07/04/2011
Essa coleção aborda o tema cultura indígena e permite ao professor/aluno aprofundar conhecimentos sobre a organização dos povos indígenas no Brasil, aspectos culturais e econômicos e as contribuições desses povos para a identidade dos brasileiros. Atividades propostas nas aulas 1 a 4 são abordados de forma interdisciplinar à aspectos relacionados a história e cultura. Nas aulas 5 a 11 apresenta-se o legado cultural dos povos indígenas do Brasil, seus costumes, as produções artesanais, pintura, literatura, atividades lúdicas, ritos e crenças.
MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA ANDRADE - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
cultura indígena, artes, costumes indígenas, produções indígenas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Índios, quem são eles?
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Os alunos poderão aprender com estas aulas sobre o índio, sua forma de vida e, sobretudo, fazer reflexões sobre a importância da Pluralidade Cultural e do respeito a esta pluralidade. 01/04/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 78371 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
2 |
POPULAÇÕES DAS FLORESTAS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Entender que os índios são os habitantes originais da floresta; Tomar conhecimento de que muitas famílias de agricultores e seringueiros vivem na floresta e enfrentam dificuldades e conflitos com os grandes proprietários de terra; Ficar ciente das lendas que fazem parte da... 26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10156 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios; Relacionar as localidades com as diferentes tribos. 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 31953 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
4 |
ATIVIDADE PRIMITIVA DOS POVOS INDIGENAS NAS TERRAS BRASILEIRAS
Ensino Fundamental Inicial | História Identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; Relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra. 01/10/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 12993 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
ARTE INDÍGENA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Valorizar os rituais indígenas. Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística. 02/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20548 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
ARTE PLUMÁRIA
Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer as características da arte plumária. Conhecer a origem dos materiais utilizados em sua confecção. Compreender a função da arte plumária na cultura indígena. 14/09/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 18836 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Grafismos indígenas: trabalhando com texturas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, vasos cerâmicos e outros objetos. Distinguir o conceito de textura visual de textura tátil na arte Criar padrões gráficos com texturas visuais inspiradas na produção indígena. 15/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 78863 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
8 |
Brinquedos e Brincadeiras Indígenas
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Brinquedos e brincadeiras indígenas Conhecer e valorizar as brincadeiras de origem indígena. Compreender e respeitar as regras das brincadeiras. Confeccionar brinquedos. Ler e interpretar textos e imagens. 27/08/2010 Quatro estrelas 23 comentário(s) 335158 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina; Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28665 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
10 |
Lutas Indígenas
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica. 26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 92352 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Elementos matemáticos por trás da arte guarani
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Reconhecer os elementos da geometria e do cálculo utilizados na elaboração da cestaria e das pinturas na arte guarani. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14889 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 16195 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!