07/04/2011
Nesta coleção estão reunidas 14 aulas que abordam diferentes assuntos relacionados ao estudo do ar. Sua existência e composição estão descritas nas aulas 1 e 2, nas aulas 3 e 4 é abordada a formação dos ventos. Propriedades do ar, pipas, paraquedas e aviões que se movem no ar presentes nas aulas 5 a 7; noções de meteorologia foram abordadas nas aulas 8 a 12; e nas aulas 13 e 14 a qualidade do ar e saúde foram trabalhadas. As atividades desenvolvidas nas diferentes aulas envolvem: experimentações, observação, textos informativos, atividades lúdicas, vídeos e uso da internet entre outras. As aulas estão adequadas aos alunos do Ensino Fundamental, primeiro e segundo ciclos.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
ar,ventos, propriedades do ar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS: O AR É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O que o aluno poderá aprender com esta aula: Ler pequenos textos investigando sobre a importância da pressão do ar. Desenvolver habilidade escrita e oralidade a partir de experimentações e discussão coletiva. Expressar de forma crítica a partir do conhecimento adquirido. El... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9050 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
ATMOSFERA - SEM AR NÃO DÁ!!!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais O aluno poderá aprender qual a constituição da atmosfera e porque esta constituição é tão importante para a manutenção da vida em nosso planeta. 25/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17967 acesso(s) |
Equipe Biologia UFSCar |
3 |
O que faz o ar movimentar?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais . Perceber que o ar se movimenta; . Compreender a origem dos ventos. 16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 31616 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Ventos: diferentes tipos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Médio | Geografia Identificar características de diferentes tipos de vento Conhecer possibilidades de utilização do vento como forma de energia Reconhecer a importância do vento para o homem 01/10/2010 Cinco estrelas 10 comentário(s) 157388 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
5 |
Pipas no ar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Explicar como o ar se movimenta; Relacionar empinar pipas às propriedades do ar; Relacionar o movimento do ar às formações das nuvens; Relacionar a temperatura do ar à formação dos ventos. Relacionar a velocidade dos ventos às épocas do ano; Reconhecer o uso das pipas como i... 17/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 45096 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
A invenção do avião
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a história de vida de Santos Dumont ao invento do avião; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica; Relacionar a pressão e a resistência do ar ao vôo dos aviões. 17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14810 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Como funcionam os paraquedas:investigando as propriedades do ar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer que o ar exerce pressão e oferece resistência; Relacionar a pressão do ar ao funcionamento dos paraquedas; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica. 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40934 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Medindo a pressão atmosférica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Montar um barômetro para investigar como o ar exerce pressão sobre os corpos. Entender o funcionamento de um barômetro. Identificar alguns recursos tecnológicos que utilizam a pressão do ar. Identificar o conceito de pressão atmosférica. Desenvolver a leitura de textos científ... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22267 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Pressão Atmosférica , me ajuda a tomar refrigerante?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Enteder que o ar, que nos rodeia, exerce uma pressão sobre todos os corpos nele imerso. Compreender que sem a pressão atmosférica não é possível tomar um refrigerante usando canudinho. Realizar uma simples brincadeira, usando o canudinhos para tomar água e discutir a pressão a... 16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 46599 acesso(s) |
DANIEL RODRIGUES VENTURA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
10 |
Prevendo as chuvas: umidade do ar
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Associar as chuvas à presença de umidade no ar. Identificar como se faz a previsão de chuvas através da umidade do ar. Construir e entender o funcionamento de um higrômetro. Compreender como o ar acumula umidade. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o a... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28039 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
HOJE VAI CHOVER? APRENDENDO COM A PREVISÃO DO TEMPO
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação; Ampliar os conhecimentos sobre vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lug... 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13685 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
12 |
Fazendo previsão do tempo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a formação de nuvens à previsão do tempo. Que existem instrumentos que informam as condições do tempo. 01/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25030 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ... 03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56486 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
14 |
O PERIGO QUE VEM DO AR! / Doenças transmitidas por pernilongos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer as principais doenças que são transmitidas por pernilongos, no Brasil, conhecer medidas preventivas contra as mesmas. 12/05/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46501 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
Sem estrelas 0 classificações - 13472 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!