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O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas na América: uma proposta de pesquisa sobre suas representações midiáticas

 

21/05/2012

Autor e Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver  pesquisa sobre as representações midiáticas relativas  ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e à formação dos Estados Unidos da América, no século XVIII;
  • Refletir sobre as diferentes representações midiáticas da participação dos negros na guerra de Independência das Treze Colônias Inglesas, dos interesses da burguesia colonial neste movimento e dos grupos sociais beneficiados no processo;
  • Investigar as questões sociais, políticas e culturais do contexto em que cada  produção midiática  foi produzida e como estas  interferiram na representação histórica por elas veiculada; 
  • Refletir sobre a noção  de verdades históricas; 
  • Analisar duas representações cinematográficas sobre o processo de independência das Treze Colônias Inglesas: O Patriota (Roland Emmerich, 2000) e A Revolução (Hugh Hudson, 1984);
  • Levantar em sites da Internet  diferentes produções (documentários, curtas metragens, "power point" ou "moviemakers" postados por estudantes e/ou professores)  sobre o processo de Independência das Treze Colônias Inglesas, e comparar as representações históricas por elas construídas; 
  • Perceber a contribuição  de outras áreas de conhecimento como Português (análise do discurso), Artes (leitura e contextualização de produções artísticas), Geografia (cartografia), Matemática (elaboração de gráficos de audiência), Língua Estrangeira (tradução de filmes e sites) para a reflexão histórica. 
Duração das atividades
No mínimo, 10 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que os alunos consigam desenvolver esta pesquisa com mais profundidade reflexiva, é importante que eles já dominem  conceitos e processos históricos, que podem ser abordados através de aulas do Portal publicadas nos links  citados abaixo: 

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade = Organização do projeto de pesquisa sobre representações midiáticas relacionadas ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas:  delimitação do tema e levantamento da situação-problema (problemática da pesquisa), definição da justificativa da pesquisa,  das questões que encaminharão a investigação da situação-problema,  das fontes de pesquisa  e sua metodologia: 

Sugere-se que, a partir dos conhecimentos discentes sobre  o processo de colonização e emancipação das 13 Colônias Inglesas, o professor  instigue seus  alunos a refletirem sobre as representações midiáticas existentes sobre este processo histórico, ajudando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletir sobre esta temática. 

Para fazer isto, o professor pode lançar as  seguintes questões motivadoras da pesquisa: 

  1. Será que existem  filmes, imagens, documentários, histórias em quadrinhos, postagens no YouTube sobre o processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e a formação dos EUA? 
  2. Será que estas produções  midiáticas sobre este processo histórico representam-no da mesma forma, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e práticas sociais?  Por quê? 
  3. Se houver várias representações sobre este processo, como conhecer o que realmente aconteceu? Há como definir qual é mais verdadeira e completa que outra? 

 

Depois deste debate inicial, sugere-se que o professor explique para os alunos que a melhor forma de responder estas questões com profundidade é elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa que se constituiu basicamente de: tema, problemática (situação-problema), justificativa, questões/objetivos, fontes, metodologia. 

 

tema da pesquisa

Para definição do tema:

Auxiliar os alunos a reconhecerem qual o assunto que será pesquisado.

 

No caso desta aula será: O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e a Formação dos Estados Unidos da América. 


Observação: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois este tema geral deverá nortear a pesquisa de todos eles. 
 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012. 

 

Com a definição do tema, é importante que se explique aos alunos que  para desenvolvermos uma pesquisa, não basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque é importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situação-problema), o que desejamos alcançar com a pesquisa (objetivos/questões) e como vamos conseguir realizá-la (metodologia e fontes).

problematização

 Para delimitação da situação-problema:

A partir do debate sugerido no início da aula, ajudar os alunos a definirem qual  o questionamento/ interesse central que motivou a  pesquisa sobre o tema.

Nesta aula será: As representações midiáticas produzidas sobre o processo de independência das Treze Colônias Inglesas e formação dos EUA abordam da mesma maneira este processo histórico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e práticas sociais?    

 

Observação: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  todos eles  deverão pesquisar a mesma situação-problema. 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012. 

 

justificativa

 Para construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos:

Refletir com os alunos sobre por que é importante conhecer  diferentes representações midiáticas sobre um mesmo processo histórico, além de estudar o processo histórico em si. Esta reflexão pode se basear na ideia de que  além de conhecermos os fatos que levaram ao fim da colonização inglesa na América do Norte, é importante conhecermos como este processo histórico é interpretado na atualidade, na  defesa e legitimação de  quais interesses e projetos sociais. Desta maneira, ao invés de consumirmos as produções midiáticas como verdades absolutas ou como meros objetos de lazer,   poderemos nos apropriar criticamente de suas  representações, posicionando-nos em relação aos projetos e práticas sociais que elas veiculam, que permeiam as ações e relações dos cidadãos de diferentes partes do mundo, e  que nos ajudam a pensar no nosso agir cotidiano. 

Observação: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  deve existir um consenso entre eles sobre os motivos e objetivos que justificam a pesquisa. 

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Acesso em 15 de março de 2012. 

 

questões

 Para definição das questões da pesquisa:

Auxiliar os alunos a definirem  questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema. Na pesquisa  aqui proposta, estas questões podem ser: 

Há filmes, jogos de videogames, histórias em quadrinhos, documentários, vídeos no YouTube e outras produções midiáticas que consumimos em nosso cotidiano que representam a independência das Treze Colônias Inglesas e a formação dos EUA?;

 Como estas produções midiáticas representam a participação dos negros escravos ou libertos na guerra da Independência, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?;

Quais as questões sociais, políticas e culturais do contexto em que cada representação foi produzida interferiram na sua  criação?;

Estas representações, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e práticas sociais presentes em nosso dia a dia?;

Mediante a presença de várias representações sobre um mesmo processo histórico, como devemos nos posicionar em relação a verdade na História? 

Observação: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  deve existir um consenso entre eles sobre as questões a serem analisadas nas várias fontes de pesquisa coletadas durante a pesquisa. 

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Acesso em 15 de março de 2012. 

 

fontes

Para escolha e coleta das fontes de pesquisa:

Ajudar  os alunos a delimitarem quais fontes eles pesquisarão para responder à situação-problema e às questões da pesquisa, discutindo com eles que, na impossibilidade de conhecer todas as produções midiáticas sobre o tema da pesquisa, é preciso fazer um levantamento prévio do que existe e descobrir as que estão  mais acessíveis para serem analisadas. Decidir com eles onde este levantamento prévio das fontes de pesquisa mais acessíveis pode ser feito:

Videolocadoras

Sites de busca da Internet

 YouTube 

Indicações apresentadas em livros didáticos de História

Indicação de  familiares, professores e outros colegas. 

Observação: Para que os alunos tenham a experiência da pesquisa por completo não é interessante que o professor indique a priori quais filmes, sites, livros pesquisar. Os alunos é que devem buscar este material. Para isto, o professor deve apenas mediar o levantamento, orientando os seguintes passos: 

1) Organização de grupos de até 5 alunos para buscar as fontes. Cada grupo fica responsável por  um local de busca;

2) Definição de palavras-chave para conduzir a busca das fontes: 13 Colônias Inglesas, Revolução Americana, Independência dos EUA, Estados Unidos da América. 

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Acesso em 15 de março de 2012. 

 

 

metodologia de pesquisa

Para delineamento da metodologia da pesquisa:

Discutir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para  cada grupo dividido na etapa anterior:   

  1. Levantar e coletar as fontes (pesquisa na Internet em sites de busca, privilegiando sites de pesquisas escolares; documentários e produções discentes e docentes postadas no YouTube, em blogs e outros sites; videolocadores; boxes de livros didáticos que trazem indicações de filmes, jogos e outras mídias; questionários aplicados com professores, familiares e colegas...); 
  2. Explorar as fontes e refletir sobre a situação-problema e questões da pesquisa (atividades para  ler, assistir, observar e jogar as fontes encontradas; seleção de cenas e trechos das fontes que respondem às questões da pesquisa; comparação entre as fontes para observar se representam da mesma maneira ou não o tema da pesquisa e se, portanto, são uma ilustração do acontecimento ou uma produção vinculada a um determinado contexto social, político e cultural?); 
  3. Registrar e socializar as descobertas feitas (produção de relatório individual e/ou coletivo, construção de blog na Internet; criação de slides/pôsteres para apresentar em seminários; encenações; postagem de comentários/críticas em sites sobre cinema...).

Para organizar estas atividades, é importante definir um cronograma e uma data limite para  cada grupo apresentar, para os outros grupos,  as fontes coletadas, selecionadas e analisadas conforme a situação-problema e as questões da pesquisa que devem ser comuns a todos os grupos.  

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Acesso em 15 de março de 2012. 

 

 

 

2ª atividade= Levantamento das fontes da pesquisa e reflexão sobre diferenças e semelhanças entre produções midiáticas relativas  ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas: 

fontes

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Acesso em 15 de março de 2012. 

 

Após elaborar e registrar o projeto de pesquisa conforme descrito na 1ª atividade, inicia-se a coleta das fontes e a sua exploração, por cada grupo de alunos dividido conforme explicado anteriormente. 

As fontes possíveis de serem encontradas são múltiplas conforme os procedimentos utilizados para levantá-las, o contexto social onde os estudantes/pesquisadores estão inseridos.  

Para exemplificar como as fontes encontradas devem ser exploradas, vamos apresentar um método de análise comparativa de duas produções cinematográficas sobre o processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas, criadas  nas últimas décadas do século XX:  O Patriota (Roland Emmerich, 2000)  Revolução (Hugh Hudson, 1984). Produções estas que sugerimos que o professor utilize para  enriquecer, complementar as fontes coletadas pelos alunos.  O professor pode, inclusive, iniciar o trabalho com estas duas fontes para os alunos entenderem melhor como analisar as representações históricas de uma produção midiática. 

1º passo para análise da fonte:  Dados gerais sobre as fontes

O professor ou aluno deve levantar, registrar e socializar  informações sobre o contexto de elaboração da produção midiática (ano, local de produção, diretor, atores)  e o  como ela aborda a temática estudada (sinopse, local, período histórico e personagens que compõem o cenário da produção).  Por exemplo: 

 

FONTE 1

O Patriota

Título Original: The Patriot

Diretor: Roland Emmerich

País onde foi produzido:  EUA, Alemanha

Ano de Produção: 2000

Duração: 165 minutos

Atores: Mel Gibson, Heath Ledger, Tchéky KAryo

Gênero: histórico, drama, guerra, ação

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O Patriota

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/ Acesso em 15 de março de 2012.

Filme disponível em videolocadoras.

Sinopse: história de um pai de família, fazendeiro de uma das colônias inglesas no sul da América do Norte, ex-combatente e  herói da  Guerra dos 7 anos(guerra entre ingleses e franceses na disputa das terras indígenas da América do Norte, colonizadas pela França. A Inglaterra venceu a guerra com a ajuda dos seus colonos que lutaram contra índios e soldados franceses). Após resistir a lutar na Guerra da Independência para ficar ao lado de sua família, este fazendeiro acaba liderando uma milícia (força militar de um país,  formada por pessoas que não têm a profissão de soldado, mas que lutam como soldados em uma situação emergencial) nas batalhas contra o exército inglês, depois que sua fazenda é incendiada por soldados ingleses e um de seus filhos é morto. Ele lidera a luta até os exércitos ingleses serem derrotados e, após a vitória, volta para suas terras do sul para recomeçar sua vida ao lado de seus familiares e de soldados que combateram ao seu lado.

 

 

 

FONTE 2

 Revolução

Título Original: Revolution

Diretor: Hugh Hudson

País onde foi produzido: EUA, Reino Unido

Ano de Produção: 1984

Duração: 120 minutos

Atores: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinskj 

Gênero: Aventura 

 

 

 

               Revolução

  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/

Acesso em 15 de março de 2012.

Filme disponível em videolocadoras.

Sinopse: história de um trabalhador pobre norte-americano, que chega a Nova York para vender peles, quando  uma parte dos  habitantes desta cidade estão fazendo protestos contra os colonizadores ingleses. Ele se vê forçado pelos revoltosos e pelo exército americano a entrar na guerra junto com seu filho. Os dois lutam até derrotar os exércitos ingleses e, depois, voltam para Nova York para recomeçar suas vidas.   

 

Os dois filmes encenam a fase final da colonização inglesa sobre as 13 colônias da América, quando na Inglaterra já havia passado quase 100 anos da Revolução Gloriosa que substituiu a Monarquia Absolutista pela Monarquia Parlamentarista.

Na época representada nos filmes,o rei da Inglaterra era  George III  (o quarto Rei da Inglaterra depois do Guilherme de Orange que, como já estudamos, subira ao trono com a Revolução Gloriosa aceitando submeter-se as leis elaboradas pelo parlamento, formado de deputados que representavam, principalmente, os interesses da burguesia inglesa) que governou de 1760 a 1820.

Os dois filmes começam no ano de 1776, depois que a Declaração da Independência foi elaborada pelos deputados das 13 colônias e os norte-americanos começaram a guerrear com os  exércitos ingleses para conseguir conquistar a Independência, na  prática. Neles são encenadas várias das batalhas que aconteceram entre o exército inglês (jaquetas-vermelhas) e os exércitos norte-americanos (uniforme azul) durante cinco anos, até a batalha final em Yorktown ( na colônia do sul chamada Virgínia), em 1781, quando os ingleses aceitaram sua derrota. Apesar destes pontos em comum, os filmes têm algumas diferenças resumidas na tabela abaixo: 

Cenários de cada filme

 

O Patriota

A Revolução

Local

 Colônias  de exploração do sul da América do Norte:

Carolina do Sul, Virginia

Colônias de Povoamento do norte da América do Norte:  Nova Jersey (cidade de Filadélfia), Nova York.

Personagens envolvidos nas batalhas

Proprietários das fazendas do sul, seus filhos empregados e escravos negros.

 

Comerciantes, industriais, camponeses, trabalhadores das colônias do centro e do Norte.

 

2º passo para análise da fonte:  assistir aos filmes para analisá-los  conforme a situação-problema e as questões da pesquisa.

Há duas possibilidades de explorar os filmes com os alunos, conforme a dinâmica da turma  e o tempo disponível para realização do projeto: 
 
1ª) O professor apresenta  cada filme por inteiro para os alunos e solicita  que eles localizem as cenas que abordam as questões levantadas no projeto de pesquisa, socializa as cenas selecionadas por cada aluno, apresenta-as novamente para a turma, debatendo como elas abordam as questões da pesquisa; 
 
2º) O professor seleciona, com antecedência,  as cenas do filme que permitem a reflexão das questões da pesquisa e apresenta, em sala de aula,  apenas estas cenas pré-selecionadas para os alunos.

SELEÇÃO DE CENAS PARA OBSERVAR REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

SOBRE A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS

Filme: REVOLUÇÃO  (cerca de 30 minutos)

Filme: O PATRIOTA (cerca de 21 minutos)

00 – 00:05:45: apresentação dos personagens principais, tradicional cena da estátua do rei inglês sendo derrubada, tomada do barco.

 

00:09:14 – 00:13:15 (a partir de gritos de liberdade ou morte): alistamento forçado em troca de dinheiro e terra; saída para guerra com mulheres apoiando e com pouca comida.

 

21:46- 24:41 (a partir de porta fechando): comerciante norte-americano do lado do vencedor da guerra e não da luta pela liberdade.

 

25:21 (fala “coragem homens, eles não passam de seres inferiores”

 

29:10 (a partir da fala “não recuem”): guerra de ingleses (vermelho) contra americanos (sem uniforme, comandados por uniforme azul).

 

01:37:20 (Yorktown)- 1:38:38 (fala “belo tiro”): cenas da última batalha.

 

01:47:00 (inglês de vermelho com bandeira branca)– 01:52:00 (fala “aqui posso aprender a ler”):  contrastes entre mortes no campo de batalha, soldados anônimos e festa na cidade; resgate da dívida – recebe menos do que prometido, não recebe  acres de terra; festa X frustração; pai fica para trabalhar, filho vai atrás de terras...

.

01:54:00 (Al Pacino no meio da festa) – 01:55:00 (Al Pacino perdido no porto): discurso de deputado falando da nova nação com confiança mútua X negros, índios sendo discriminados por brancos na luta pelos direitos (debate rápido em meio a festa).

 

00:09:45 (movimentação na rua queimando rei George) – 00:16:00 (jovens se alistando felizes, votam para isto): burguês reclamando de que lutou na Guerra dos 7 anos e recompensado com impostos; reunião da Assembleia para votar se Carolina do Sul entrará na guerra que já é feita por outras colônias; debate se guerra ou negociação; uns falam que é traição; vence o recrutamento que é feito com alegria.

 

57:49 (jovem soldado chegando no vilarejo com forca) – 01:01 (homem pegando menina no colo):homens se alistando por patriotismo, por livre espontânea vontade.

 

01:03:24 (velho com cachimbo) – 01:04:11 (menino andando para fila):  fazendeiro entregando seu escravo negro para lutar em seu lugar, e chefe da milícia  querendo dar voz a ele.

 

01:09:54 (acampamento de noite) - 01:11:03 (closet do negro): soldados criticando um que tinha preconceito ao soldado negro e o herói do filme, defendendo a possibilidade de construir uma sociedade mais igualitária.

 

01:16:57 (panfleto de negros) – 01:17:53 (closet do negro): soldado preconceituoso ironizando lei de Washington que dará liberdade para negros que lutarem e pagará 5 xelins por mês a eles.

 

02:19:00 (campo de batalha observado pelos ingleses) – 02:20:30 (milícia iniciando marcha):  soldado antes preconceituoso agora se sente honrado em lutar com o negro que já adquiriu liberdade.

 

02:32:30 (inglês gritando “retirada”) – 02:34:36 (na praia, lendo carta em volta de crianças):  negro comemorando ao lado de branco a vitória; resumo das batalhas vencedoras até Yorktown 1781 com vitória final após chegada dos franceses; inglês indignado com derrota; o patriota falando de sonho por nova nação.

 

02: 36:18 (carroça chegando) – 02:37:30 (escurece tela): negro trabalhando ao lado de branco que antes era preconceituoso; clima de paz e tranquilidade.

Depois,  o professor pode convidar os alunos a locarem os filmes ou fazerem download na Internet   para assisti-los por completo em casa, com amigos e familiares. 
 
 
questões

Conforme exemplificado na atividade 1 deste roteiro, as questões que podem nortear as análises das produções midiáticas sobre a emancipação das Treze Colônias Inglesas são:

  • Estas produções midiáticas representam a participação dos negros escravos ou libertos na guerra da Independência, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?
  • Estas representações, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e práticas sociais presentes em nosso dia a dia?

 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012. 

O professor e seus alunos, após assistirem  aos filmes, podem criar questões mais específicas que facilitem e aprofundem a investigação das questões da pesquisa. Alguns exemplos são apresentados a seguir: 

1) Sobre o personagem principal de cada um dos filmes, responda:

a)   Eles faziam parte dos mesmos grupos sociais? Justifique.

b) Eles tinham a mesmo posto nos exércitos/milícias que lutaram contra Inglaterra? Justifique.

 

2) Sobre as motivações que levaram os americanos a ingressarem na Guerra da Independência, responda:

a) Nos dois filmes, os soldados entraram na guerra pelos mesmos motivos? Explique.

b) Nos dois filmes, todos os norte-americanos ficaram a favor da luta pela Independência? Explique.

 

3) Sobre as condições de vida dos negros durante e após a guerra da independência, responda:

a)Como o diretor do filme O Patriota representou a convivência entre brancos e negros durante e após a guerra pela  Independência? Justifique.

b) Como o diretor do filme  Revolução, representou as condições de vida dos negros após a independência? Justifique.

c) Os diretores dos dois filmes representaram da mesma maneira a concretização das ideias liberais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, após a Guerra da Independência? Justifique.

 

4) Com base nas questões anteriores, responda:

a) Qual filme tem um olhar mais romântico, ufanista, harmonioso sobre a Revolução Americana  e sobre os EUA que se formaram após a Independência? Justifique.

b) Qual filme tem um olhar mais crítico sobre a Revolução Americana  e sobre os EUA que se formaram após a Independência? Justifique.

c) Por que você acha que foram criadas estas duas representações tão diferentes sobre a Revolução Americana?

d) Com qual destas duas representações, o livro didático que nós estudamos mais se identifica? Justifique sua resposta.

e) E você? Com qual das duas representações mais se identifica? Justifique a sua opinião.

 

5) Após este estudo comparativo, reflita e responda:

Quando estudamos História, podemos copiar as informações e os dados que encontramos  sobre um acontecimento como se eles fossem a verdade fiel sobre o passado? Ou precisamos confrontar diferentes verdades, opiniões e chegar a nossa própria conclusão?  Justifique sua resposta. 

 

Para concluir as análises dos filmes e de outras fontes coletadas e analisadas pelos alunos, o professor pode propor  a discussão da questão mais geral da pesquisa (situação-problema). Esta discussão deve ser pautada em exemplos retirados das fontes investigadas: 

  •  As representações midiáticas produzidas sobre o processo de independência das Treze Colônias Inglesas e formação dos EUA abordam da mesma maneira este processo histórico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e práticas sociais?    
  •  Mediante a presença de várias representações sobre um mesmo processo histórico, como devemos nos posicionar em relação à verdade na História?   

 

Interdisciplinaridade

INTERDISCIPLINARIDADE

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012. 

Em todo projeto de pesquisa, é importante, depois de levantar e analisar as fontes, rever as questões iniciais propostas no projeto, verificando as que são realmente possíveis de serem investigadas e as que não foram propostas no início da pesquisa, mas que, no contato com as fontes, foram suscitadas. Assim, nesta etapa da pesquisa,  é possível e importante incluir no projeto de pesquisa  um trabalho interdisciplinar com Português, Geografia, Matemática,  Língua Estrangeira. 

Abaixo, são apresentados exemplos de interdisciplinaridade possíveis de serem desenvolvidos através da análise dos dois filmes indicados acima. O professor pode trabalhar  as atividades abaixo com o conjunto de todos os alunos e depois orientá-los a pensar possibilidades de exploração interdisciplinar das fontes coletadas por cada grupo. 

COM PORTUGUÊSprocurar em sites  sobre cinema  e/ou nas capas dos DVDs, informações e comentários sobre o filme e analisar questões como:

  • Como cada ficha categoriza o gênero do filme? Por que há diferenças? Depois de assistir ao filme, opinem sobre a qual gênero o filme deveria ser relacionado e por quê?  
  • Censura: qual a censura do filme? Quais os motivos elencados para o filme ter aquela censura? Depois de assistir ao filme, debatam se concordam ou não com esta classificação etária do filme e por quê.

Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informações sobre os filmes

Revolução censura e dados técnicos Patriota Gênero e censura dos filmes

http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html

  Acesso em 22 de março de 2012.

http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.html

  Acesso em 22 de março de 2012.

 

  • Comentários postados sobre o filme: que tipos de comentários são mais postados (sobre os atores,  qualidade técnica do filme, abordagem histórica do filme? 

 

Além disso, para socializar os resultados da investigação, o professor pode orientar  os alunos para postarem, em  sites sobre cinema, críticas/comentários sobre cada filme, na perspectiva das análises empreendidas durante a pesquisa, principalmente, com base no item 4 das questões específicas sugeridas para o debate dos dois filmes.  Abaixo, alguns destes sites onde as críticas podem ser lidas e postadas: 

 

Para melhor visualização, clique  na imagem. Para melhor visualização, clique  na imagem.
O Patriota comentários Revolução críticas

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/criticas/espectadores/recentes/

  Acesso em 22 de março de 2012.  

 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/

Acesso em 22 de março de 2012.                                           

 Observação: no site Adoro Cinema, o espaço de críticas para o filme Revolução está em branco. Isto pode ser explorado para debater o porquê de dois filmes sobre uma mesma temática terem repercussões diferentes: por que em um foram postados comentários e em outro não? (época em que filme passou nos cinemas? divulgação do filme? enredo do filme? atores que atuam no filme?, etc.)         

 

COM MATEMÁTICA: nas fichas sobre o filme encontradas na Internet, procure informações sobre  bilheteria e número de comentários/críticas postados sobre o filme e: 

  •  Construa gráficos comparativos sobre a bilheteria, comentários positivos ou negativos de cada filme. 

No site Netmovies, na página de cada filme, à esquerda, há gráficos construídos com estrelas amarelas que representam as avaliações sobre os filmes  feitas pelos internautas. Estes gráficos podem nortear a elaboração de outros pelos alunos. Para visualizá-los, clique aqui: http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.htm (acesso em 22 de março de 2012) ; http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html (acesso em 22 de março de 2012) .

  •   Assista aos filmes e analise  os gráficos construídos: por que será que um filme teve mais audiência que o outro (atores? divulgação? abordagem?). 

 

Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informações sobre os filmes

Revolução bilheteria   Patriota bilheteria

 

http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html

  Acesso em 22 de março de 2012.

 

http://meadd.com/heathledgerbr/news/1018575

  Acesso em 22 de março de 2012.

 

Caso não sejam encontrados, nos sites sobre cinema, dados sobre bilheteria dos filmes e comentários/críticas sobre eles, os alunos podem levantar informações  para construir os gráficos entre seus próprios colegas, a partir de um questionário com perguntas como:

- Você já conhecia alguns destes filmes? Qual deles?

- De qual filme você gostou mais? Por quê? 

COM GEOGRAFIA: compare o mapa das Treze Colônias Inglesas com o mapa política atual do EUA, localize no mapa dos EUA  onde ficavam as colônias onde se desenrolaram os acontecimentos de cada filme e descubra: 

  •  Hoje, elas são quais estados dos EUA? 
  • Quais  mudanças ocorreram no território hoje chamado EUA da época em que parte dele eram as Treze Colônias Inglesas e hoje? Por que estas mudanças ocorreram? 
  • Depois de assistir aos filmes, investiguem se as paisagens mostradas neles se assemelham com as paisagens dos lugares que eles representam? 
Para melhor visualização, clique  na imagem. Para melhor visualização, clique  na imagem.
Mapa político EUA Mapa 13 colônias

http://www.paises-america.com/mapas/estados-unidos.htm

lAcesso em 22 de março de 2012.

http://profgeonanet.blogspot.com.br/2010/06/as-13-colonias.html

Acesso em 22 de março de 2012.

 

COM LÍNGUA ESTRANGEIRA: analisar o título do filme, algumas cenas selecionadas e fichas apresentadas em páginas da Internet como as apresentadas anteriormente, em relação a: 

  • Tradução que foi feita do inglês para o português. 
  • Haveria outras possibilidades de tradução? 
  • Significado dos dados em inglês colocados nas fichas.

COM ARTES: com base na observação das cenas dos filmes e  nas fichas do filme postadas em sites da Internet, analisem: 

  • Qual o estilo, técnica e equipamento  de filmagem utilizados por cada diretor? 
  • Por que há diferenças entre eles? 
  • O estilo de cada um  valoriza mais quais aspectos da temática abordada no filme?

Observação: para acessar os dados técnicos de cada filme, clique nas fichas dos filmes apresentadas nas sugestões de interdisciplinaridade com Português e depois clique na  janela  "Mais".

 

 

3ª Atividade= Registro 

relatório

socialização

socialização dos resultados

do processo da pesquisa e das considerações finais 

 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012.

 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de março de 2012. 

 

Esta  terceira atividade da pesquisa não deve ser feita apenas ao final da realização das atividades 1 e 2. O ideal é que ela vá sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investigação e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados na fonte, consiga contribuir para a reflexão da situação-problema da pesquisa.

Professor e alunos podem combinar, no momento da elaboração do projeto de pesquisa, diferentes dinâmicas para elaborar o registro e a socialização da pesquisa. Como apontado no final da primeira atividade,o  registro e a socialização das descobertas feitas com a pesquisa empreendida por cada grupo podem ser feitos através da  produção de relatório individual e/ou coletivo (conforme instruções abaixo), criação de slides/pôsteres para apresentar em seminários (ver instruções de como criar pôsteres em Power Point no site http://grafiki-pall.blogspot.com.br/2008/07/dicas-para-fazer-um-poster-no-powe.html. Acesso em 18 de abril de 2012), construção de blog na Internet (ver aula publicada no portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 18 de abril de 2012 ).

Experiências já realizadas revelam que a socialização da pesquisa através de blogs e  pôsteres  é  realizada com mais qualidade se, no decorrer da pesquisa, os alunos realizam o registro dos seus passos e descobertas. Este pode ser realizado individualmente por cada aluno a partir de um roteiro elaborado previamente por professores/ alunos, por cada grupo ou  pode ser escrito coletivamente, a cada etapa da pesquisa, também conforme um roteiro previamente elaborado. 

A seguir, é apresentada uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa: 

1) Folha  de rosto: nome dos pesquisadores e  título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sumário: títulos  e número de página de cada parte do relatório. 

3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 

4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e  dos procedimentos da pesquisa. 

5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas com uma síntese de como cada uma aborda a temática da pesquisa e onde ela foi encontrada. 

6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, respondendo às questões da pesquisa, através da descrição e análise de trechos das fontes coletadas e analisadas. Reflexão sobre a situação-problema da pesquisa através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos. 

7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as referências corretamente,  ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 5ª. Edição. Uberlândia: EDUFU, 2006, 144p. 

 

Observação: 

Os itens 3 e 4 do relatório devem ser produzidos durante e logo após a realização da 1ª atividade da aula, mas, ao final da 2ª atividade, eles deve ser revistos conforme as novas questões levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.

Os item 5  e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da 2ª atividade do projeto.

O item 6 deve ser revisto e concluído ao término da realização da 2ª atividade.

Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e  o item 7 pode ser elaborado  no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado. 

Recursos Complementares

 

Sugestões de links e bibliografia  para professores:

Aulas publicadas no portal que auxiliam na construção dos conhecimentos prévios necessários para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa: 

TURINI, Leide D. A. Trabalhando as noções de sujeito histórico e verdade na História.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5455. Acesso em 15/03/2012.

 PIRES, João R. F. Estado liberal. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25330. Acesso em 15/03/2012.

_____.  Revolução Inglesa.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38793. Acesso em 15/03/2012.

 BORGES, Augusto C. Independência dos EUA.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37004. Acesso em 15/03/2012. 

COSTA, Alinne G. N. A independência dos EUA - UCA.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32530. Acesso em 15/03/2012. 

 

 Livros e artigos sobre pesquisa na escola:

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola. 2009. 

MOÇO, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticoshttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15/03/2012.  

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 

SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e iniciação científica na educação básica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/  .Acesso em 15 de março de 2012. 

Avaliação

Sugere-se que a avaliação dos alunos seja  feita através do acompanhamento de todo o processo de pesquisa: 

  • Contribuição na definição do tema, situação-problema, questões, objetivos, justificativa, fontes, metodologia da pesquisa;
  • Levantamento das fontes de pesquisa; 
  • Análise e debate oral sobre as produções midiáticas coletadas pelo professor e pelos alunos;
  • Produção do registro do processo da pesquisa e das considerações finais; 
  • Elaboração de materiais para socializar os resultados da pesquisa. 
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Opiniões

  • Alessandra Corrêa, EEEFM - JOAO BLEY , Espírito Santo - disse:
    VIDALECORREA@HOTMAIL.COM

    18/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o projeto e com certeza nós professores precisamos desenvolver com nossos alunos,oferecendo-os o sentido e significado na aula, permitindo-o contactar com culturas diferentes,relações diferentes para seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.


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