21/05/2012
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Para que os alunos consigam desenvolver esta pesquisa com mais profundidade reflexiva, é importante que eles já dominem conceitos e processos históricos, que podem ser abordados através de aulas do Portal publicadas nos links citados abaixo:
Sugere-se que, a partir dos conhecimentos discentes sobre o processo de colonização e emancipação das 13 Colônias Inglesas, o professor instigue seus alunos a refletirem sobre as representações midiáticas existentes sobre este processo histórico, ajudando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletir sobre esta temática.
Para fazer isto, o professor pode lançar as seguintes questões motivadoras da pesquisa:
Depois deste debate inicial, sugere-se que o professor explique para os alunos que a melhor forma de responder estas questões com profundidade é elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa que se constituiu basicamente de: tema, problemática (situação-problema), justificativa, questões/objetivos, fontes, metodologia.
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Para definição do tema:Auxiliar os alunos a reconhecerem qual o assunto que será pesquisado.
No caso desta aula será: O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e a Formação dos Estados Unidos da América. Observação: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois este tema geral deverá nortear a pesquisa de todos eles. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
Com a definição do tema, é importante que se explique aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa, não basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque é importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situação-problema), o que desejamos alcançar com a pesquisa (objetivos/questões) e como vamos conseguir realizá-la (metodologia e fontes).
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Para delimitação da situação-problema:A partir do debate sugerido no início da aula, ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema. Nesta aula será: As representações midiáticas produzidas sobre o processo de independência das Treze Colônias Inglesas e formação dos EUA abordam da mesma maneira este processo histórico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e práticas sociais?
Observação: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois todos eles deverão pesquisar a mesma situação-problema. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Para construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos: Refletir com os alunos sobre por que é importante conhecer diferentes representações midiáticas sobre um mesmo processo histórico, além de estudar o processo histórico em si. Esta reflexão pode se basear na ideia de que além de conhecermos os fatos que levaram ao fim da colonização inglesa na América do Norte, é importante conhecermos como este processo histórico é interpretado na atualidade, na defesa e legitimação de quais interesses e projetos sociais. Desta maneira, ao invés de consumirmos as produções midiáticas como verdades absolutas ou como meros objetos de lazer, poderemos nos apropriar criticamente de suas representações, posicionando-nos em relação aos projetos e práticas sociais que elas veiculam, que permeiam as ações e relações dos cidadãos de diferentes partes do mundo, e que nos ajudam a pensar no nosso agir cotidiano. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Para definição das questões da pesquisa:Auxiliar os alunos a definirem questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema. Na pesquisa aqui proposta, estas questões podem ser: Há filmes, jogos de videogames, histórias em quadrinhos, documentários, vídeos no YouTube e outras produções midiáticas que consumimos em nosso cotidiano que representam a independência das Treze Colônias Inglesas e a formação dos EUA?; Como estas produções midiáticas representam a participação dos negros escravos ou libertos na guerra da Independência, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?; Quais as questões sociais, políticas e culturais do contexto em que cada representação foi produzida interferiram na sua criação?; Estas representações, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e práticas sociais presentes em nosso dia a dia?; Mediante a presença de várias representações sobre um mesmo processo histórico, como devemos nos posicionar em relação a verdade na História? Observação: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois deve existir um consenso entre eles sobre as questões a serem analisadas nas várias fontes de pesquisa coletadas durante a pesquisa. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Para escolha e coleta das fontes de pesquisa:Ajudar os alunos a delimitarem quais fontes eles pesquisarão para responder à situação-problema e às questões da pesquisa, discutindo com eles que, na impossibilidade de conhecer todas as produções midiáticas sobre o tema da pesquisa, é preciso fazer um levantamento prévio do que existe e descobrir as que estão mais acessíveis para serem analisadas. Decidir com eles onde este levantamento prévio das fontes de pesquisa mais acessíveis pode ser feito: Videolocadoras Sites de busca da Internet YouTube Indicações apresentadas em livros didáticos de História Indicação de familiares, professores e outros colegas. Observação: Para que os alunos tenham a experiência da pesquisa por completo não é interessante que o professor indique a priori quais filmes, sites, livros pesquisar. Os alunos é que devem buscar este material. Para isto, o professor deve apenas mediar o levantamento, orientando os seguintes passos: 1) Organização de grupos de até 5 alunos para buscar as fontes. Cada grupo fica responsável por um local de busca; 2) Definição de palavras-chave para conduzir a busca das fontes: 13 Colônias Inglesas, Revolução Americana, Independência dos EUA, Estados Unidos da América. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Para delineamento da metodologia da pesquisa:Discutir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para cada grupo dividido na etapa anterior:
Para organizar estas atividades, é importante definir um cronograma e uma data limite para cada grupo apresentar, para os outros grupos, as fontes coletadas, selecionadas e analisadas conforme a situação-problema e as questões da pesquisa que devem ser comuns a todos os grupos. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
Após elaborar e registrar o projeto de pesquisa conforme descrito na 1ª atividade, inicia-se a coleta das fontes e a sua exploração, por cada grupo de alunos dividido conforme explicado anteriormente.
As fontes possíveis de serem encontradas são múltiplas conforme os procedimentos utilizados para levantá-las, o contexto social onde os estudantes/pesquisadores estão inseridos.
Para exemplificar como as fontes encontradas devem ser exploradas, vamos apresentar um método de análise comparativa de duas produções cinematográficas sobre o processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas, criadas nas últimas décadas do século XX: O Patriota (Roland Emmerich, 2000) e Revolução (Hugh Hudson, 1984). Produções estas que sugerimos que o professor utilize para enriquecer, complementar as fontes coletadas pelos alunos. O professor pode, inclusive, iniciar o trabalho com estas duas fontes para os alunos entenderem melhor como analisar as representações históricas de uma produção midiática.
O professor ou aluno deve levantar, registrar e socializar informações sobre o contexto de elaboração da produção midiática (ano, local de produção, diretor, atores) e o como ela aborda a temática estudada (sinopse, local, período histórico e personagens que compõem o cenário da produção). Por exemplo:
FONTE 1 O Patriota Título Original: The Patriot Diretor: Roland Emmerich País onde foi produzido: EUA, Alemanha Ano de Produção: 2000 Duração: 165 minutos Atores: Mel Gibson, Heath Ledger, Tchéky KAryo Gênero: histórico, drama, guerra, ação |
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/ Acesso em 15 de março de 2012. Filme disponível em videolocadoras. |
Sinopse: história de um pai de família, fazendeiro de uma das colônias inglesas no sul da América do Norte, ex-combatente e herói da Guerra dos 7 anos(guerra entre ingleses e franceses na disputa das terras indígenas da América do Norte, colonizadas pela França. A Inglaterra venceu a guerra com a ajuda dos seus colonos que lutaram contra índios e soldados franceses). Após resistir a lutar na Guerra da Independência para ficar ao lado de sua família, este fazendeiro acaba liderando uma milícia (força militar de um país, formada por pessoas que não têm a profissão de soldado, mas que lutam como soldados em uma situação emergencial) nas batalhas contra o exército inglês, depois que sua fazenda é incendiada por soldados ingleses e um de seus filhos é morto. Ele lidera a luta até os exércitos ingleses serem derrotados e, após a vitória, volta para suas terras do sul para recomeçar sua vida ao lado de seus familiares e de soldados que combateram ao seu lado. |
FONTE 2 Revolução Título Original: Revolution Diretor: Hugh Hudson País onde foi produzido: EUA, Reino Unido Ano de Produção: 1984 Duração: 120 minutos Atores: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinskj Gênero: Aventura
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http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/ Acesso em 15 de março de 2012. Filme disponível em videolocadoras. |
Sinopse: história de um trabalhador pobre norte-americano, que chega a Nova York para vender peles, quando uma parte dos habitantes desta cidade estão fazendo protestos contra os colonizadores ingleses. Ele se vê forçado pelos revoltosos e pelo exército americano a entrar na guerra junto com seu filho. Os dois lutam até derrotar os exércitos ingleses e, depois, voltam para Nova York para recomeçar suas vidas. |
Os dois filmes encenam a fase final da colonização inglesa sobre as 13 colônias da América, quando na Inglaterra já havia passado quase 100 anos da Revolução Gloriosa que substituiu a Monarquia Absolutista pela Monarquia Parlamentarista.
Na época representada nos filmes,o rei da Inglaterra era George III (o quarto Rei da Inglaterra depois do Guilherme de Orange que, como já estudamos, subira ao trono com a Revolução Gloriosa aceitando submeter-se as leis elaboradas pelo parlamento, formado de deputados que representavam, principalmente, os interesses da burguesia inglesa) que governou de 1760 a 1820.
Os dois filmes começam no ano de 1776, depois que a Declaração da Independência foi elaborada pelos deputados das 13 colônias e os norte-americanos começaram a guerrear com os exércitos ingleses para conseguir conquistar a Independência, na prática. Neles são encenadas várias das batalhas que aconteceram entre o exército inglês (jaquetas-vermelhas) e os exércitos norte-americanos (uniforme azul) durante cinco anos, até a batalha final em Yorktown ( na colônia do sul chamada Virgínia), em 1781, quando os ingleses aceitaram sua derrota. Apesar destes pontos em comum, os filmes têm algumas diferenças resumidas na tabela abaixo:
Cenários de cada filme |
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O Patriota |
A Revolução |
Local |
Colônias de exploração do sul da América do Norte: Carolina do Sul, Virginia |
Colônias de Povoamento do norte da América do Norte: Nova Jersey (cidade de Filadélfia), Nova York. |
Personagens envolvidos nas batalhas |
Proprietários das fazendas do sul, seus filhos empregados e escravos negros.
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Comerciantes, industriais, camponeses, trabalhadores das colônias do centro e do Norte. |
SELEÇÃO DE CENAS PARA OBSERVAR REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS SOBRE A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS |
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Filme: REVOLUÇÃO (cerca de 30 minutos) |
Filme: O PATRIOTA (cerca de 21 minutos) |
00 – 00:05:45: apresentação dos personagens principais, tradicional cena da estátua do rei inglês sendo derrubada, tomada do barco.
00:09:14 – 00:13:15 (a partir de gritos de liberdade ou morte): alistamento forçado em troca de dinheiro e terra; saída para guerra com mulheres apoiando e com pouca comida.
21:46- 24:41 (a partir de porta fechando): comerciante norte-americano do lado do vencedor da guerra e não da luta pela liberdade.
25:21 (fala “coragem homens, eles não passam de seres inferiores”)
29:10 (a partir da fala “não recuem”): guerra de ingleses (vermelho) contra americanos (sem uniforme, comandados por uniforme azul).
01:37:20 (Yorktown)- 1:38:38 (fala “belo tiro”): cenas da última batalha.
01:47:00 (inglês de vermelho com bandeira branca)– 01:52:00 (fala “aqui posso aprender a ler”): contrastes entre mortes no campo de batalha, soldados anônimos e festa na cidade; resgate da dívida – recebe menos do que prometido, não recebe acres de terra; festa X frustração; pai fica para trabalhar, filho vai atrás de terras... . 01:54:00 (Al Pacino no meio da festa) – 01:55:00 (Al Pacino perdido no porto): discurso de deputado falando da nova nação com confiança mútua X negros, índios sendo discriminados por brancos na luta pelos direitos (debate rápido em meio a festa).
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00:09:45 (movimentação na rua queimando rei George) – 00:16:00 (jovens se alistando felizes, votam para isto): burguês reclamando de que lutou na Guerra dos 7 anos e recompensado com impostos; reunião da Assembleia para votar se Carolina do Sul entrará na guerra que já é feita por outras colônias; debate se guerra ou negociação; uns falam que é traição; vence o recrutamento que é feito com alegria.
57:49 (jovem soldado chegando no vilarejo com forca) – 01:01 (homem pegando menina no colo):homens se alistando por patriotismo, por livre espontânea vontade.
01:03:24 (velho com cachimbo) – 01:04:11 (menino andando para fila): fazendeiro entregando seu escravo negro para lutar em seu lugar, e chefe da milícia querendo dar voz a ele.
01:09:54 (acampamento de noite) - 01:11:03 (closet do negro): soldados criticando um que tinha preconceito ao soldado negro e o herói do filme, defendendo a possibilidade de construir uma sociedade mais igualitária.
01:16:57 (panfleto de negros) – 01:17:53 (closet do negro): soldado preconceituoso ironizando lei de Washington que dará liberdade para negros que lutarem e pagará 5 xelins por mês a eles.
02:19:00 (campo de batalha observado pelos ingleses) – 02:20:30 (milícia iniciando marcha): soldado antes preconceituoso agora se sente honrado em lutar com o negro que já adquiriu liberdade.
02:32:30 (inglês gritando “retirada”) – 02:34:36 (na praia, lendo carta em volta de crianças): negro comemorando ao lado de branco a vitória; resumo das batalhas vencedoras até Yorktown 1781 com vitória final após chegada dos franceses; inglês indignado com derrota; o patriota falando de sonho por nova nação.
02: 36:18 (carroça chegando) – 02:37:30 (escurece tela): negro trabalhando ao lado de branco que antes era preconceituoso; clima de paz e tranquilidade. |
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Conforme exemplificado na atividade 1 deste roteiro, as questões que podem nortear as análises das produções midiáticas sobre a emancipação das Treze Colônias Inglesas são:
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1) Sobre o personagem principal de cada um dos filmes, responda:
a) Eles faziam parte dos mesmos grupos sociais? Justifique.
b) Eles tinham a mesmo posto nos exércitos/milícias que lutaram contra Inglaterra? Justifique.
2) Sobre as motivações que levaram os americanos a ingressarem na Guerra da Independência, responda:
a) Nos dois filmes, os soldados entraram na guerra pelos mesmos motivos? Explique.
b) Nos dois filmes, todos os norte-americanos ficaram a favor da luta pela Independência? Explique.
3) Sobre as condições de vida dos negros durante e após a guerra da independência, responda:
a)Como o diretor do filme O Patriota representou a convivência entre brancos e negros durante e após a guerra pela Independência? Justifique.
b) Como o diretor do filme Revolução, representou as condições de vida dos negros após a independência? Justifique.
c) Os diretores dos dois filmes representaram da mesma maneira a concretização das ideias liberais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, após a Guerra da Independência? Justifique.
4) Com base nas questões anteriores, responda:
a) Qual filme tem um olhar mais romântico, ufanista, harmonioso sobre a Revolução Americana e sobre os EUA que se formaram após a Independência? Justifique.
b) Qual filme tem um olhar mais crítico sobre a Revolução Americana e sobre os EUA que se formaram após a Independência? Justifique.
c) Por que você acha que foram criadas estas duas representações tão diferentes sobre a Revolução Americana?
d) Com qual destas duas representações, o livro didático que nós estudamos mais se identifica? Justifique sua resposta.
e) E você? Com qual das duas representações mais se identifica? Justifique a sua opinião.
5) Após este estudo comparativo, reflita e responda:
Quando estudamos História, podemos copiar as informações e os dados que encontramos sobre um acontecimento como se eles fossem a verdade fiel sobre o passado? Ou precisamos confrontar diferentes verdades, opiniões e chegar a nossa própria conclusão? Justifique sua resposta.
Para concluir as análises dos filmes e de outras fontes coletadas e analisadas pelos alunos, o professor pode propor a discussão da questão mais geral da pesquisa (situação-problema). Esta discussão deve ser pautada em exemplos retirados das fontes investigadas:
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INTERDISCIPLINARIDADE |
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Em todo projeto de pesquisa, é importante, depois de levantar e analisar as fontes, rever as questões iniciais propostas no projeto, verificando as que são realmente possíveis de serem investigadas e as que não foram propostas no início da pesquisa, mas que, no contato com as fontes, foram suscitadas. Assim, nesta etapa da pesquisa, é possível e importante incluir no projeto de pesquisa um trabalho interdisciplinar com Português, Geografia, Matemática, Língua Estrangeira.
Abaixo, são apresentados exemplos de interdisciplinaridade possíveis de serem desenvolvidos através da análise dos dois filmes indicados acima. O professor pode trabalhar as atividades abaixo com o conjunto de todos os alunos e depois orientá-los a pensar possibilidades de exploração interdisciplinar das fontes coletadas por cada grupo.
COM PORTUGUÊS: procurar em sites sobre cinema e/ou nas capas dos DVDs, informações e comentários sobre o filme e analisar questões como:
Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informações sobre os filmes
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http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html Acesso em 22 de março de 2012. |
http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.html Acesso em 22 de março de 2012. |
Além disso, para socializar os resultados da investigação, o professor pode orientar os alunos para postarem, em sites sobre cinema, críticas/comentários sobre cada filme, na perspectiva das análises empreendidas durante a pesquisa, principalmente, com base no item 4 das questões específicas sugeridas para o debate dos dois filmes. Abaixo, alguns destes sites onde as críticas podem ser lidas e postadas:
Para melhor visualização, clique na imagem. | Para melhor visualização, clique na imagem. |
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http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/criticas/espectadores/recentes/ Acesso em 22 de março de 2012. |
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/ Acesso em 22 de março de 2012. |
Observação: no site Adoro Cinema, o espaço de críticas para o filme Revolução está em branco. Isto pode ser explorado para debater o porquê de dois filmes sobre uma mesma temática terem repercussões diferentes: por que em um foram postados comentários e em outro não? (época em que filme passou nos cinemas? divulgação do filme? enredo do filme? atores que atuam no filme?, etc.) |
No site Netmovies, na página de cada filme, à esquerda, há gráficos construídos com estrelas amarelas que representam as avaliações sobre os filmes feitas pelos internautas. Estes gráficos podem nortear a elaboração de outros pelos alunos. Para visualizá-los, clique aqui: http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.htm (acesso em 22 de março de 2012) ; http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html (acesso em 22 de março de 2012) .
Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informações sobre os filmes
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http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html Acesso em 22 de março de 2012. |
http://meadd.com/heathledgerbr/news/1018575 Acesso em 22 de março de 2012. |
Caso não sejam encontrados, nos sites sobre cinema, dados sobre bilheteria dos filmes e comentários/críticas sobre eles, os alunos podem levantar informações para construir os gráficos entre seus próprios colegas, a partir de um questionário com perguntas como:
- Você já conhecia alguns destes filmes? Qual deles?
- De qual filme você gostou mais? Por quê?
Para melhor visualização, clique na imagem. | Para melhor visualização, clique na imagem. |
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http://www.paises-america.com/mapas/estados-unidos.htm lAcesso em 22 de março de 2012. |
http://profgeonanet.blogspot.com.br/2010/06/as-13-colonias.html Acesso em 22 de março de 2012. |
Observação: para acessar os dados técnicos de cada filme, clique nas fichas dos filmes apresentadas nas sugestões de interdisciplinaridade com Português e depois clique na janela "Mais".
3ª Atividade= Registro |
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e socialização |
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do processo da pesquisa e das considerações finais |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de março de 2012. |
Esta terceira atividade da pesquisa não deve ser feita apenas ao final da realização das atividades 1 e 2. O ideal é que ela vá sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investigação e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados na fonte, consiga contribuir para a reflexão da situação-problema da pesquisa.
Professor e alunos podem combinar, no momento da elaboração do projeto de pesquisa, diferentes dinâmicas para elaborar o registro e a socialização da pesquisa. Como apontado no final da primeira atividade,o registro e a socialização das descobertas feitas com a pesquisa empreendida por cada grupo podem ser feitos através da produção de relatório individual e/ou coletivo (conforme instruções abaixo), criação de slides/pôsteres para apresentar em seminários (ver instruções de como criar pôsteres em Power Point no site http://grafiki-pall.blogspot.com.br/2008/07/dicas-para-fazer-um-poster-no-powe.html. Acesso em 18 de abril de 2012), construção de blog na Internet (ver aula publicada no portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 18 de abril de 2012 ).
Experiências já realizadas revelam que a socialização da pesquisa através de blogs e pôsteres é realizada com mais qualidade se, no decorrer da pesquisa, os alunos realizam o registro dos seus passos e descobertas. Este pode ser realizado individualmente por cada aluno a partir de um roteiro elaborado previamente por professores/ alunos, por cada grupo ou pode ser escrito coletivamente, a cada etapa da pesquisa, também conforme um roteiro previamente elaborado.
A seguir, é apresentada uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa:
1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada.
2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório.
3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa.
4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e dos procedimentos da pesquisa.
5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas com uma síntese de como cada uma aborda a temática da pesquisa e onde ela foi encontrada.
6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, respondendo às questões da pesquisa, através da descrição e análise de trechos das fontes coletadas e analisadas. Reflexão sobre a situação-problema da pesquisa através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos.
7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as referências corretamente, ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 5ª. Edição. Uberlândia: EDUFU, 2006, 144p.
Observação:
Os itens 3 e 4 do relatório devem ser produzidos durante e logo após a realização da 1ª atividade da aula, mas, ao final da 2ª atividade, eles deve ser revistos conforme as novas questões levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.
Os item 5 e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da 2ª atividade do projeto.
O item 6 deve ser revisto e concluído ao término da realização da 2ª atividade.
Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e o item 7 pode ser elaborado no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado.
TURINI, Leide D. A. Trabalhando as noções de sujeito histórico e verdade na História. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5455. Acesso em 15/03/2012.
PIRES, João R. F. Estado liberal. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25330. Acesso em 15/03/2012.
_____. Revolução Inglesa. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38793. Acesso em 15/03/2012.
BORGES, Augusto C. Independência dos EUA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37004. Acesso em 15/03/2012.
COSTA, Alinne G. N. A independência dos EUA - UCA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32530. Acesso em 15/03/2012.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola. 2009.
MOÇO, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15/03/2012.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e iniciação científica na educação básica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ .Acesso em 15 de março de 2012.
Sugere-se que a avaliação dos alunos seja feita através do acompanhamento de todo o processo de pesquisa:
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18/11/2012
Cinco estrelasAdorei o projeto e com certeza nós professores precisamos desenvolver com nossos alunos,oferecendo-os o sentido e significado na aula, permitindo-o contactar com culturas diferentes,relações diferentes para seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.