06/05/2011
O objetivo desta coleção é fazer um estudo sobre as características da tipologia narrativa e como essas são apresentadas nos mais variados gêneros. Para isso, nas aulas iniciais os alunos criarão hipóteses sobre o conceito de narração e os elementos que compõem esse tipo de texto a partir de contação de histórias e leitura de textos diversos. Nas aulas seguintes, aprofunda-se o estudo dos elementos da narrativa por meio de atividades diversificadas e uso de recursos variados que possibilitam uma aprendizagem prazerosa do aluno. Além disso, as aulas apresentam textos de gêneros de tipologia narrativa: conto, história em quadrinhos, fábula, poema.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
narração, elementos da narrativa, gêneros narrativos, narrador
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Elementos da narrativa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa 1) Identificar os elementos que compõem a narrativa; 2) utilizar os elementos da narrativa na produção textual. 22/06/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 59517 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Os Elementos da Narrativa no Teatro de Sombras
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas, utilizando os elementos da narrativa. Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, ve... 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 14728 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
A personagem no texto narrativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer o elemento personagem como uma das partes essenciais da narrativa; perceber a complexidade e as diferenças existentes entre os tipos de personagem; analisar o papel das personagens – principais e secundárias - em histórias lidas; criar uma personagem protagonista de... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26195 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
O tempo no texto narrativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer o elemento tempo como uma das partes essenciais da narrativa; estabelecer distinção entre tempo cronológico - fatos apresentados na ordem dos acontecimentos - e psicológico - tempo pertencente ao mundo interior do personagem. 18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 31303 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
O enredo na narrativa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa identificar a estrutura do enredo: introdução, complicação, clímax e desfecho; reconhecer e identificar as partes que constituem um enredo; produzir um texto narrativo, a partir de um conflito apresentado, tomando como base a noção de enredo e suas partes. 18/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 51906 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
Narração: tipos de discurso
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer os tipos de discurso das personagens em um texto narrativo: direto e indireto; relacionar a escolha do discurso direto ou indireto à perspectiva de locução assumida pelo narrador; reconhecer as variações de sentido decorrentes do tipo de discurso escolhido para apre... 21/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 54428 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Pontos de vista: o narrador em primeira e terceira pessoas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Diferenciar narrativa em primeira e terceira pessoas; analisar textos com diferentes tipos de narradores; analisar a diferença estabelecida quando há a mudança do foco narrativo. 07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18845 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Foco Narrativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer as diferentes perspectivas adotadas pelo narrador (foco narrativo) ao contar uma história; observar as diferenças de sentido que podem ocorrer numa narrativa decorrentes da posição do narrador na história e do seu ponto de vista; conhecer a perspectiva narrativa em hi... 21/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23315 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Conto: um gênero da ordem do narrar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa utilização do laboratório de informática e sala de vídeo; atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos; utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na internet. 18/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 33515 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
A poesia de cordel: aprendendo a fazer narrativas em versos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel; conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel; desenvolver pesquisas e debates acerca das características regionais (região dos alunos); desenvolver a produção de te... 19/04/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 100286 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Narrar... uma tradição humana.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas... ); - identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim); - identificar a diferença entre discurso dir... 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19945 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 14463 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!