Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Tipologia textual: narração

 

06/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é fazer um estudo sobre as características da tipologia narrativa e como essas são apresentadas nos mais variados gêneros. Para isso, nas aulas iniciais os alunos criarão hipóteses sobre o conceito de narração e os elementos que compõem esse tipo de texto a partir de contação de histórias e leitura de textos diversos. Nas aulas seguintes, aprofunda-se o estudo dos elementos da narrativa por meio de atividades diversificadas e uso de recursos variados que possibilitam uma aprendizagem prazerosa do aluno. Além disso, as aulas apresentam textos de gêneros de tipologia narrativa: conto, história em quadrinhos, fábula, poema.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

narração, elementos da narrativa, gêneros narrativos, narrador

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de Aulas da Coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 Elementos da narrativa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

1) Identificar os elementos que compõem a narrativa; 2) utilizar os elementos da narrativa na produção textual.

22/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11714 acessos

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Os Elementos da Narrativa no Teatro de Sombras

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas, utilizando os elementos da narrativa. Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, ve...

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5658 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 A personagem no texto narrativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer o elemento personagem como uma das partes essenciais da narrativa; perceber a complexidade e as diferenças existentes entre os tipos de personagem; analisar o papel das personagens – principais e secundárias - em histórias lidas; criar uma personagem protagonista de...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10596 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 O tempo no texto narrativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer o elemento tempo como uma das partes essenciais da narrativa; estabelecer distinção entre tempo cronológico - fatos apresentados na ordem dos acontecimentos -  e psicológico - tempo pertencente ao mundo interior do personagem.

18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13688 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 O enredo na narrativa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 identificar a estrutura do enredo: introdução, complicação, clímax e desfecho;  reconhecer e identificar as partes que constituem um enredo;  produzir um texto narrativo, a partir de um conflito apresentado, tomando como base a noção de enredo e suas partes.

18/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17077 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 Narração: tipos de discurso

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer os tipos de discurso das personagens em um texto narrativo: direto e indireto; relacionar a escolha do discurso direto ou indireto à perspectiva de locução assumida pelo narrador; reconhecer as variações de sentido decorrentes do tipo de discurso escolhido para apre...

21/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21772 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Pontos de vista: o narrador em primeira e terceira pessoas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Diferenciar narrativa em primeira e terceira pessoas; analisar textos com diferentes tipos de narradores; analisar a diferença estabelecida quando há a mudança do foco narrativo.

07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7033 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Foco Narrativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer as diferentes perspectivas adotadas pelo narrador (foco narrativo) ao contar uma história; observar as diferenças de sentido que podem ocorrer numa narrativa decorrentes da posição do narrador na história e do seu ponto de vista; conhecer a perspectiva narrativa em hi...

21/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8977 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 Conto: um gênero da ordem do narrar

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

utilização do laboratório de informática e sala de vídeo; atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos; utilização de imagens,  textos e vídeos veiculados na internet.

18/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10759 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 A poesia de cordel: aprendendo a fazer narrativas em versos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel; conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel; desenvolver pesquisas e debates acerca das características regionais (região dos alunos); desenvolver a produção de te...

19/04/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 28126 acessos

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Narrar... uma tradição humana.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas... ); - identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim); - identificar a diferença entre discurso dir...

14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4443 acessos

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6244 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.