Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 31 - Prêmio Professores do Brasil - 2009
15/12/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Projetos integram alunos, família e comunidade

Cafeteria Sabor Literário faz sucesso em Parnamirim (RN)

Cafeteria Sabor Literário faz sucesso em Parnamirim (RN)

Autor: Arquivo da escola


Nos Estados Unidos, na Europa e até em algumas capitais brasileiras é comum encontrar ambientes onde o público pode assistir uma peça, recitais de poesia e apresentações de dança enquanto lancha ou toma um café. Pensando nisso, a professora Claudia Maria Gomes de Araújo decidiu criar um espaço diferente na Escola Presidente Roosevelt, em Parnamirim (RN), onde 1.400 alunos do ensino médio saem da sala de aula para oferecer cultura a pais, colegas e comunidade. O projeto Cafeteria Sabor Literário lhe rendeu, além do esforço dos alunos, uma recompensa na quarta edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação.

A inspiração da professora veio após uma viagem com o marido à Campina Grande (PB). Lá, conheceu o Café com Poesia, um espaço onde os clientes podem ler e acompanhar apresentações culturais. “Havia um salão pouco utilizado no colégio. Resolvi lançar um desafio a mim e aos meus alunos que era transformar o local em uma cafeteria durante uma semana inteira”, lembra.

A proposta da professora era decorar o espaço, organizar apresentações de dança, teatro, canto e recitais para os convidados. Além disso, os estudantes deveriam produzir o cardápio, receitas, convites, lembranças e revezar no trabalho de garçom. “É mais que um momento cultural. Os pais e a comunidade participam em um momento de confraternização”, afirma.

Os resultados, segundo a professora, impressionam. “Os alunos aprenderam que a leitura e a educação como um todo podem abrir caminhos. Eles não têm mais dificuldade com a leitura, despertam a criatividade, levam isso para outras disciplinas e ainda conquistam mais alunos para o projeto”, garante. Claudia diz que o colégio conta com mais de dois mil alunos nos três turnos. Neste ano, participaram apenas os estudantes da manhã e da tarde. “Mas para o ano que vem, os da noite pediram para serem incluídos”.

Em 25 anos de serviço, ela afirma estar realizada. “Com todo esse tempo de trabalho, eu já poderia estar acomodada. Mas minha realização é a sala de aula, fazer com que meus alunos reconheçam minha importância como educadora e a importância da educação”, diz.

Já no interior do Paraná, a professora Bernardete Terezinha Costa decidiu promover a inclusão digital na escola de ensino médio Casa Familiar Rural de Pato Branco. O trabalho As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Campo também a levou a ganhar um prêmio e ajudou 60 alunos do colégio, filhos de produtores rurais, a aprender a usar a tecnologia na educação e no campo.

Professora da área de humanas, decidiu colocar em prática os conteúdos trabalhados em sala com auxílio de computadores e televisão. “Escolhemos um tema – no caso, a horticultura – e o trabalhamos em 11 etapas, que envolvem desde a teoria até a prática em casa”, explica. Os estudantes discutem o tema, estudam a teoria, utilizam laboratórios de informática para pesquisa e avaliação de resultados, assistem vídeos com orientações e casos de sucesso, visitam plantações, fazem redações sobre o assunto, cálculos, colocam tudo o que aprenderam na prática e criam uma horta.

“Para o aluno do campo, ter acesso a essas tecnologias é mais difícil. Mas esse aprendizado os leva a mais que bons resultados na plantação. Eles praticam o respeito mútuo, o trabalho compartilhado, se aproximam inclusive de suas famílias que, como produtoras, vão querer aprender mais sobre o tema com os próprios filhos”, diz. Bernardete avalia que ficou mais fácil ensinar com o uso das TIC’s. De acordo com ela. os estudantes, de 13 a 18 anos, podem se tornar mais participativos na vida e no trabalho das famílias e na economia da região. A professora avalia o prêmio como um reconhecimento pelo seu esforço, mas acredita que o maior ganho é o aprendizado por parte de seus alunos.

(Rafania Almeida)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.