Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Projetos implementados após avaliação rendem prêmio a escola

A EE Manoel de Matos quer oferecer um ensino de excelência

A EE Manoel de Matos quer oferecer um ensino de excelência

Autor: Arquivo da escola


O desejo de oferecer um ensino de excelência que valorize a criatividade e as iniciativas de inovação dos estudantes, para que possam, assim, obter sucesso e melhorar sua qualidade de vida, levou a Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, no interior de Alagoas, a fazer uma autoavaliação. A partir dos resultados obtidos, a escola fez um planejamento e decidiu implementar projetos cujas ações focassem as problemáticas detectadas.

Vários projetos foram desenvolvidos com a participação da comunidade. Um exemplo é o projeto Intercâmbio Escola–Universidade, em que estudantes universitários ministram oficinas e palestras para os alunos da escola; outro é o projeto Pré-vestibular Solidário, também com a participação de estudantes universitários.

O projeto Nordeste Feito à Mão, envolvendo professores e alunos, obteve resultados tão bons que levou à realização do projeto Lendo a Comunidade Quilombola Jussarinha, uma das três comunidades de remanescentes existentes no município.

“Estas e outras iniciativas fizeram com que a escola incorporasse um movimento extraordinário, colocando dezenas de jovens nas universidades públicas e privadas de Alagoas, principalmente nos anos 2012 e 2013”, relata a professora Quitéria Alves Calado de Melo, diretora da escola, que tem mais de 700 alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

Para Quitéria, foi toda essa movimentação que levou a escola Manuel de Matos a ser a vencedora de Alagoas na edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio do Ministério da Educação, entre outras instituições.

“A autoavaliação fortaleceu nosso trabalho com gestão democrática, vivificou o desejo de participar do Prêmio Gestão e nos fez um grupo gestor com possibilidade de acreditar numa educação transformadora, experiência única, talvez, na minha vida e na vida da minha comunidade”, ressalta a diretora.

De acordo com ela, esse prêmio tem despertado na escola um desejo muito forte de cumprir o seu papel social, cujo objetivo é desenvolver um trabalho que garanta qualidade de vida e promova uma formação cultural e científica que possibilite o contato dos alunos e demais segmentos da comunidade escolar com as diversidades e diferenças.

Quitéria explica que seus planos para 2015 incluem o fortalecimento da formação continuada para funcionários, professores, conselho escolar e formação de lideranças estudantis e o desenvolvimento do projeto Gestor/Professor: elos que fortalecem a aprendizagem dos alunos, inspirado em experiências inglesas. Outra meta é o desenvolvimento do projeto Connecting Classrooms – Identidade e Pertencimento: Diálogos entre Culturas, com o apoio do Consulado Britânico - British Council. Essa ação será realizada entre a escola Manuel de Matos e uma escola da Inglaterra.

Com graduação em letras e em pedagogia, Quitéria tem especialização em docência, em direitos humanos e em língua portuguesa e suas literaturas. Cursa, atualmente, especialização em escola de gestores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora municipal aposentada, integra a rede estadual de ensino desde 2001 e exerce a função de diretora desde 2010. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.