Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Compreensão e dedicação fazem a diferença na escola

Procuramos compreender nossos alunos em suas carências, angústias, sonhos e expectativas, diz a diretora

Procuramos compreender nossos alunos em suas carências, angústias, sonhos e expectativas, diz a diretora

Autor: Arquivo da escola


Uma escola no interior do Amazonas é exemplo de excelência na área de educação. Localizada no município de Itacoatiara, a cerca de 270 quilômetros de Manaus, a Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima se destaca mesmo em meio às adversidades enfrentadas por seus estudantes, originários, em sua maior parte, de bairros carentes da periferia e também da zona rural.

Segundo a diretora da instituição, Maria Elzineide do Espírito Santo Farias, a escola é uma das poucas no município que recebem alunos com deficiência auditiva e visual e com distorção idade/série, excluídos de outras escolas devido à reprovação ou à evasão escolar. Além disso, explica, muitos alunos precisam acordar às três horas da madrugada para que possam chegar a tempo na escola. “Nesse contexto, são inúmeras as carências que eles carregam consigo”, avalia. “Procuramos compreender nossos alunos em suas carências, angústias, sonhos e expectativas ou mesmo motivando-os a estabelecer metas para o futuro”, diz.

Com mais de 800 alunos matriculados, a escola desenvolve inúmeros projetos em diversas áreas, tais como o projeto Mexa-se, de ginástica laboral e aeróbica, o projeto Alfabetização sensorial dos alunos cegos, por meio do uso das plantas medicinais, e o projeto Escola Sustentável, para conscientizar os alunos na questão ambiental.

Graças aos recursos do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, a escola oferece reforço escolar nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, além de aulas de dança, judô e percussão no período do contraturno.

A escola também desenvolve atividades na área dos programas Projovem Urbano e Projovem Campo – Saberes da Terra, do MEC. Eles buscam oportunizar a jovens alfabetizados, de 18 a 29 anos, a escolarização em ensino fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma integrada à qualificação social e profissional.

A escola foi a vencedora no estado do Amazonas do Prêmio Gestão Escolar edição 2013, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), quando recebeu o diploma Escola Referência Nacional em Gestão. “Atribuo esta conquista à equipe escolar – professores, funcionários, alunos, pais e comunidade em geral – pela dedicação, competência e ousadia de uma equipe que pensa no resultado do grupo, na conquista em conjunto e que é, acima de tudo, comprometida com uma educação de qualidade”, ressalta a diretora.

Em sua visão, a escola senador João Bosco é guerreira, pois conta com a dedicação de todos os funcionários e demais parceiros para fazer a diferença na vida dos alunos.

De um total de 25 anos no magistério, Maria Elzineide atua há 13 como gestora da escola senador João Bosco. “É uma escola guerreira, pois todos os funcionários e demais parceiros se dedicam para fazer a diferença na vida dos alunos”, avalia.

Ela acredita que a educação é responsabilidade de todo, por essa razão adota a gestão compartilhada e colaborativa. “Todos os segmentos da escola têm vez e voz, podem expor suas opiniões, reivindicar ações e, sobretudo, participar ativamente de todo o processo educacional”, esclarece.

Em 2015, a diretora espera que cerca de nove projetos sejam aprovados pelo Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, a fim de incentivar a iniciação científica na escola. Outra meta é dar continuidade aos programas Projovem Urbano e Projovem Campo – Saberes da Terra.

“Nossa pretensão é aprimorar os projetos já vivenciados, aprofundando as ações a serem desenvolvidas, verificando os resultados alcançados, reforçando os pontos positivos e avaliando os negativos a fim de garantir o melhor aprendizado dos alunos”, garante Maria Elzineide. Com graduação em educação física e em biologia e especialização em tecnologia educacional e em gestão escolar, ela cursa, atualmente, mestrado em ciência da educação. (Fátima Schenini)

Conheça o Projovem Urbano

Conheça o Projovem Campo – Saberes da Terra

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.