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Edição 122 - Educação Financeira
24/02/2016
 
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Tecnologia é útil para controle de finanças de estudantes no TO

Os alunos pesquisaram sobre o uso da tecnologia na redução de gastos

Os alunos pesquisaram sobre o uso da tecnologia na redução de gastos

Autor: Arquivo pessoal


O professor de matemática Diego Monteiro Queiroz tinha pouco tempo para desenvolver dois projetos com duas turmas de primeiro ano do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, capital do Tocantins. Um deles era a feira de ciências, que em 2015 tinha por tema os benefícios da tecnologia. O outro deveria despertar a consciência dos jovens sobre a importância da educação financeira. Ele não teve dúvidas e propôs aos seus alunos o desafio de pesquisar como a tecnologia pode ser usada a favor da redução dos gastos. Nasceu, assim, o projeto intitulado O uso da tecnologia no controle das finanças.

A sugestão do professor era de que os alunos procurassem aplicativos para celular e tablets ou programas de computadores que pudessem ajudá-los, e também suas famílias, a controlar os gastos domésticos. Eles descobriram um aplicativo para o celular que monitora os débitos em conta corrente. A cada gasto, o usuário recebe o valor atualizado do saldo na conta corrente. “Eu mesmo não conhecia e baixei o aplicativo no meu celular”, afirma o professor.

Como a maioria dos alunos não tem conta corrente, a novidade foi repassada para a família e pessoas da comunidade que visitaram a escola durante a feira de ciências. Além dos recursos da tecnologia a favor das finanças, os alunos elaboraram uma cartilha com dicas de como economizar dinheiro no dia a dia. “Desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada quando estiverem desligados. Ações como essa ajudam a reduzir a conta de energia e a sobrar dinheiro, por exemplo, para o lazer”, sugere o professor. Outra dica é evitar ter dinheiro trocado no bolso. “Parece bobagem, mas a gente costuma não anotar os pequenos gastos e, quando somados, fazem a diferença”, explica.

Planilhas – No município de Arraias, a 472 quilômetros de Palmas, outro exemplo de projeto de educação financeira em sala de aula. O desafio foi colocado a três turmas do segundo ano do Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro. Qual a importância do planejamento financeiro das famílias? Com base em entrevistas com os próprios pais, os alunos tiveram como tarefa organizar as despesas e receitas e elaborar o orçamento familiar. A atividade fez parte do Projeto de Educação Financeira nas Escolas de Tocantins, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) e apoio do Ministério da Educação.

Com o uso de calculadora, os alunos tinham que construir uma planilha, detectando as áreas de mais gastos e refletindo sobre o consumo da família. Para ajudá-los nesse processo, o professor Jaimilson Alves apresentou-lhes um esquema em quatro etapas: registro, consolidação, análise e previsão. Na fase de registro, os alunos precisam recolher faturas, contracheques, boletos, extratos bancários, toda a documentação referente às receitas e despesas da família. Na fase de consolidação, os dados eram organizados em categorias na planilha para, na fase de análise, perceber onde se gasta mais e onde será possível corte. Por fim, na previsão, o aluno é desafiado a planejar o futuro financeiro, definindo metas e prioridades.

“O dinheiro precisa ter planejamento”, diz o professor Jaimilson. Ele explica que depois da planilha preenchida, os alunos puderam perceber que não se pode gastar mais do que se ganha. "Os percentuais de gasto devem ser proporcionais à importância que cada área tem e a sobra de 29% garante que as finanças fiquem em dia”, afirma. Para finalizar as atividades do projeto foi exibido um vídeo sobre orçamento familiar, em que os alunos discutiram sobre o assunto apresentado suas experiências com o planejamento das finanças da família. Segundo o professor Jaimilson, a execução dessas atividades trouxe um grande aprendizado para os alunos e para ele próprio. “Fazer um planejamento sistemático de nossas finanças é uma medida necessária para a saúde financeira de todos. Planejando com atenção, o pouco pode virar muito”, diz.

No total, 76 escolas de ensino médio de 13 municípios de Tocantins participaram, entre 2010 e 2015, do projeto-piloto do Programa Educação Financeira nas Escolas. De acordo com Alessandra Camargo, coordenadora estadual do programa na Secretaria de Educação de Tocantins, a experiência de trabalhar a temática em sala de aula foi positivo. Segundo ela, mais de 80% das situações temáticas contidas no material didático distribuído, gratuitamente, a alunos e professores envolvidos no projeto foram trabalhados, de forma transversal, pelos professores do ensino médio de Tocantins. (Rovênia Amorim)

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