02/07/2012
As aulas e textos selecionados para essa coleção abordam aspectos metodológicos e éticos relacionados à interação professor/aluno e aluno/aluno em diferentes situações de ensino e aprendizagem. Dentre as sugestões de leitura para o professor, consulte o texto: Interação professor/aluno no contexto escolar – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Foram selecionadas 10 aulas com temas diversificados com destaque especial para as relações humanas dentro e fora do contexto escolar como: bullying, relações afetivas envolvidas na interação professor/aluno, democracia e cidadania na escola e situações didáticas que favorecem a aprendizagem. As aulas 1 e 2 abordam aspectos como a solidariedade, diálogo, respeito humano e justiça no contexto escolar. As aulas 3, 4, e 5 têm como foco a construção de uma escola democrática, tendo como temas: a paz, a cidadania, solidariedade e bullying. A aula 6 aborda os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos por meio de situações problematizadoras, que geram conflitos e desafios, instigando os alunos à investigação científica. As aulas 7 e 8 têm temas relacionados ao eixo temático Ambiente, as atividades pedagógicas sugeridas destacam a ideia do “aprender, aprendendo”, orientando os professores sobre cada uma das estratégias sugeridas. A aula 9 tem como tema o uso de texto instrucional no ensino de ciências. Questões para reflexão: Entre as aulas sugeridas na coleção destaque as atividades que considera mais significativas no processo de aprendizagem, pela forma como foram conduzidas./Você costuma refletir sobre a sua atuação em sala de aula? Aponte situações da sua prática em sala de aula que o seu planejamento e a interação com os alunos tenham proporcionado oportunidades de aprendizagem satisfatórias. Veja outras sugestões de links com textos sobre: motivação e incentivo na aprendizagem, como ficam a relação professor/aluno com o uso da internet, bullying, homofobia e outras questões. Links para consulta: http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp - "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender" - A afirmação é do professor José Manuel Moran. Ele fala sobre o uso da Internet na educação, fundamentado seu pensamento na "interação humana", de forma colaborativa, entre alunos e professores. Acesso em 14/05/2012. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/contribuicao-da-psicanalise-para-educacao.php - Contribuição da psicanálise para educação – Acesso em 14/05/2012. http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/ensino%20com%20dialogo%20e%20investigacao.pdf – Ensino com diálogo e investigação. Acesso em 15/05/2012. http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/ - Bullying – acesso em 15/05/2012. http://homofobiaportalprofessor.wordpress.com/ - Homofobia – acesso em 15/05/2012.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
interação professor/aluno, aprendizagem, motivação, afetividade, bullying, homofobia, democracia, cidadania, iniciação científica, cerrado, texto instrucional, redes sociais, relacionamentos humanos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a... 01/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 35057 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
O VALOR DO AFETO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno. 2) Relacionar afetividade e aprendizagem. 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores. 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24611 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Projeto de Paz nas escolas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia - Compreender como se dá a construção das relações interpessoais; - Conhecer o processo de mediação e pacificação dos conflitos interpessoais; - Pesquisar as relações interpessoais entre alunos e seus pares e alunos e professores; - Pesquisar essas mesmas relações no entorno ... 18/04/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38191 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Escola e Democracia: como é a cidadania no contexto escolar?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender a cidadania na escola na perspectiva dos papéis de cada sujeito inserido nessa instituição; Identificar a concepção de cidadania da comunidade escolar (professores, técnicos, pais, alunos e direção) a partir de uma pesquisa de iniciação científica; 16/04/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27695 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
5 |
A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying - projeto colaborativo entre escolas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a: - Dialogar a respeito de uma questão polêmica. - Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado. - Construir relações solidárias. - Realizar pesquisa de opinião. 09/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14508 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural · Conceituar rede social. · Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos. · Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais. · Desenvol... 08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22436 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
7 |
Frutos do cerrado - Metodologia Científica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar e conhecer os diferentes tipos de frutas que compõem o cerrado brasileiro; Despertar para os cuidados e a necessidade da preservação do meio ambiente; Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado; Utilizar os recursos existentes no ta... 10/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14889 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Centro-Oeste
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista e conv... 08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37229 acesso(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
9 |
Como trabalhar com texto instrucional em Ciências? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características do gênero textual trabalhado; Realizar atividade experimental a partir das orientações do texto; Comprovar as hipóteses levantadas e registrá-las. 14/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8813 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Qual o caminho do alimento no corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais - identificar o caminho do alimento no organismo - nomear os órgãos do sistema digestivo. - relacionar os órgãos às suas funções. 16/11/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 124893 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 13815 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!