Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


História em quadrinhos

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção propõe um trabalho com história em quadrinhos por meio de uma sequência de aulas que proporcionará ao aluno um conhecimento amplo desse gênero textual, desde as suas características até a produção de textos. A história em quadrinhos, por mesclar a linguagem verbal e não-verbal, possibilita a aprendizagem da narrativa por meio de recursos próprios do gênero: balões, onomatopéias e símbolos. A coleção apresenta aulas que tratam das características da história em quadrinhos, surgimento, propostas de produção textual, além do trabalho com relação aos tipos de linguagem e o gênero fotonovela. As atividades são diversificadas, centradas no aluno e apresentam recursos variados de áudio, vídeo e ferramentas da Internet. Além disso, é um gênero que agrada bastante às crianças e aos adolescentes.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

gênero textual, linguagem verbal e não-verbal, história em quadrinhos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Linguagem verbal, não-verbal e mista

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer a dinamicidade da linguagem; diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista; reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos”

27/10/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 132225 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 O que é história em quadrinhos?

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Manusear gibis e levantar, preliminar e intuitivamente, características recorrentes no gênero história em quadrinhos; conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento; conhecer os personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis; difere...

04/05/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 129510 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 (RE)CRIANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da...

29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 33957 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 História em quadrinhos e narrativa: dois gêneros em diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler um texto narrativo com desenvoltura. Interpretar um texto narrativo correlacionando-o com uma história em quadrinhos. Reconhecer a estrutura do gênero História em Quadrinhos através de atividades relacionadas.

18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34556 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

5 A HISTÓRIA EM QUADRINHOS E SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa. • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.  • Dominar o mecanismo e os re...

12/01/2011 Quatro estrelas 23 comentário(s) 326121 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Interjeição e Onomatopeia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias

30/11/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 133412 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Leitura e produção de tiras

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer  a tira como gênero: estrutura e função; conhecer a estrutura composicional e temática da tira; reconhecer e identificar as características da linguagem das histórias em quadrinhos; produzir tiras, considerando as especificidades do gênero.

19/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 42363 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação

Ensino Fundamental Final | Artes

Incentivar o hábito da leitura de literaturas em quadrinhos ou não. Estudar as origens e a evolução das histórias em quadrinhos (HQs) Conhecer as diferentes formas de se produzir HQs e as tendências que acompanham países distintos. Produzir HQS com materiais simples de forma a...

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6764 acesso(s)

Frederico Marcelo Crochet

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

9 Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Fazer levantamento de características físicas e psicológicas para a criação de personagens; fazer levantamento de enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos; criar personagens e enredo para a produção da história; produzir uma história em quadrinhos.

04/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 29879 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 Uma abordagem virtual: produção de histórias em quadrinhos em blogs

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: Conhecer e problematizar a escrita em suporte virtual. Analisar e compreender os processos de transposição de um gênero para suportes distintos. Interagir com recursos multimídia. Refletir sobre a pertinência de sua interferênci...

18/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14050 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 Gênero: Fotonovela

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer e identificar as características desse gênero praticamente extinto; pesquisar a respeito da popularidade das fotonovelas; criar uma fotonovela que apresente as características estudadas.

14/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 26398 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 A estrutura composicional do gênero Fotonovela

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Elaborar uma narrativa com imagem e texto, contendo os elementos que compõem uma fotonovela. Apresentar e analisar os tipos de personagem como um elemento essencial da narrativa. Diferenciar discurso direto de indireto e conhecer as características de cada um deles. Desenvolve...

29/08/2010 Duas estrelas 2 comentário(s) 20656 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10697 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.