Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 99 - Física no Ensino Médio
04/04/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Linguagem simples ajuda a promover o aprendizado


Para incentivar seus alunos do ensino médio a aprender física, o professor Geraldo Marcello Horta busca conquistar a amizade e a confiança da turma e ensinar a matéria de forma clara e objetiva. “Quando é ensinada por meio de uma linguagem simples e com a utilização de exemplos do dia-a-dia, a física é mais bem aceita pelos estudantes”, destaca.

Há 15 anos no magistério, Geraldo Marcello leciona na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município mineiro de Dom Silvério, a 180 quilômetros de Belo Horizonte. Como a escola não tem laboratório de física e química, o professor costuma desenvolver experiências na própria sala de aula, além de usar vídeos bem elaborados.

Geraldo Marcello acredita que um bom professor de física precisa ter boa relação com os alunos, repassar os conhecimentos de maneira criativa e, principalmente, fazer tudo isso com amor e dedicação. Ele também defende a necessidade de atualização frequente dos professores. Nesse sentido, costuma participar dos cursos promovidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Há alguns anos, ele criou um blogue para divulgar o ensino da física de forma simples e descomplicada. Com a ferramenta, o professor procurou promover uma aproximação virtual entre alunos, ex-alunos e pessoas que se interessam pelo assunto em qualquer lugar do mundo.

Geraldo Marcello tem licenciatura plena em matemática e física, graduação em ciências contábeis e pós-graduação em administração financeira de empresas. Além de lecionar física, dá aulas de empreendedorismo e gestão no programa Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Educação mineira. O programa foi criado para reformular o ensino médio por meio da ordenação curricular e do uso de estratégias didático-pedagógicas inovadoras. (Fátima Schenini)

Saiba mais no blogue do professor Geraldo Marcello

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.