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Edição 31 - Prêmio Professores do Brasil - 2009
15/12/2009
 
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Ações pedagógicas bem sucedidas dão prêmios a professores

Prêmio Professores do Brasil foi entregue a 35 professores da educação básica

Prêmio Professores do Brasil foi entregue a 35 professores da educação básica

Autor: Fabiana Gomes


De acordo com o filósofo e professor norte-americano John Dewey, o professor que desperta entusiasmo em seus alunos obtém algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter. Para Dewey (1859-1952), um dos representantes da chamada pedagogia ativa, o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível ocorrer em um ambiente democrático, que não ofereça barreiras ao intercâmbio de pensamento.

O Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC e instituições parceiras, foi criado com o objetivo de reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que tenham contribuído para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Em sua quarta edição, foram premiados 35 projetos de um total de 1.027 inscritos por professores da educação básica de escolas públicas, que desenvolveram ações pedagógicas bem sucedidas: sete projetos da educação infantil, oito dos anos iniciais do ensino fundamental, dez dos anos finais e dez do ensino médio.

Cada professor premiado recebeu R$ 5 mil, certificado e troféu. As escolas nas quais as experiências foram ou são desenvolvidas ganharam equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério de cada uma, no valor de até R$ 2 mil.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 3 de dezembro, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Na ocasião, o ministro Fernando Haddad destacou que, além do contato direto com quem transforma a escola pública, aquele era um momento de valorização do trabalho. "O Prêmio é uma forma de reconhecimento de quem trabalha com afinco, de quem se dedica às crianças e aos jovens”.

Segundo o coordenador geral de Tecnologia da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Raymundo Machado Ferreira Filho, a cada nova edição, o prêmio apresenta à sociedade brasileira experiências inovadoras na área da educação básica com impacto direto em salas de aula. “É o ensino público mostrando sua capacidade de interação e qualidade”, salienta.

O coordenador adianta que a SEB pretende socializar todos os trabalhos por meio de publicações, cursos e eventos de formação continuada, bem como na imprensa. O objetivo é disseminar, nacionalmente, práticas pedagógicas bem sucedidas e que possam servir de parâmetro de novas ações, nos mais variados contextos regionais brasileiros.

Como participar – Para participar, os professores devem inscrever experiências já realizadas ou que estejam em andamento, com resultados parciais comprovados durante os anos letivos anteriores ao processo de inscrição. Cada candidato pode concorrer com somente uma experiência, em uma das categorias. Caso a experiência tenha dois autores, o autor principal deverá ser indicado no formulário de inscrição. Para saber mais, acesse aqui.

(Ionice Lorenzoni/Fátima Schenini)

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