29/08/2011
Esta coleção de aulas permite às crianças a construção de conhecimentos relativos às formas geométricas, bem como o estabelecimento de relações com outras áreas do conhecimento, a partir da observação e exploração dos objetos de seu entorno. A aula de número um propõe a vivência e construção de um jogo de boliches, explorando as formas presentes nos materiais utilizados; a experimentação sensorial dessas formas poderá ser trabalhada com a aula de número 2; as aulas de número 3 e 4 propõem a apreciação de formas geométricas em obras de arte e a realização de releituras pelas crianças; as aulas de número 5 a 10 possibilitam às crianças brincar e explorar as formas planas com blocos lógicos e outros objetos tridimensionais. A apropriação pelas crianças dos atributos das figuras geométricas é trabalhada na aula de número 11 e a aula 12 permite-lhes conhecer o tangran, a história da sua criação, brincar com suas peças, criando e recriando formas e objetos.
Maria de Fátima Araújo - ASSOCIACAO DE PROTECAO A MATERNIDADE E INFANCIA - PR
formas geométricas, figuras planas, tangran
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Vamos jogar boliche das formas geométricas?
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Associar as formas geométricas a objetos do dia-a-dia; Construir um jogo de boliche com formas geométricas; Adquirir noções matemáticas como direita-esquerda, cheio-vazio, largo-estreito e leve-pesado. 14/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13030 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
2 |
FORMAS GEOMÉTRICAS - conhecimento sensorial.
Educação Infantil | Matemática Explorar figuras geométricas e reconhecer as formas por intermédio do toque e da sensação. 02/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12874 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Geometria com Tarsila do Amaral
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral; Identificar, e diferenciar figuras geométricas; Apreciar obras de artes fazendo releitura; Expressar-se através da música. 16/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 62934 acesso(s) |
Maria Amelia Alves Ridolfe Ribeiro EEEFM - LIONS SEBASTIAO PAIVA VIDAURRE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Matemática |
4 |
GEOMETRIA: fazendo arte com as formas geométricas
Educação Infantil | Matemática Apreciar formas geométricas em obras de arte; desenvolver o gosto estético; realizar releitura de obra de arte. 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37690 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
“As formas geométricas planas”.
Educação Infantil | Matemática Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos (lápis triangular), quadros, etc. Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática; Reconhecer as formas geométricas e identificar as diferenças e semelhanças entre e... 26/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 49015 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
GEOMETRIA: brincando com os blocos lógicos
Educação Infantil | Matemática Identificar formas geométricas; criar objetos com peças dos blocos lógicos; registrar através do desenho. 20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7851 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
CONE: objeto de conhecimento.
Educação Infantil | Matemática Compreender que o cone é um sólido geométrico; aprender a desmontar e remontar e desenvolver a habilidade de desenhá-lo. 20/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 8020 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
POLIEDROS: vivências de planificação
Educação Infantil | Matemática Analisar o todo e as partes; Identificar o paralelepípedo pelas suas características; Procurar nos objetos as características dos paralelepípedos e dos cubos; Transforrmar sólidos geométricos em figuras planas; Transformar figuras planas em sólidos geométricos; Aprender a cort... 19/10/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 6718 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
AS FORMAS GEOMETRICAS: é brincando que se aprende.
Educação Infantil | Matemática Aprender a destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-las para buscar as propriedades comuns. 04/09/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 30922 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
Conhecendo formas geométricas na educação infantil: o triângulo.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática • Ampliar seu repertório musical; • Conhecer uma forma geométrica (triângulo); • Desenvolver a leitura e a escrita. 15/02/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 39153 acesso(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
DESCREVER OS ATRIBUTOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: uma linguagem infantil
Educação Infantil | Matemática Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas. 18/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12446 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Geometria: criando com TANGRAN
Educação Infantil | Matemática Desenvolver a habilidade de ouvir história; criar objetos a partir do TANGRAN; registrar através do desenho. 20/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8010 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 10559 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!