Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O que caracteriza a fábula e qual é sua origem?

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo principal desta coleção é o de fazer com que os alunos identifiquem as características da fábula e conheçam a origem desse gênero textual. Para isso, as aulas que compõem a coleção apresentam atividades variadas, por meio de recursos diversos, que possibilitam ao aluno ampliar sua habilidade de leitura e interpretação. A aula 1 introduz o gênero e apresenta, de maneira geral, a estrutura da fábula. A aula 2 trata, além da fábula, da parábola e do apólogo, diferenciando-os. A aula 3 traz atividades sobre os grandes nomes das fábulas: La Fontaine e Esopo. As aulas 4 e 5 tratam das características textuais das fábulas. A aula 6 propõe um trabalho de escrita e revisão textual por meio de fábulas. As aulas de 7 a 9 trazem atividades de leitura e produção de fábulas por meio de atividades variadas (grupo, pesquisa, atividades no computador, uso da Internet, uso de vídeos). A aula 10 apresenta uma proposta de dramatização por meio de teatro de fantoches.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

fábula, gênero textual, leitura, dramatização

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Lista de Aulas da Coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Introduzindo o trabalho com fábulas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. Realizar a leitura de uma fábula, identificando as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida numa fábula. Ler e interpretar fábulas, sobre o mesmo tema, recontada de diversas mane...

06/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 11792 acessos

Ana Beatriz Gama da Mota

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Narrativa: a fábula

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Reconhecer a fábula como narrativa inverossímil; conhecer e identificar o aspecto didático da fábula; diferenciar fábula de apólogo e de parábola; ler fábulas e apólogos escritos por Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato e Machado de Assis.       

23/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 14461 acessos

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Os pais das fábulas: texto informativo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar a importância dos escritores para o registro das fábulas. Identificar  a diferença entre um texto narrativo e um texto informativo. Identificar os fatos principais do texto informativo.

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4740 acessos

Miriam Raquel Piazzi Machado

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 FÁBULA E SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte. • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura. •  Conhecer textos...

09/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15099 acessos

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 A raposa e o corvo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar a estrutura narrativa de uma fábula. Reconhecer os elementos que compõem a fábula. Identificar e explicar a moral da história.

31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2312 acessos

Miriam Raquel Piazzi Machado

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7330 acessos

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Interligando textos: FÁBULA X TEXTOS DE IMAGENS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Interpretar uma fábula, através da leitura, identificando as características do gênero. Realizar a comparação entre textos de gêneros diferentes, reconhecendo suas especificidades. Produzir uma moral da história a partir de uma imagem. Elaborar e confeccionar um cartaz com a m...

12/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7948 acessos

Ana Beatriz Gama da Mota

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 FÁBULAS DIVERSAS: correlacionando informações

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler e interpretar fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades. Participar de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as. Elencar características e semelhanças entre fábulas. Dramatizar uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma.

06/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 18909 acessos

Ana Beatriz Gama da Mota

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

9 FÁBULAS COM CORES NACIONAIS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Ler e produzir fábulas.

13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5582 acessos

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Dramatizando fábulas: o teatro de fantoches

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Recontar fábulas por meio do texto dramático; • trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais.

04/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 34207 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1989 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.