18/07/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
- Vivenciar alguns dos diferentes movimentos que compõem a Ginástica Artística (GA);
- Executar os movimentos da GA associando à reflexão sobre sua técnica;
- Articular os conhecimentos aprendidos e percebidos na GA com a procura para sua prática;
- Verificar os mitos e verdades sobre a estatura dos praticantes de GA.
Para um melhor aproveitamento da aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental.
As aulas do Portal do Professor disponíveis na: Coleções Ginásticas Portal do Professor Item - Ginástica Artística – aulas de 23 a 27 desenvolvem esses conhecimentos prévios.
ESCLARECENDO
A modalidade de Ginástica Artística possui algumas particularidades, principalmente quando observadas em atletas de alto rendimento. Uma dessas particularidades envolve a técnica dos movimentos para que sua execução ocorra sem riscos. Outro aspecto se refere às características dos aparelhos. Para cada um dos aparelhos da ginástica existem técnicas específicas a serem desenvolvidas.
“Na GA, a ginasta se expressa com o próprio corpo e as exigências biomecânicas das acrobacias atingem excelência e demandam menor energia. Quando a proporcionalidade corporal das ginastas é equilibrada, ela apresenta grande força muscular, peso e estatura baixa” (FERREIRA FILHO, R. A.; NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Ginástica artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2006, 5(2):21-31).
Aliado ao desenvolvimento da modalidade existem alguns mitos relacionados à procura e prática da ginástica artística. Entre esses mitos destacamos principalmente a baixa estatura, com ênfase para a modalidade feminina. As ginastas femininas que apresentam características antropométricas como baixa estatura, para a média das outras ginastas, parecem levar vantagem. Como identifica Bompa (2002) algumas medidas antropométricas são fatores importantes para as modalidades esportivas como: peso, comprimento dos membros e estatura.
A baixa estatura é um mito, pois não existe comprovação de que a baixa estatura é causada pela prática contínua da Ginástica Artística (FERREIRA FILHO; NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2006).
A verdade é que a seleção natural da modalidade beneficia as atletas menores, em virtude de características inerentes à Ginástica Artística como agilidade, equilíbrio e força, além da velocidade. Portanto, pode-se dizer que a Ginástica Artística não prejudica o crescimento.
Para esta aula realizaremos debates e atividades práticas que levem os alunos a reflexões sobre os pontos anteriormente levantados.
INICIANDO AS ATIVIDADES
A Ginástica Artística possui algumas particularidades em sua prática. É uma modalidade que necessita de um treinamento intenso para atletas que almejam o alto rendimento. Possui aparelhos diferentes para os praticantes do sexo masculino e do feminino.
Objetivo da atividade: Possibilitar aos alunos vivências em aparelhos da ginástica.
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 10 minutos
Descrição:
A atividade terá inicio com o professor explicando como serão desenvolvidas as tarefas propostas. O professor deverá orientar os alunos para que eles, a partir de suas experiências anteriores, possam sugerir diferentes movimentos da Ginástica Artística a serem vivenciados no solo.
Para a definição de quais movimentos serão realizados na aula, haverá uma seleção e eleição realizada pelos alunos.
Os movimentos escolhidos para a aula deverão ser contextualizados, refletindo sobre a técnica necessária para a prática de cada um deles.
Sugerimos alguns movimentos, já experimentados em aulas do Portal do Professor.
Propostas de movimentos – seleção
Solo
Movimentos simples: Imagens e orientações disponíveis no Portal do Professor. Aulas: As provas de Ginástica Artística: solo e A Ginástica no nosso dia-a-dia (acessos em 20/05/2012)
1. Rolamento à frente (e variações): Aula 21 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10856 (acesso em 20/05/2012)
2. Rolamento de costas (e variações);
3. Parada de mãos; aula 18 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18574 (acesso em 20/05/2012)
4. Estrela: Aula 23 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10240 (acesso em 20/05/2012)
Movimentos mais elaborados:
Disponível em: https://sites.google.com/site/edfisica8c/a-ginastica-de-aparelhos/minitrampolim (acesso em 20/05/2012).
2. Rondada;
3. Iniciação ao flic.
Os vídeos da TV - escola mostram a realização de alguns movimentos da Ginástica Artística utilizado como base para diferentes ginásticas e deverá ser usado como complemento para a visualização dos movimentos escolhidos pelos alunos. O professor deve apresentar os vídeos logo após as escolhas dos movimentos para a prática. Antes de iniciar o segundo momento.
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 30 minutos
Descrição:
Após as escolhas realizadas no momento 1, os alunos deverão experimentar a execução de um ou mais movimentos, orientados pelo professor e observando as questões de segurança.
Durante o processo de experimentação os alunos deverão ser questionados quanto à técnica do movimento (aperfeiçoamento dos movimentos) para sua execução. Observar nestes questionamentos quais percepções os alunos verificam quanto à sua técnica e porque.
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 10 minutos.
Descrição:
Ao final da aula solicitar aos alunos que registrem as respostas aos seguintes questionamentos:
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 10 minutos.
Descrição:
Assim como na Atividade 1, sugere-se que a atividade tenha início com o professor explicando como serão desenvolvidas as tarefas propostas. Orientar os alunos para que eles, a partir de suas experiências anteriores, possam sugerir diferentes movimentos a serem vivenciados no salto.
Para a definição de quais movimentos serão realizados na aula, haverá uma seleção e eleição realizada pelos alunos.
Os movimentos escolhidos para a aula deverão ser contextualizados refletindo sobre a técnica necessária para a prática dos movimentos elencados.
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 30minutos
Descrição:
Sugerimos alguns saltos já experimentados em aulas do portal do professor sobre a mesa de saltos. ("As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25290 (acesso em 20/05/2012).
Salto - Mesa de saltos
Movimentos simples:
1. Passar sobre o aparelho tocando mãos e pés no aparelho (salto grupado sobre o aparelho).
2. Passar sobre o aparelho sem tocar os pés no aparelho (salto grupado e/ou salto afastado).
Movimentos mais elaborados:
1. Realizar o salto lateral e/ou rondada.
Material necessário: Para a prática dos movimentos eleitos pelos alunos pode-se usar um plinto ou banco sueco.
Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.
Duração: 10 minutos
Descrição:
Ao final da aula solicitar aos alunos que registrem as respostas aos seguintes questionamentos:
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em dois momentos
Recursos: Sala de aula ou sala de vídeo
Duração: 40 minutos
Descrição:
Objetivo Geral
- Verificar os mitos e as verdades sobre a estatura dos praticantes de GA.
Leitura de apoio para o professor: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1289 (acesso em 20/05/2012).
Com as questões das atividades 1 e 2 em mãos, verificar as observações dos alunos. Trazer para o grupo a discussão sobre o mito da baixa estatura na Ginástica Artística. Apresentar aos alunos os vídeos da atleta Daiane dos Santos (1,46 metros) e solicitar que observem a velocidade de seus movimentos.
Vídeo Daiane dos Santos (tempo 3:07) disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=txgDluTyLT4&feature=related (acesso em 20/05/2012).
Usando a leitura de apoio para o professor, trazer discussões para os alunos relacionados às questões genéticas que deverá ser reforçada com a aula de Biologia: "Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico", disponível no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40307 (acesso em 20/05/2012) e aula "DNA e Hereditariedade - Árvore Genealógica", disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10428 (acesso em 20/05/2012).
Após as reflexões dos grupos fazer os esclarecimentos de que a Ginástica Artística não prejudica o crescimento (acesso em 20/05/2012).
Mostrar ainda que algumas atletas, mesmo com estatura acima da média, conseguem se tornar atletas de alto rendimento e conquistam excelentes resultados, como por exemplo, Svetlana Khourkina (1,64 m), russa campeã e atleta olímpica. Vídeo de Svetlana Khourkina, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yww2b_iGjLs (acesso em 20/05/2012).
Recursos: Sala de aula
Duração: 10 minutos
Descrição:
Pedir aos alunos que reflitam sobre os temas e discussões realizadas e registrem, em seus cadernos, o que mais lhe chamou atenção sobre o tema proposto.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 1 | Vídeo |
REFERÊNCIAS
CALDERONE, G.; LEGLISE, M.; GIAMPIETRO, M.; BERLUTTI, G. Anthropometric measurements, body composition, biological maturation and growth predictions in young female gymnasts of high agonistic level. J. Sports Med, v. 26, n.3, p. 263-273, 1986.
BOMPA, T.O. Periodização. Teoria e Metodologia do Treinamento. São Paulo: Phorte, 2002.
FERREIRA FILHO, R. A.; NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Ginástica artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2006, 5(2):21-31
LINKS E VÍDEOS
A Ginástica Artística não prejudica o crescimento. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=5968 (acesso em 20/05/2012).
Vídeo de Svetlana Khorkina: http://www.youtube.com/watch?v=yww2b_iGjLs (acesso 20/05/2012).
Vídeo Daiane dos Santos (tempo 3:07). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=txgDluTyLT4&feature=related (acesso em 20/05/2012).
Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40307 (acesso 20/05/2012).
DNA e Hereditariedade - Árvore Genealógica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10428 (acesso 20/05/2012).
Coleções Ginásticas Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129. Aulas: de 23 a 27. (Acessos em 20/05/2012).
As provas de Ginástica Artística: solo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281 (acesso em 20/05/2012).
A Ginástica no nosso dia-a-dia. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7752 (acesso em 20/05/2012).
Rolamento à frente: Disponível em: "Coleções Ginásticas” (aula 21) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10856 (acesso em 20/05/2012).
Parada de mãos: Disponível em: “Coleções Ginásticas” (aula 18) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18574 (acesso em 20/05/2012).
Estrela: Disponível em: "Coleções Ginásticas” (aula 23) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10240 (acesso em 20/05/2012).
Mortal à frente: Disponível em: https://sites.google.com/site/edfisica8c/a-ginastica-de-aparelhos/minitrampolim (acesso em 20/05/2012).
As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25290 (acesso em 20/05/2012).
Leitura de apoio para o professor:
Ginástica Artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1289 (acesso em 20/05/2012).
A avaliação será processada no decorrer das atividades propostas.
Em um primeiro momento a avaliação se dará nas atividades práticas: verificar o envolvimento nas atividades, a socialização, o envolvimento com o grupo.
Posteriormente, a avaliação acontecerá a partir do envolvimento dos alunos nas respostas das questões das atividades 1 e 2 descritas:
Na atividade 3 a avaliação se dará através da observação do envolvimento dos alunos nas discussões e reflexões previstas para a aula e as respostas às questões levantadas pelo professor.
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