19/12/2011
Essa coleção tem o objetivo de oportunizar aos alunos o conhecimento sobre algumas medidas de autocuidado que favorecem a saúde. Em sua organização buscou-se garantir que as aulas sejam coerentes com um conceito mais amplo de saúde, não restringindo a sua explicação a ausência de doenças, mas relacionando-a ao bem-estar físico, mental e social. Assim, as cinco primeiras aulas abordarão a questão da alimentação, promovendo-se pesquisas sobre os valores nutricionais dos alimentos, bem como, discutindo-se os aspectos socioeconômicos relacionados aos hábitos e condições alimentares. A 6ª aula favorecerá o inicio das discussões sobre o movimento do corpo e a relação com a saúde, contemplando-se na 7ª, 8ª e na 9ª aula questões relacionadas à postura física, ao uso de peso excessivo nas mochilas e à importância da atividade física regular por meio dos jogos e brincadeiras. Na sequência, até a 15ª aula os alunos terão oportunidades para aprofundar informações sobre questões relacionadas à higiene, vermes e parasitas externos. Por fim, os alunos poderão com a 16ª proposta discutir sobre o saneamento básico e o uso de tecnologias para manutenção da saúde, estabelecendo-se relações entre as ações de responsabilidade individual e as ações de responsabilidade pública.
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
autocuidado, saúde
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Alimentação: criando hábitos saudáveis - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Expor oralmente e ou por escrito como é a alimentação da sua família. Entrevistar familiares para coletar dados relativos à alimentação. Contrastar as informações sobre a alimentação da sua família com a da família dos colegas. Listar, com a ajuda do professor, os hábitos alim... 20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 92683 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Amanda viaja pelo país das vitaminas.
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar a importância das vitaminas como nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo humano. Ratificar os princípios de uma alimentação saudável. Reconhecer os diferentes tipos de vitaminas e suas características, assim como a sua contribuição para m... 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21624 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
3 |
Alimentação e Qualidade de Vida - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Pesquisar os hábitos alimentares da turma; Identificar e classificar em adequados ou inadequados os hábitos alimentares dos alunos; Tabular e organizar os dados coletados; Pesquisar os procedimentos e cuidados com os alimentos; Relacionar a alimentação com a qualidade de vida ... 19/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 9851 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Lanche saudável na Escola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Analisar o lanche ofertado na cantina escolar. - Identificar a importância de uma alimentação saudável. - Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico. 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30677 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
5 |
Desnutrição: Um Problema Que Afeta A Humanidade
Educação Escolar Indígena | Ciências Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Reconhecer a importância de uma alimentação saudável 2) Identificar os tipos de nutrientes encontrados em diferentes alimentos 3) Explicar as consequências físicas da falta de uma alimentação saudável 4) Promover debates sobre este tema englobando toda a população mundial 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11822 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
6 |
O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6332 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
7 |
O PESO DA MOCHILA!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde - Compreender que ao carregar muito peso na mochila podemos desencadear um problema de coluna futuro. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17063 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
8 |
Postura: como sentar?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Aprender a forma correta de sentar. Observar que a má postura pode ocasionar outros problemas em nosso organismo. 09/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19570 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
9 |
Atividade Fisica e Saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer a prática de atividades físicas como uma das condições necessárias à saúde corporal; Construir tabelas e gráficos sobre as atividades físicas realizadas pela turma; Identificar atividades físicas e práticas de esportes recomendados na infância. 21/09/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 37640 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Higiene para quê? Por que os hábitos higiênicos são importantes?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar os hábitos higiênicos e a sua relevância para manter a nossa saúde. Estabelecer a diferença entre os hábitos individuais e coletivos. Apresentar medidas de saneamento básico e a sua importância para a manutenção da nossa saúde. 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9637 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
11 |
A Importância de Lavar as Mãos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Saber da existência de microrganismos em diferentes ambientes; • Entender que microrganismos causadores de doenças desenvolvem em ambientes não higienizados; • Perceber a importância de lavar as mãos e de outros hábitos de higiene. 15/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32510 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Combate às cáries
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conhecer o processo de degeneração do dente, causado pela cárie. Conscientizar quanto aos cuidados necessários para proteger os dentes. Entender a importância da saúde bucal. 06/03/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 21882 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
13 |
Parasitas Externos: Piolhos, Pulgas e Carrapatos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * reconhecer algumas características de parasitas externos. * aprender formas de combatê-los, além de hábitos de higiene para prevenir o contágio. 01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37104 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Verminose, o que é isso?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Explicar o que é verminose e como esta prejudica a saúde dos seres humanos. Caracterizar os diferentes tipos de vermes que existem. Informar as formas de contágio, tratamento e as maneiras de preveni-las (higiene e saneamento básico). 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36033 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
15 |
A água e as doenças
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar as principais doenças veiculadas pela água. § Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água. § Relacionar estas doenças com a qualidade da água. § Identificar fontes de contaminação da água. § Desenvolver a leitura de textos científicos relacionad... 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 111863 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde; Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas; Investigar no seu entorno o d... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16896 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 3411 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!