Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O que é uma instalação artística e como ela se processa?

 

29/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é composta por aulas sobre Instalação – linguagem artística da Arte Contemporânea que promove o diálogo entre a obra, o espaço e o espectador. A seleção destas aulas objetiva a apresentação de possibilidades construcionais em Artes Visuais, tendo a instalação como meio expressivo e enfoque nos processos criativos de pintura, fotografia, computação gráfica, assemblage, recorte e colagem. A aula 01 propõe reflexões a partir de um referencial teórico sobre instalação e artistas que trabalham com esta linguagem artística, como Agueda Dicancro, Gonzalo Diáz, Aninha Duarte, Rosa Velasco, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Meschac Gaba, Carmela Gross, Nadin Ospina e Marta Minujin; A aula 02 propõe um olhar diferenciado para a obra de arte enquanto projeto relacional – um banquete urbano a partir da poética de Maurício Bentes, para ser apreciado e comido, contemplando estudos interdisciplinares como preservação do meio ambiente, localização espaço-tempo, equilíbrio, arquitetura urbana; A aula 03 trabalha a tridimensionalidade a partir dos bichos de Lygia Clark e desperta para a sensorialidade; As aulas 04, 05, 06 e 07 se caracterizam por instalações aéreas e a sua importância na arte contemporânea, permitindo a apreciação e a fruição de obras dos artistas Élcio Rossini, Tunga, Calder e João Virmondes; A aula número 08 propõe a criação de pintura, recorte e assemblage a partir da observação de uma instalação com roupas no varal para se discutir a questão da escassez de água e como se lava roupas nas regiões pobres e ribeirinhas; As aulas 09 e 10 mostram possibilidades de criações coletivas com instalações artísticas na escola – a primeira com enfoque em silhueta urbana e a segunda, em silhueta corporal, destacando obras de Celso Antônio de Menezes, Vicente do Rego Monteiro, Antônio Gomide, Cândido Portinari e Jonathan Borofsky, para leitura e apreciação de imagens de obras enquanto texto visual; A aula 11 apresenta uma vídeo instalação com caráter interdisciplinar (artes e ciências) em um programa de iniciação científica, propondo estudos sobre plantio, reflorestamento, aplicação e comercialização de eucalipto e o aproveitamento da madeira como suporte para a produção artística das artistas Soraia Lelis e Beatriz Rauscher, bem como na criação coletiva dos alunos pesquisadores. O conjunto de aulas enquanto referencial metodológico traz possibilidades de trabalho com instalações artísticas no contexto escolar, encorajando os educadores a refletirem com seus alunos sobre a arte contemporânea e os seus desdobramentos.

Autoria

Soraia Cristina Cardoso Lelis - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

Instalação, arte contemporânea, leitura de imagem, móbile, vídeo-instalação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Lista de Aulas da Coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

 Conhecer/formar um repertório da produção poética visual na linguagem contemporânea da instalação;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das instalaçõ...

15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25119 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

2 INSTALAÇÃO COMESTÍVEL

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer artistas que trabalham com a linguagem da arte efêmera; • Elaborar uma instalação, a partir de produtos comestíveis; • Trabalhar em grupo.

19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4565 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

3 Obras de Lygia Clark e o espaço do mundo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Sobre as obras de artes que visam aproximação diferente com o espaço de mundo; Como o espectador se relaciona com esta nova proposta; A importância da obra de Lygia Clark dentro desta nova perspectiva de obra de arte e para a arte brasileira; Propor trabalhos de dobraduras emb...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5321 acessos

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

4 ARTE CONTEMPORÂNEA - A leveza de ÉLCIO ROSSINI na obra Infláveis

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer uma produção poética visual de Élcio Rossini na linguagem da instalação/performance;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagem de obra;  Produzir plasticamente no contexto das instalações com desdobramento em performance, à luz do referencial teórico-plás...

15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4022 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

5 ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - TUNGA intenso em True Rouge

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer uma produção poética visual de Tunga na linguagem da instalação;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do referencial ...

15/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5058 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

6 ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a produção poética visual de Alexander Calder na linguagem dos móbiles, também conhecidos como esculturas móveis;  Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das in...

15/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9652 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

7 ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - AS JANELAS DE JOAO VIRMONDES

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer uma produção poética visual de João Virmondes na linguagem da instalação;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do ref...

15/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5997 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

8 Assemblagens e pinturas – uma instalação histórico/social

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Fazer desenhos de observação de um varal de roupas estendido na sala de aula; Pesquisar em livros de história ou na internet sobre a evolução histórica do processo de lavagem de roupa; Tecer um paralelo entre os meios de lavagem de roupas nos diferentes estados brasileiros; Pr...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1568 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

9 Panorama Urbano - Instalação

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Compreender o que vem a ser silhueta urbana; • Participar de uma composição coletiva.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3755 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

10 ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO NA ESTÉTICA DO COTIDIANO ESCOLAR

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Construir individualmente objetos artísticos para composição plástica coletiva;  Trabalhar coletivamente na construção de uma proposta artística na linguagem da instalação;  Aplicar os conhecimentos teórico-plásticos acerca da arte contemporânea.

15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13153 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

11 VÍDEO INSTALAÇÃO: PRODUÇÃO POÉTICA COM MADEIRA DE EUCALIPTO

Ensino Fundamental Final | Artes

§  Investigar o cultivo do eucalipto, descobrir os derivados dessa cultura e perceber os seus impactos na preservação do meio ambiente; §  Buscar a madeira de reflorestamento enquanto meio/suporte para a criação de trabalhos plásticos, bem como, pesquisar artistas que trabalha...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2467 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4697 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.