25/10/2011
O objetivo principal desta coleção é o de fazer com que os alunos identifiquem as características da fábula e conheçam a origem desse gênero textual. Para isso, as aulas que compõem a coleção apresentam atividades variadas, por meio de recursos diversos, que possibilitam ao aluno ampliar sua habilidade de leitura e interpretação. A aula 1 introduz o gênero e apresenta, de maneira geral, a estrutura da fábula. A aula 2 trata, além da fábula, da parábola e do apólogo, diferenciando-os. A aula 3 traz atividades sobre os grandes nomes das fábulas: La Fontaine e Esopo. As aulas 4 e 5 tratam das características textuais das fábulas. A aula 6 propõe um trabalho de escrita e revisão textual por meio de fábulas. As aulas de 7 a 9 trazem atividades de leitura e produção de fábulas por meio de atividades variadas (grupo, pesquisa, atividades no computador, uso da Internet, uso de vídeos). A aula 10 apresenta uma proposta de dramatização por meio de teatro de fantoches.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
fábula, gênero textual, leitura, dramatização
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Introduzindo o trabalho com fábulas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. Realizar a leitura de uma fábula, identificando as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida numa fábula. Ler e interpretar fábulas, sobre o mesmo tema, recontada de diversas mane... 06/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 55743 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Narrativa: a fábula
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Reconhecer a fábula como narrativa inverossímil; conhecer e identificar o aspecto didático da fábula; diferenciar fábula de apólogo e de parábola; ler fábulas e apólogos escritos por Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato e Machado de Assis. 23/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25495 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Os pais das fábulas: texto informativo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a importância dos escritores para o registro das fábulas. Identificar a diferença entre um texto narrativo e um texto informativo. Identificar os fatos principais do texto informativo. 02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15088 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
FÁBULA E SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte. • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura. • Conhecer textos... 09/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 51790 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
A raposa e o corvo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a estrutura narrativa de uma fábula. Reconhecer os elementos que compõem a fábula. Identificar e explicar a moral da história. 31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17914 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21536 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Interligando textos: FÁBULA X TEXTOS DE IMAGENS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Interpretar uma fábula, através da leitura, identificando as características do gênero. Realizar a comparação entre textos de gêneros diferentes, reconhecendo suas especificidades. Produzir uma moral da história a partir de uma imagem. Elaborar e confeccionar um cartaz com a m... 12/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20191 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
FÁBULAS DIVERSAS: correlacionando informações
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler e interpretar fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades. Participar de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as. Elencar características e semelhanças entre fábulas. Dramatizar uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma. 06/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 39120 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
FÁBULAS COM CORES NACIONAIS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Ler e produzir fábulas. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21108 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Dramatizando fábulas: o teatro de fantoches
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Recontar fábulas por meio do texto dramático; • trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais. 04/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 94385 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 4148 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!