Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 31 - Prêmio Professores do Brasil - 2009
15/12/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Fantasia é importante auxiliar no aprendizado infantil

Professoras apresentaram peça sobre O Mágico de Oz

Professoras apresentaram peça sobre O Mágico de Oz

Autor: Arquivo


A inesquecível história da menina Dorothy, que vai parar na fantástica Oz após a passagem de um tornado, foi o tema escolhido pela professora Patrícia Machado de Freitas, de Florianópolis (SC), para o desenvolvimento de um projeto com alunos da educação infantil. O Mágico de Oz – Descobrindo as surpresas da estrada de tijolos amarelos, colocou Patrícia entre os vencedores da quarta edição do Prêmio Professores do Brasil.

Depois de assistir ao filme de 1939, com a atriz Judy Garland no papel de Dorothy, Patrícia teve a ideia de aproveitar o tema com seus 25 alunos de 5 e 6 anos de idade, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos. Providenciou, então, para que os estudantes assistissem ao filme, que foi dividido em três etapas. As crianças também ouviram a história do livro escrito em 1900, por L. Frank Baum e assistiram a um desenho animado em DVD, relativo à mesma história.

A construção da identidade individual e coletiva, por meio da escrita do nome, a exploração das características físicas das crianças e adultos, as diferentes moradias e tipos de construções existentes, os fenômenos da natureza como ciclones, furacões e tornados e suas conseqüências para a população foram alguns dos conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento do projeto. Além disso, houve um resgate de sentimentos e valores – amor, amizade, coragem e sabedoria, relacionados aos amigos da Dorothy – o espantalho (cérebro), leão (coragem), e o homem de lata (coração).

O projeto foi realizado durante todo o ano letivo de 2009. Algumas atividades, como a eleição para a escolha do nome do espantalho envolveram os 120 estudantes de toda a escola. Patrícia contou com a colaboração de suas duas auxiliares de sala: Sílvia Montiel e Geórgia Flores. “As contribuições dessas duas parceiras vieram somar, multiplicar nossas ações no sentido de fazer uma prática pedagógica transformadora”, analisa.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.