06/04/2011
Esta coleção propõe um trabalho com história em quadrinhos por meio de uma sequência de aulas que proporcionará ao aluno um conhecimento amplo desse gênero textual, desde as suas características até a produção de textos. A história em quadrinhos, por mesclar a linguagem verbal e não-verbal, possibilita a aprendizagem da narrativa por meio de recursos próprios do gênero: balões, onomatopéias e símbolos. A coleção apresenta aulas que tratam das características da história em quadrinhos, surgimento, propostas de produção textual, além do trabalho com relação aos tipos de linguagem e o gênero fotonovela. As atividades são diversificadas, centradas no aluno e apresentam recursos variados de áudio, vídeo e ferramentas da Internet. Além disso, é um gênero que agrada bastante às crianças e aos adolescentes.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
gênero textual, linguagem verbal e não-verbal, história em quadrinhos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Linguagem verbal, não-verbal e mista
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer a dinamicidade da linguagem; diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista; reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos” 27/10/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 132225 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
O que é história em quadrinhos?
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Manusear gibis e levantar, preliminar e intuitivamente, características recorrentes no gênero história em quadrinhos; conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento; conhecer os personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis; difere... 04/05/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 129510 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
(RE)CRIANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da... 29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 33957 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
História em quadrinhos e narrativa: dois gêneros em diálogo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler um texto narrativo com desenvoltura. Interpretar um texto narrativo correlacionando-o com uma história em quadrinhos. Reconhecer a estrutura do gênero História em Quadrinhos através de atividades relacionadas. 18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34556 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
5 |
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS E SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa. • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário. • Dominar o mecanismo e os re... 12/01/2011 Quatro estrelas 23 comentário(s) 326121 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Interjeição e Onomatopeia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias 30/11/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 133412 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Leitura e produção de tiras
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer a tira como gênero: estrutura e função; conhecer a estrutura composicional e temática da tira; reconhecer e identificar as características da linguagem das histórias em quadrinhos; produzir tiras, considerando as especificidades do gênero. 19/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 42363 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação
Ensino Fundamental Final | Artes Incentivar o hábito da leitura de literaturas em quadrinhos ou não. Estudar as origens e a evolução das histórias em quadrinhos (HQs) Conhecer as diferentes formas de se produzir HQs e as tendências que acompanham países distintos. Produzir HQS com materiais simples de forma a... 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6764 acesso(s) |
Frederico Marcelo Crochet COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
9 |
Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Fazer levantamento de características físicas e psicológicas para a criação de personagens; fazer levantamento de enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos; criar personagens e enredo para a produção da história; produzir uma história em quadrinhos. 04/05/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 29879 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
Uma abordagem virtual: produção de histórias em quadrinhos em blogs
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: Conhecer e problematizar a escrita em suporte virtual. Analisar e compreender os processos de transposição de um gênero para suportes distintos. Interagir com recursos multimídia. Refletir sobre a pertinência de sua interferênci... 18/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14050 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
Gênero: Fotonovela
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer e identificar as características desse gênero praticamente extinto; pesquisar a respeito da popularidade das fotonovelas; criar uma fotonovela que apresente as características estudadas. 14/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 26398 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
A estrutura composicional do gênero Fotonovela
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Elaborar uma narrativa com imagem e texto, contendo os elementos que compõem uma fotonovela. Apresentar e analisar os tipos de personagem como um elemento essencial da narrativa. Diferenciar discurso direto de indireto e conhecer as características de cada um deles. Desenvolve... 29/08/2010 Duas estrelas 2 comentário(s) 20656 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 10697 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!