Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Diretor explica iniciativas que levaram à conquista de dois prêmios

Este ano, Rossato pretende identificar e preparar lideranças para o futuro da escola

Este ano, Rossato pretende identificar e preparar lideranças para o futuro da escola

Autor: Arquivo da escola


Diretor há oito anos da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, no município gaúcho de Santa Maria, Danclar Jesus Rossato viu a instituição de ensino obter o título de destaque estadual no Prêmio de Gestão Escolar em 2009 e em 2013. Criado em 1998, pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

“É algo marcante em todo o Brasil, pois não é tão comum a mesma escola receber por duas vezes e sob a mesma direção essa premiação tão importante”, destaca Rossato. Em sua visão, a adoção de medidas como gestão democrática e participativa, descentralização, trabalho em equipe e avaliação periódica da escola contribuíram para os bons resultados. Ele acrescenta à lista a implementação de projetos regionais, como radioescola, jornal, xadrez e jogos de integração, além dos programas federais Escola Aberta para a Cidadania e Mais Educação.

Outros pontos importantes, segundo o diretor, são a realização de parcerias com instituições locais, regionais e estaduais, o emprego eficiente do dinheiro público, a capacitação e a formação de professores e funcionários e o incentivo ao esporte, à cultura e ao uso de tecnologia. “A escola tem dois laboratórios de informática e sistema de internet wi-fi em todas as dependências”, ressalta.

De acordo com Rossato, todos os programas e projetos em execução na escola serão mantidos em 2015. “Também continuaremos trabalhando nossa proposta pedagógica dentro do mesmo complexo temático construído em 2014 — qual é o meu valor?, qual é o seu valor?, quais são os nossos valores?”, explica.

Lideranças — Este ano, Rossato pretende identificar e preparar lideranças para o futuro da escola. “A caminhada educacional não pode parar após nossa gestão”, salienta. “Precisamos dar continuidade e, para isso, é necessário capacitar novas lideranças.” O diretor quer ainda compartilhar com outras escolas as práticas bem-sucedidas de sua gestão.

Com graduação em letras (língua portuguesa), administração de empresas e filosofia, Rossato tem especialização em gestão escolar. A escola Augusto Ruschi atende a cerca de 1,4 mil alunos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. Funciona nos três turnos e fica aberta também nos fins de semana para a realização do programa Escola Aberta. (Fátima Schenini)

Saiba mais sobre o Prêmio Gestão Escolar

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.