Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como investigar o tema Capoeira, sua origem e manifestação cultural no Brasil com alunos do Ensino Fundamental Inicial?

 

03/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção foi criada com o objetivo de mostrar aos professores as possibilidades de realização de pesquisa no Ensino Fundamental Inicial. O tema escolhido foi “capoeira” e, dentre as aulas elencadas, verificamos o uso de diferentes metodologias, a saber: pesquisa bibliográfica em textos online e impressos, realização de entrevistas, atividades de campo, histórias de vida, dentre outros. Todas as aulas iniciam a investigação checando com os alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto. Na aula 1, a capoeira pode ser estudada por meio de textos históricos, biografia e entrevistas. Os alunos estudam a biografia de um mestre da capoeira e realizam entrevista com capoeirista. Na aula 2, o professor solicita, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre os instrumentos utilizados na capoeira. A proposta da aula 3 é a de fazer uma investigação envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como Língua Portuguesa, Artes, Geografia e História. As aulas subsequentes (4 a 8) possuem interessantes propostas de pesquisa a serem realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental Final, mas que podem ser adaptadas e aplicadas ao Ensino Fundamental Inicial. Nesse sentido, fazemos um destaque à aula 4 como a melhor da coleção, com sugestões de busca bibliográfica, visita de campo e realização de entrevistas com praticantes de capoeira. Os resultados da pesquisa são apresentados em um clipe montado pelos alunos com as informações obtidas a partir da investigação. Nas aulas seguintes (5 e 6), a turma realiza busca bibliográfica sobre itens diversos: instrumentos, ritmos, história, principais personagens, roda de capoeira; sendo que na aula 6 o resultado da pesquisa é divulgado em um blog criado pelos alunos. Já a aula 7 estimula os alunos a buscarem vídeos na internet sobre capoeira, para posterior socialização do material encontrado. Por fim, na aula 8, é sugerida a realização de um estudo sobre os dois principais mestres da capoeira “Pastinha” e “Bimba”, o qual deve ser, em seguida, apresentado em forma de jornal-mural. Para enriquecer o trabalho de pesquisa sobre capoeira, acesse também sugestões de recursos, disponíveis no Portal do Professor, que tratam do tema desta coleção: Maré Capoeira, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347 Roda de Capoeira, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8756 Roda de Capoeira Mulheres, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8761 TV Escola Série Atividade Capoeira Parte I, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37142 TV Escola Série Atividade Capoeira Parte II, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37141 Capoeira na escola, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1378

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

capoeira, pluralidade cultural, afrodescendentes, história

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Lista de aulas da coleção (8 aulas)
# Aula Autoria
1 Estudando a capoeira por meio de textos históricos, biografia e entrevista

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identificar as características centrais dos gêneros textuais: “texto histórico”, “biografia” e “entrevista”.    Localizar e relacionar informações, visando a realização de inferências.

18/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20599 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 CAPOEIRA , PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer a história da capoeira. Conhecer a organização da capoeira. Vivenciar a capoeira.

25/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23130 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8813 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Capoeira: quem não luta, joga...quem não joga, dança! UCA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Pesquisar sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil; Contextualizar a Capoeira na cultura africana, enfocando seus elementos constitutivos; Debater aspectos ligados à cultura africana, para que os alunos elaborem cantigas para as rodas praticadas n...

03/07/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13342 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

5 O que é a Capoeira? Vamos entrar na roda olêlê!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender que a capoeira é herança e manifestação social, histórica e cultural. Conhecer os instrumentos, as músicas e os ritmos da capoeira. Aprender e realizar uma roda de capoeira.

16/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7204 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Capoeira: uma luta ou uma dança?

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar a capoeira para os alunos e propor uma pesquisa sobre a origem da dança, história da capoeira, as músicas, os mestres, os grupos da atualidade, etc.

19/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8733 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

7 A capoeira: manifestação afrodescendente

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Compreender dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade cultural na formação do Brasil. Discutir aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9324 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

8 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25040 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4304 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.