20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação.
Vivenciar compassos ímpares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”.
Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos.
Criar sequências rítmicas para execução com sons corporais.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal”.
Grupo Barbatuques
http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg
Slammin All-body Band
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg
Apresentamos, nessa atividade, os “blocos rítmicos” (rhythm blocks) criados por Keith Terry, os quais servirão de base para os exercícios propostos (ver mais detalhes no vídeo abaixo e nos links disponibilizados em Recursos Complementares). Usaremos os blocos rítmicos de 3, 5, 7 e 9 pulsações.
Blocos rítmicos - Rhythm blocks:
http://www.youtube.com/watch?v=FOaJTH1jOto
Bloco rítmico de 3:
Considerando a figura da semínima como pulso, fazer os seguintes sons corporais:
Primeira semínima – palma;
Segunda semínima – mão direita no peito;
Terceira semínima – mão esquerda no peito.
Bloco rítmico de 5:
Fazer os seguintes sons corporais, para cada pulso:
Primeira semínima – palma;
Segunda semínima – mão direita no peito;
Terceira semínima – mão esquerda no peito;
Quarta semínima – mão direita na coxa direita;
Quinta semínima – mão esquerda na coxa esquerda.
Bloco rítmico de 7:
Fazer os seguintes sons corporais, para cada pulso:
Primeira semínima – palma;
Segunda semínima – mão direita no peito;
Terceira semínima – mão esquerda no peito;
Quarta semínima – mão direita na coxa direita;
Quinta semínima – mão esquerda na coxa esquerda;
Sexta semínima – mão direita na nádega direita;
Sétima semínima – mão esquerda na nádega esquerda.
Observação:
Dependendo do perfil da turma, opte por outra nomenclatura ao introduzir os movimentos corporais que percutem as nádegas, ou apenas faça a demonstração para que a turma reproduza.
Bloco rítmico de 9:
Fazer os seguintes sons corporais, para cada pulso:
Primeira semínima – palma;
Segunda semínima – mão direita no peito;
Terceira semínima – mão esquerda no peito;
Quarta semínima – mão direita na coxa direita;
Quinta semínima – mão esquerda na coxa esquerda;
Sexta semínima – mão direita na nádega direita;
Sétima semínima – mão esquerda na nádega esquerda;
Oitava semínima – pé direito batendo no chão;
Nona semínima – pé esquerdo batendo no chão.
Sugerimos os seguintes passos:
1) Trabalhe os blocos separadamente, para que os alunos internalizem a movimentação. Proponha a execução dos blocos de 3, 5, 7 e 9, em um andamento mais lento, para que o aprendizado aconteça.
Sugira, então, que cada bloco seja executado por 4 compassos (se você preferir, utilize o termo “4 vezes” para facilitar a compreensão por parte dos alunos).
2) Trabalhe os blocos em sequência, sem interrupções. Desta forma, proponha:
a) Sequência 3,5,7,9, estabelecendo 4 compassos para cada bloco.
b) Sequência 9,7,5,3, estabelecendo 4 compassos para cada bloco.
Você pode ainda variar, estabelecendo 3 ou 2 compassos para cada bloco. Ou ainda: determinar que a sequência crescente (3,5,7,9) seja realizada com 4 compassos para cada bloco, e a sequência decrescente (9,7,5,3) seja realizada com 2 compassos para cada bloco. O importante é variar as regras de execução para que o desafio seja mais interessante.
Divida a turma em dois grupos: um realizará o bloco de 3 e o outro, o bloco de 5, simultaneamente. O resultado será polirrítmico. Faça a troca posteriormente.
Sugerimos, além desta, as possíveis combinações de blocos rítmicos:
a) 5 e 7
b) 7 e 9
Observação:
Faça sempre a troca entre os grupos.
Em um segundo momento, proponha que cada grupo faça duas sequências de blocos:
a) 3,5 e 5,3
b) 5,7 e 7,5
c) 7,9 e 9,7
Observação:
É importante que a marcação da pulsação seja muito precisa.
Como desafio final, proponha a divisão da turma em três grupos, ou seja, três “vozes” diferentes e simultâneas, se pensarmos em uma peça coral de percussão corporal:
Grupo 1 – Bloco rítmico de 3;
Grupo 2 – Bloco rítmico de 5;
Grupo 3 – Bloco rítmico de 7.
Observação:
Faça a troca entre os grupos.
Dicas
1) Proponha andamentos diferentes entre as execuções.
2) Peça para a turma gritar “ah!” sempre que bater palma.
3) Após algumas execuções, determine alturas para o “ah” de cada grupo. Você pode pensar em um acorde perfeito maior (1º, 3º e 5º graus) ou, caso a turma ainda não tenha esse nível de discriminação auditiva, sugira alturas mais contrastantes, como a tônica, a quinta e a tônica uma oitava acima (por exemplo, dó 3, sol 3 e dó 4).
Divida a turma em grupos e determine que cada um deverá escolher uma sequência numérica para realizar com os blocos rítmicos. Se possível, coloque os grupos em lugares distantes, a fim de que não vejam o processo de construção dos demais. Cada grupo deverá escolher uma sequência de quatro números, com base nos blocos aprendidos: 3, 5, 7 e 9.
Ao final, cada grupo deverá apresentar sua sequência aos demais, e estes deverão anotar em uma folha de papel os números correspondentes, numa espécie de ditado.
Quando todos os grupos apresentarem, as respostas deverão ser conferidas e todos, então, executarão as sequências criadas.
Recursos da aula
Os alunos devem portar folhas de papel e lápis.
MÚSICA - escrita e leitura musical: compasso (aula 2):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7685
International Body Music Festival (vários estilos):
http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades:
http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) executaram os blocos rítmicos separadamente e em sequência, propostos na Atividade 1;
2) executaram os blocos rítmicos em coro, conforme a Atividade 2;
3) criaram as sequências de ritmos e reconheceram as sequências alheias na Atividade 3.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2013
Cinco estrelasMuito Legal, parabéns! Já havia tido contato com o jogo, porém, me abriu a mente para outras possibilidades e combinações.