03/04/2012
Esta coleção foi criada com o objetivo de mostrar aos professores as possibilidades de realização de pesquisa no Ensino Fundamental Inicial. O tema escolhido foi “capoeira” e, dentre as aulas elencadas, verificamos o uso de diferentes metodologias, a saber: pesquisa bibliográfica em textos online e impressos, realização de entrevistas, atividades de campo, histórias de vida, dentre outros. Todas as aulas iniciam a investigação checando com os alunos os conhecimentos prévios sobre o assunto. Na aula 1, a capoeira pode ser estudada por meio de textos históricos, biografia e entrevistas. Os alunos estudam a biografia de um mestre da capoeira e realizam entrevista com capoeirista. Na aula 2, o professor solicita, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre os instrumentos utilizados na capoeira. A proposta da aula 3 é a de fazer uma investigação envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como Língua Portuguesa, Artes, Geografia e História. As aulas subsequentes (4 a 8) possuem interessantes propostas de pesquisa a serem realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental Final, mas que podem ser adaptadas e aplicadas ao Ensino Fundamental Inicial. Nesse sentido, fazemos um destaque à aula 4 como a melhor da coleção, com sugestões de busca bibliográfica, visita de campo e realização de entrevistas com praticantes de capoeira. Os resultados da pesquisa são apresentados em um clipe montado pelos alunos com as informações obtidas a partir da investigação. Nas aulas seguintes (5 e 6), a turma realiza busca bibliográfica sobre itens diversos: instrumentos, ritmos, história, principais personagens, roda de capoeira; sendo que na aula 6 o resultado da pesquisa é divulgado em um blog criado pelos alunos. Já a aula 7 estimula os alunos a buscarem vídeos na internet sobre capoeira, para posterior socialização do material encontrado. Por fim, na aula 8, é sugerida a realização de um estudo sobre os dois principais mestres da capoeira “Pastinha” e “Bimba”, o qual deve ser, em seguida, apresentado em forma de jornal-mural. Para enriquecer o trabalho de pesquisa sobre capoeira, acesse também sugestões de recursos, disponíveis no Portal do Professor, que tratam do tema desta coleção: Maré Capoeira, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347 Roda de Capoeira, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8756 Roda de Capoeira Mulheres, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8761 TV Escola Série Atividade Capoeira Parte I, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37142 TV Escola Série Atividade Capoeira Parte II, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37141 Capoeira na escola, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1378
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
capoeira, pluralidade cultural, afrodescendentes, história
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Estudando a capoeira por meio de textos históricos, biografia e entrevista
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identificar as características centrais dos gêneros textuais: “texto histórico”, “biografia” e “entrevista”. Localizar e relacionar informações, visando a realização de inferências. 18/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20599 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
CAPOEIRA , PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer a história da capoeira. Conhecer a organização da capoeira. Vivenciar a capoeira. 25/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23130 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8813 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Capoeira: quem não luta, joga...quem não joga, dança! UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Pesquisar sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil; Contextualizar a Capoeira na cultura africana, enfocando seus elementos constitutivos; Debater aspectos ligados à cultura africana, para que os alunos elaborem cantigas para as rodas praticadas n... 03/07/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13342 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
5 |
O que é a Capoeira? Vamos entrar na roda olêlê!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender que a capoeira é herança e manifestação social, histórica e cultural. Conhecer os instrumentos, as músicas e os ritmos da capoeira. Aprender e realizar uma roda de capoeira. 16/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7204 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Capoeira: uma luta ou uma dança?
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar a capoeira para os alunos e propor uma pesquisa sobre a origem da dança, história da capoeira, as músicas, os mestres, os grupos da atualidade, etc. 19/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8733 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
7 |
A capoeira: manifestação afrodescendente
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Compreender dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade cultural na formação do Brasil. Discutir aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9324 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
8 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25040 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Sem estrelas 0 classificações - 4304 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!