Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Estudo do ar

 

07/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção estão reunidas 14 aulas que abordam diferentes assuntos relacionados ao estudo do ar. Sua existência e composição estão descritas nas aulas 1 e 2, nas aulas 3 e 4 é abordada a formação dos ventos. Propriedades do ar, pipas, paraquedas e aviões que se movem no ar presentes nas aulas 5 a 7; noções de meteorologia foram abordadas nas aulas 8 a 12; e nas aulas 13 e 14 a qualidade do ar e saúde foram trabalhadas. As atividades desenvolvidas nas diferentes aulas envolvem: experimentações, observação, textos informativos, atividades lúdicas, vídeos e uso da internet entre outras. As aulas estão adequadas aos alunos do Ensino Fundamental, primeiro e segundo ciclos.

Autoria

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

ar,ventos, propriedades do ar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS: O AR É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O que o aluno poderá aprender com esta aula:    Ler pequenos textos investigando sobre a importância da pressão do ar. Desenvolver habilidade escrita e oralidade a partir de experimentações e discussão coletiva. Expressar de forma crítica a partir do conhecimento adquirido. El...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9050 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 ATMOSFERA - SEM AR NÃO DÁ!!!

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

O aluno poderá aprender qual a constituição da atmosfera e porque esta constituição é tão importante para a manutenção da vida em nosso planeta.

25/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17967 acesso(s)

Equipe

Biologia UFSCar

3 O que faz o ar movimentar?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

. Perceber que o ar se movimenta; . Compreender a origem dos ventos.

16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 31616 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Ventos: diferentes tipos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Médio | Geografia

Identificar características de diferentes tipos de vento Conhecer possibilidades de utilização do vento como forma de energia Reconhecer a importância do vento para o homem

01/10/2010 Cinco estrelas 10 comentário(s) 157388 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

5 Pipas no ar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Explicar como o ar se movimenta; Relacionar empinar pipas às propriedades do ar; Relacionar o movimento do ar às formações das nuvens; Relacionar a temperatura do ar à formação dos ventos.   Relacionar a velocidade dos ventos às épocas do ano; Reconhecer o uso das pipas como i...

17/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 45096 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 A invenção do avião

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar a história de vida de Santos Dumont ao invento do avião; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica; Relacionar a pressão e a resistência do ar ao vôo dos aviões.

17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14810 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Como funcionam os paraquedas:investigando as propriedades do ar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer que o ar exerce pressão e oferece resistência; Relacionar a pressão do ar ao funcionamento dos paraquedas; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica.

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40934 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Medindo a pressão atmosférica

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Montar um barômetro para investigar como o ar exerce pressão sobre os corpos. Entender o funcionamento de um barômetro. Identificar alguns recursos tecnológicos que utilizam a pressão do ar. Identificar o conceito de pressão atmosférica. Desenvolver a leitura de textos científ...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22267 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Pressão Atmosférica , me ajuda a tomar refrigerante?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Enteder que o ar, que nos rodeia, exerce uma pressão sobre todos os corpos nele imerso. Compreender que sem a pressão atmosférica não é possível tomar um refrigerante usando canudinho. Realizar uma simples brincadeira, usando o canudinhos para tomar água e discutir a pressão a...

16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 46599 acesso(s)

DANIEL RODRIGUES VENTURA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

10 Prevendo as chuvas: umidade do ar

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Associar as chuvas à presença de umidade no ar. Identificar como se faz a previsão de chuvas através da umidade do ar. Construir e entender o funcionamento de um higrômetro. Compreender como o ar acumula umidade. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o a...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28039 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 HOJE VAI CHOVER? APRENDENDO COM A PREVISÃO DO TEMPO

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;   Ampliar os conhecimentos sobre vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lug...

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13685 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

12 Fazendo previsão do tempo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar a formação de nuvens à previsão do tempo. Que existem instrumentos que informam as condições do tempo.

01/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25030 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

13 POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ...

03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56486 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 O PERIGO QUE VEM DO AR! / Doenças transmitidas por pernilongos

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecer as principais doenças que são transmitidas por pernilongos, no Brasil, conhecer medidas preventivas contra as mesmas.

12/05/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46501 acesso(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 13472 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.