20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Praticar ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação.
Vivenciar compassos pares através dos exercícios chamados “blocos rítmicos”.
Vivenciar polirritmia através da sobreposição de exercícios rítmicos.
Conjugar os blocos rítmicos propostos com canções já existentes.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que sejam realizadas com séries mais adiantadas.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal”.
Grupo Barbatuques
http://bravonline.abril.com.br/imagem/139_bi_barbatuques_g.jpg
Slammin All-body Band
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1289572323_slamminpormikemelnyk.jpg
Na aula anterior, apresentamos os “blocos rítmicos” (rhythm blocks) criados por Keith Terry (ver o vídeo abaixo e os links disponibilizados em Recursos Complementares). Os exercícios foram propostos com base nos blocos rítmicos ímpares, ou seja, que privilegiavam os compassos ímpares (3,5,7 e 9).
Blocos rítmicos - Rhythm blocks
http://www.youtube.com/watch?v=FOaJTH1jOto
Nesta atividade, propomos a execução dos blocos rítmicos pares, correspondentes aos compassos de 2, 4, 6 e 8. É importante ressaltar que a ordem de realização dos blocos aqui proposta é indicada por Keith Terry – primeiro realizam-se os ímpares, por serem mais simétricos corporalmente, para posterior realização dos pares.
Sugerimos os seguintes passos:
1) Faça uma revisão dos blocos rítmicos ímpares, propondo sua realização separadamente e em sequência (3,7,5,9 e 9,7,5,3).
2) Para cada bloco ímpar, apresente o par correspondente, cujo movimento irá sempre suprimir um dos gestos. Assim, inicie:
a) Realize por 4 vezes o bloco de 3 e por 4 vezes o bloco de 2, ressaltando que uma palma foi suprimida. A turma deverá realizá-lo em seguida.
Bloco rítmico de 2:
b) Realize por 4 vezes o bloco de 5 e por 4 vezes o bloco de 4, ressaltando que uma das mãos na coxa foi suprimida. A turma deverá realizá-lo em seguida.
Bloco rítmico de 4:
c) Realize por 4 vezes o bloco de 7 e por 4 vezes o bloco de 6, ressaltando que uma das mãos na nádega foi suprimida. A turma deverá realizá-lo em seguida.
Bloco rítmico de 6:
d) Realize por 4 vezes o bloco de 9 e por 4 vezes o bloco de 8, ressaltando que um dos pés batendo no chão foi suprimido. A turma deverá realizá-lo em seguida.
Bloco rítmico de 8:
Após a internalização dos modelos, proponha a realização dos blocos rítmicos pares separadamente (4 vezes cada bloco) e em sequência (2,4,6,8 e 8,6,4,2). Para tornar a dinâmica interessante, sugira variação de andamento entre as execuções.
Keith Terry e Fernando Barba - http://acessototalrevista.org/wp-content/uploads/Keith-Terry-e-Fernando-Barba.jpg
Propomos duas etapas para esta atividade: a realização dos blocos rítmicos pares em coro e a realização dos blocos rítmicos pares e ímpares em coro. Para a realização da segunda etapa, os alunos devem praticar, com certa frequência, o exercício coral com os blocos ímpares e pares, separadamente.
Sugerimos os seguintes passos:
1) Divida a turma em dois grupos. Um ficará responsável pelo bloco rítmico de 2 e o outro pelo bloco rítmico de 4, realizados simultaneamente. Prossiga com as combinações abaixo:
a) 4 e 6
b) 6 e 8
c) 2 e 6
d) 4 e 8
e) 2 e 8
2) Divida a turma em três grupos, que ficarão responsáveis pelas sequências abaixo:
a) 2, 4 e 6
b) 2, 4 e 8
c) 4, 6 e 8
Observação:
É importante que os grupos revezem entre si.
3) Divida a turma em quatro grupos, que realizarão os quatro blocos simultaneamente.
4) Divida a turma em dois grupos, os quais realizarão as sequências abaixo, simultaneamente:
a) 2,4 e 4,2 (um grupo realiza a primeira sequência enquanto o outro realiza a segunda)
b) 4,6 e 6,4
c) 6,8 e 8,6
d) 2,6 e 6,2
e) 2,8 e 8,2
f) 4,8 e 8,4
5) Divida a turma em três grupos, que ficarão responsáveis pelas sequências abaixo:
a) 2,4,6; 4,2,6; 6,2,4
b) 2,4,8; 4,8,2; 8,2,4
c) 4,6,8; 6,4,8; 8,6,4
Observação:
Estas não são as únicas possibilidades de combinação existentes entre os blocos propostos. O importante é que você proponha combinações de três blocos para serem realizados simultaneamente e, assim, garantir um resultado polirrítmico.
Para a introdução dos blocos ímpares, siga as mesmas etapas propostas acima. No entanto, não sugerimos a obrigatoriedade de realização de todas as etapas. Caso a turma esteja segura, você pode propor a execução dos exercícios mais adiantados, a duas ou a três vozes. O importante é realizar combinações que misturem os blocos ímpares e pares, como:
a) 2 e 3
b) 3 e 4
c) 4 e 5
d) 3 e 6
Step dance - http://www.news.wisc.edu/11651
Divida a turma em três grupos e peça que cada um escolha entre os blocos rítmicos de 2, 3 e 4.
Cada grupo deverá escolher uma música para encaixar e outra para não encaixar com o bloco rítmico escolhido. Por exemplo: o grupo que escolher executar o bloco rítmico de 3, deverá escolher duas músicas para execução – “O cravo brigou com a rosa”, que seria a música de “encaixe”, e qualquer outra música em compasso binário ou quaternário, que seria a música de “não encaixe”.
Vale ressaltar que os grupos que escolherão os blocos de 2 e 4 dificilmente farão a distinção entre músicas binárias e quaternárias. Nossa intenção é contrapor estes compassos com o compasso ternário.
Durante o processo de “ensaio” dos grupos, você deverá orientá-los quanto à escolha das músicas e quanto à execução, auxiliando-os na conjugação do canto com a percussão corporal. Tenha em mãos algum instrumento de percussão para marcar a pulsação.
Após um tempo de prática, cada grupo deverá apresentar suas escolhas para a turma – os integrantes deverão fazer a percussão corporal e cantar. Os demais deverão apontar qual a música de “encaixe” e a música de “não encaixe”.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de instrumentos de percussão como pandeiro, atabaque, surdo, entre outros.
Ostinato na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
International Body Music Festival (vários estilos):
http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades:
http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) executaram os pares de blocos rítmicos propostos na Atividade 1, para internalização do novos modelos;
2) executaram os blocos rítmicos pares separadamente e em sequência, na Atividade 1;
3) executaram os blocos rítmicos pares em coro, na Atividade 2;
4) executaram os blocos rítmicos pares e ímpares em coro, na Atividade 2;
5) associaram os blocos rítmicos aos compassos das músicas cantadas, conjugando canto e percussão corporal; na Atividade 3;
6) identificaram as “músicas de encaixe” e as “músicas de não encaixe”, evidenciando compreensão de compasso, na Atividade 3.
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