende, entre outros pontos, discutir conceitos e comportamentos relativos à saúde dos adolescentes, sensibilizar os estudantes para a percepção de suas vulnerabilidades e fatores de proteção e risco, além de capacitar os jovens para que se tornem agentes multiplicadores”, explica a coordenadora. Projeto de vida, sexualidade, métodos contraceptivos, prevenção à gravidez na adolescência e a doenças sexualmente transmissíveis e Aids são alguns dos temas discutidos.

Durante os encontros com os alunos, semanais, são realizadas atividades lúdicas, de acordo com a faixa etária. “Isso facilita a reflexão sobre os temas, além de respeitar o interesse e a expectativa de cada grupo”, destaca Simone. A escola tem parceria com a organização não governamental Grupo de Adolescentes Multiplicadores em Rede (ONG GAM), que realiza ações de prevenção nas escolas, atuando como protagonistas juvenis.

“Protagonismo juvenil significa a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito a sua vida privada, familiar e afetiva, mas sim a problemas relativos ao bem comum, seja na escola ou na sociedade”, explica a coordenadora da Pastoral do Colégio Dom Bosco, em Brasília, no Distrito Federal, Dircinha Gomes de Farias.

Segundo ela, o protagonismo juvenil faz parte da proposta pedagógica da Rede Salesiana de Escolas, integrada por instituições de ensino fundamental e médio, em todo o país. “De acordo com as crenças e valores dos salesianos, o jovem é protagonista de sua formação e de sua história,” adianta. Ela informa que o colégio estimula os jovens a discutirem temas importantes durante os chamados Encontros da Juventude Salesiana (Enjusa): “os encontros são realizados em uma chácara, em um ambiente agradável e descontraído”.

A instituição também tem um grupo de voluntariado, que se reúne uma vez por semana, com a participação de alunos do 9º ano e do ensino médio. “Uma das ocasiões em que os alunos da instituição desempenharam o papel de protagonistas, este ano, foi na Mostra Científico-Cultural, quando mostraram uma África diferente, sem preconceitos”, ressalta a coordenadora. Outra, foi durante a realização do XVII FestBosco, um festival de música, poesia, teatro e dança, onde os estudantes apresentam suas criações artísticas. Um tema diferente é escolhido a cada edição – neste ano, foi “Mil razões para viver”. (Fátima Schenini)

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