Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica Artística: particularidades, mitos e verdades

 

18/07/2012

Autor e Coautor(es)
ROSEANA MENDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Vivenciar alguns dos diferentes movimentos que compõem a Ginástica Artística (GA);

- Executar os movimentos da GA associando à reflexão sobre sua técnica; 

- Articular os conhecimentos aprendidos e percebidos na GA com a procura para sua prática;

- Verificar os mitos e verdades sobre a estatura dos praticantes de GA. 

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para um melhor aproveitamento da aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental.

As aulas do Portal do Professor disponíveis na: Coleções Ginásticas Portal do Professor Item - Ginástica Artística – aulas de 23 a 27 desenvolvem esses conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Introdução ao conteúdo:

  

ESCLARECENDO

A modalidade de Ginástica Artística possui algumas particularidades, principalmente quando observadas em atletas de alto rendimento. Uma dessas particularidades envolve a técnica dos movimentos para que sua execução ocorra sem riscos. Outro aspecto se refere às características dos aparelhos. Para cada um dos aparelhos da ginástica existem técnicas específicas a serem desenvolvidas.

“Na GA, a ginasta se expressa com o próprio corpo e as exigências biomecânicas das acrobacias atingem excelência e demandam menor energia. Quando a proporcionalidade corporal das ginastas é equilibrada, ela apresenta grande força muscular, peso e estatura baixa” (FERREIRA FILHO, R. A.; NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Ginástica artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2006, 5(2):21-31).

Aliado ao desenvolvimento da modalidade existem alguns mitos relacionados à procura e prática da ginástica artística. Entre esses mitos destacamos principalmente a baixa estatura, com ênfase para a modalidade feminina. As ginastas femininas que apresentam características antropométricas como baixa estatura, para a média das outras ginastas, parecem levar vantagem. Como identifica Bompa (2002) algumas medidas antropométricas são fatores importantes para as modalidades esportivas como: peso, comprimento dos membros e estatura.

A baixa estatura é um mito, pois não existe comprovação de que a baixa estatura é causada pela prática contínua da Ginástica Artística (FERREIRA FILHO; NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2006).

A verdade é que a seleção natural da modalidade beneficia as atletas menores, em virtude de características inerentes à Ginástica Artística como agilidade, equilíbrio e força, além da velocidade. Portanto, pode-se dizer que a Ginástica Artística não prejudica o crescimento.

Para esta aula realizaremos debates e atividades práticas que levem os alunos a reflexões sobre os pontos anteriormente levantados. 

INICIANDO AS ATIVIDADES

A Ginástica Artística possui algumas particularidades em sua prática. É uma modalidade que necessita de um treinamento intenso para atletas que almejam o alto rendimento. Possui aparelhos diferentes para os praticantes do sexo masculino e do feminino.

Objetivo da atividade: Possibilitar aos alunos vivências em aparelhos da ginástica.  

Atividade 1 – Ginástica Artística – Vivência de diferentes movimentos no solo.

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos

Momento 1 

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 10 minutos

Descrição:

A atividade terá inicio com o professor explicando como serão desenvolvidas as tarefas propostas. O professor deverá orientar os alunos para que eles, a partir de suas experiências anteriores, possam sugerir diferentes movimentos da Ginástica Artística a serem vivenciados no solo.

Para a definição de quais movimentos serão realizados na aula, haverá uma seleção e eleição realizada pelos alunos.

Os movimentos escolhidos para a aula deverão ser contextualizados, refletindo sobre a técnica necessária para a prática de cada um deles.

Sugerimos alguns movimentos, já experimentados em aulas do Portal do Professor.

Propostas de movimentos – seleção

Solo

Movimentos simples: Imagens e orientações disponíveis no Portal do Professor. Aulas: As provas de Ginástica Artística: solo e A Ginástica no nosso dia-a-dia  (acessos em 20/05/2012)

1. Rolamento à frente (e variações): Aula 21 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10856 (acesso em 20/05/2012)

2. Rolamento de costas (e variações);

3. Parada de mãos; aula 18 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18574 (acesso em 20/05/2012)

4. Estrela: Aula 23 da "Coleções Ginásticas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10240 (acesso em 20/05/2012)

Movimentos mais elaborados:

  1. Iniciação ao  Mortal à frente

Disponível em: https://sites.google.com/site/edfisica8c/a-ginastica-de-aparelhos/minitrampolim (acesso em 20/05/2012).

2. Rondada;

3. Iniciação ao flic.

Os vídeos da TV - escola mostram a realização de alguns movimentos da Ginástica Artística utilizado como base para diferentes ginásticas e deverá ser usado como complemento para a visualização dos movimentos escolhidos pelos alunos. O professor deve apresentar os vídeos logo após as escolhas dos movimentos para a prática. Antes de iniciar o segundo momento.

Vídeo TV-Escola 
       

 

        

 

 

Momento 2

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 30 minutos

Descrição:

Após as escolhas realizadas no momento 1, os alunos deverão experimentar a execução de um ou mais movimentos, orientados pelo professor e observando as questões de segurança.

Durante o processo de experimentação os alunos deverão ser questionados quanto à técnica do movimento (aperfeiçoamento dos movimentos) para sua execução. Observar nestes questionamentos quais percepções os alunos verificam quanto à sua técnica e porque.

Momento 3

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 10 minutos.

Descrição:

Ao final da aula solicitar aos alunos que registrem as respostas aos seguintes questionamentos:

  • Quais os movimentos que vocês consideraram ser de mais fácil execução?
  • Houve diferença na execução de movimentos entre as mulheres e os homens? Se sim, quais diferenças?
  • Houve diferença na execução dos movimentos entre os alunos mais baixos e os mais altos?

 

Atividade 2 – Ginástica Artística – Vivência de diferentes movimentos no salto

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos

Momento 1

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 10 minutos.

Descrição:

Assim como na Atividade 1, sugere-se que a atividade tenha início com o professor explicando como serão desenvolvidas as tarefas propostas. Orientar os alunos para que eles, a partir de suas experiências anteriores, possam sugerir diferentes movimentos a serem vivenciados no salto.

Para a definição de quais movimentos serão realizados na aula, haverá uma seleção e eleição realizada pelos alunos.

Os movimentos escolhidos para a aula deverão ser contextualizados refletindo sobre a técnica necessária para a prática dos movimentos elencados.

Momento 2

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 30minutos

Descrição:

Sugerimos alguns saltos já experimentados em aulas do portal do professor sobre a mesa de saltos. ("As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25290 (acesso em 20/05/2012).

Salto - Mesa de saltos

Movimentos simples:

1. Passar sobre o aparelho tocando mãos e pés no aparelho (salto grupado sobre o aparelho).

2. Passar sobre o aparelho sem tocar os pés no aparelho (salto grupado e/ou salto afastado).

Movimentos mais elaborados:

1. Realizar o salto lateral e/ou rondada.

Material necessário: Para a prática dos movimentos eleitos pelos alunos pode-se usar um plinto ou banco sueco.

Momento 3

Recursos: Quadra esportiva ou sala com material para prática de Ginástica: colchões e/ou aparelhos.

Duração: 10 minutos

Descrição:

Ao final da aula solicitar aos alunos que registrem as respostas aos seguintes questionamentos:

  • Quais os movimentos que vocês consideraram ser de mais fácil execução?
  • Houve diferença na execução de movimentos entre as mulheres e os homens? Se sim, quais diferenças?
  • Houve diferença na execução dos movimentos entre os alunos mais baixos e os mais altos?

Atividade 3 – Ginástica Artística – Mitos e verdades 

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em dois momentos

Momento 1

Recursos: Sala de aula ou sala de vídeo

Duração: 40 minutos

Descrição:

Objetivo Geral

- Verificar os mitos e as verdades sobre a estatura dos praticantes de GA.

Leitura de apoio para o professor: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1289 (acesso em 20/05/2012).

Com as questões das atividades 1 e 2 em mãos, verificar as observações dos alunos. Trazer para o grupo a discussão sobre o mito da baixa estatura na Ginástica Artística. Apresentar aos alunos os vídeos da atleta Daiane dos Santos (1,46 metros) e solicitar que observem a velocidade de seus movimentos.

Vídeo Daiane dos Santos (tempo 3:07) disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=txgDluTyLT4&feature=related (acesso em 20/05/2012).

Usando a leitura de apoio para o professor, trazer discussões para os alunos relacionados às questões genéticas que deverá ser reforçada com a aula de Biologia: "Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico", disponível no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40307 (acesso em 20/05/2012) e aula "DNA e Hereditariedade - Árvore Genealógica", disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10428 (acesso em 20/05/2012).

Após as reflexões dos grupos fazer os esclarecimentos de que a Ginástica Artística não prejudica o crescimento (acesso em 20/05/2012).

Mostrar ainda que algumas atletas, mesmo com estatura acima da média, conseguem se tornar atletas de alto rendimento e conquistam excelentes resultados, como por exemplo, Svetlana Khourkina (1,64 m), russa campeã e atleta olímpica. Vídeo de Svetlana Khourkina, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=yww2b_iGjLs (acesso em 20/05/2012).

Momento 2 

Recursos: Sala de aula

Duração: 10 minutos

Descrição:

Pedir aos alunos que reflitam sobre os temas e discussões realizadas e registrem, em seus cadernos, o que mais lhe chamou atenção sobre o tema proposto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

REFERÊNCIAS

CALDERONE, G.; LEGLISE, M.; GIAMPIETRO, M.; BERLUTTI, G. Anthropometric measurements, body composition, biological maturation and growth predictions in young female gymnasts of high agonistic level. J. Sports Med, v. 26, n.3, p. 263-273, 1986.

BOMPA, T.O. Periodização. Teoria e Metodologia do Treinamento. São Paulo: Phorte, 2002.

FERREIRA FILHO, R. A.; NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Ginástica artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2006, 5(2):21-31

LINKS E VÍDEOS

A Ginástica Artística não prejudica o crescimento. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=5968 (acesso em 20/05/2012).

Vídeo de Svetlana Khorkina: http://www.youtube.com/watch?v=yww2b_iGjLs (acesso 20/05/2012).

Vídeo Daiane dos Santos (tempo 3:07). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=txgDluTyLT4&feature=related (acesso em 20/05/2012).

Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40307 (acesso 20/05/2012).

DNA e Hereditariedade - Árvore Genealógica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10428 (acesso 20/05/2012).

Coleções Ginásticas Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129. Aulas: de 23 a 27. (Acessos em 20/05/2012).

As provas de Ginástica Artística: solo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281 (acesso em 20/05/2012).

A Ginástica no nosso dia-a-dia. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7752 (acesso em 20/05/2012).

Rolamento à frente: Disponível em: "Coleções Ginásticas” (aula 21) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10856 (acesso em 20/05/2012).

Parada de mãos: Disponível em: “Coleções Ginásticas” (aula 18) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18574 (acesso em 20/05/2012).

Estrela: Disponível em: "Coleções Ginásticas” (aula 23) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10240 (acesso em 20/05/2012).

Mortal à frente: Disponível em: https://sites.google.com/site/edfisica8c/a-ginastica-de-aparelhos/minitrampolim (acesso em 20/05/2012).

As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25290 (acesso em 20/05/2012).

Leitura de apoio para o professor:

Ginástica Artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1289 (acesso em 20/05/2012).

Avaliação

A avaliação será processada no decorrer das atividades propostas. 

Em um primeiro momento a avaliação se dará nas atividades práticas: verificar o envolvimento nas atividades, a socialização, o envolvimento com o grupo. 

Posteriormente, a avaliação acontecerá a partir do envolvimento dos alunos nas respostas das questões das atividades 1 e 2 descritas: 

  • Quais os movimentos que vocês consideraram ser de mais fácil execução?
  • Houve diferença na execução de movimentos entre as mulheres e os homens? Se sim, quais diferenças?
  • Houve diferença na execução dos movimentos entre os alunos mais baixos e os mais altos?

Na atividade 3 a avaliação se dará através da observação do envolvimento dos alunos nas discussões e reflexões previstas para a aula e as respostas às questões levantadas pelo professor. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.