Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 5 - Gestão Escolar
19/09/2008
 
ou
NOTÍCIAS
 

Prêmios revelam gestões inovadoras

Reunião escolar

Reunião escolar

Autor: Arquivo da escola


Redução da violência e do uso de drogas. Este é o mérito da Escola Serafim Salgado, localizada na cidade de Rio Branco (AC). Com a implementação de projetos culturais, a escola fez com que os alunos e os funcionários trocassem as droga e a violência por cursos e leitura. A receita, segundo a diretora Lúcia de Oliveira de Melo, foi apostar na gestão participativa, desenvolvendo atividades que integrassem não só alunos e professores, como toda a comunidade local.

 

Implementadas desde 2004, as ações transformaram a escola, que venceu o Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2008. Projetos como o Pára Leitura, realizado a cada segunda quinzena do mês, abriram as portas da escola para a leitura. “Colocamos mais 100 livros e cartilhas feitas pelos próprios alunos à disposição da comunidade. Quem não sabe ler é auxiliado pelos alunos e amigos da escola”, conta a diretora. O projeto inclui ainda a apresentação de poesias e leitura em voz alta.

 

Outro projeto importante para reduzir os casos de violência e o uso de drogas foi a criação de palestras ministradas nas dependências da escola. Aos finais de semana, também são oferecidos cursos profissionalizantes para a comunidade. Há ainda cursos de artesanato com papéis reciclados, bijuterias de garrafas pet e a horta, que é cultivada por jovens que cumprem penas alternativas.

 

Para a diretora, a troca é benéfica para ambos os lados, já que a escola ajuda a comunidade a crescer e, em troca, a comunidade colabora para o crescimento da escola com pintura de paredes, decorações para salas de aula e fundos para os projetos. “Antes a comunidade era descrente com a escola, tinha muita briga e utilizavam drogas dentro da sala de aula. Hoje eles já enxergam uma esperança de melhorar de vida dentro da instituição”, afirma Lúcia de Oliveira.

 

Premiação – Depois de vencer a etapa estadual, a Serafim Salgado está agora entre as finalistas da edição nacional do prêmio, que será realizada em novembro. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Secretários de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.

 

A primeira escola de cada Estado ou do Distrito Federal que seja selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil ou exterior. Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10.000,00, e também o diploma Destaque Brasil.

 

Além do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, há ainda outras premiações ocorrendo por todo país. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos, o Prêmio Inovação está na sua segunda edição e concederá 100 mil reais aos dez municípios com experimentos que alcançaram resultados significativos para a qualidade da educação a partir de mudanças na gestão de suas redes de ensino. A verba deverá ser investida no desenvolvimento, ampliação e avaliação das experiências premiadas.

 

Concedido a cada dois anos, o prêmio tem como objetivo incentivar os municípios a tornarem públicas suas experiências inovadoras em Gestão Educacional que contribuam para o alcance das metas do PNE (Plano Nacional de Educação) e do Compromisso Todos pela Educação.

 

Além dos experimentos premiados, todas as iniciativas aprovadas já pertencem ao Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, para serem divulgadas a fim de contribuir com os dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de seus sistemas e elevar a qualidade da Educação Básica. O Banco já conta com 187 experiências cadastradas que podem ser acessadas pela página do Laboratório. (Renata Chamarelli)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.