20/09/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas em que as crianças possam desenvolver estratégias mentais usando as operações de adição e subtração a partir das relações de compra e venda, com base no Sistema Monetário Brasileiro. Para tanto, siga as orientações propostas na coleção, escolhendo na sequência didática, as atividades que melhor se adaptem a sua sala de aula. Considere as estratégias usadas, os objetivos e conteúdos definidos, pois permitem a criança vivenciar de forma significativa e contextualizada as ações que envolvem a adição e subtração, tais como: juntar, acrescentar, agrupar, tirar e comparar. Todas as aulas da coleção abordam situações sequenciadas e diversificadas em que as crianças terão a possibilidade de operar com a adição e subtração, lançando mão de diferentes estratégias, seja através do cálculo mental e registro numérico.
Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
adição, subtração, sistema monetário brasileiro, relações de compra e venda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O DINHEIRO E A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PERFEITA
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer os valores das cédulas e moedas; Realizar trocas entre as cédulas e moedas com valores estabelecidos; Realizar situações-problemas; Trabalhar a adição e subtração. 22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25025 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
O Dinheiro em Situações de Aprendizagem do Número
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Vivenciar situações de trocas para compreender o valor do dinheiro; Efetuar contagem das cédulas considerando o valor que representam. 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11426 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
OS SÍMBOLOS E AS CÉDULAS
Educação Infantil | Matemática Conhecer o significado dos símbolos do dinheiro usados no Brasil. Perceber o processo de fabricação do dinheiro. 25/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 30370 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Educação Infantil | Matemática Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro. Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete. Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado. 25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 126688 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ... 14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 242855 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a organização de uma feira de frutas; Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira; Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias; Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l... 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19411 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Gastar sem pensar? Pensar para comprar?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo. ◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra. 20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4897 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Compra e Venda
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Realizar pesquisa de preço em diferentes encartes de supermercado; - Fazer compras de produtos utilizando notas e moedas; - Resolver situações de compra e troco. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7146 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
O CHEQUE COMO DINHEIRO
Educação Infantil | Matemática Perceber o cheque como dinheiro. Aprender como se usa o cheque. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19178 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
Sistema monetário: discutindo a economia
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver racioc... 23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5883 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Quem quer comprar a prestação, sem juros e sem tostão?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática OBJETIVOS: IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL; IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; 02/12/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6646 acesso(s) |
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 9995 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!