Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Aspectos da interação professor/aluno no processo de aprendizagem

 

02/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

As aulas e textos selecionados para essa coleção abordam aspectos metodológicos e éticos relacionados à interação professor/aluno e aluno/aluno em diferentes situações de ensino e aprendizagem. Dentre as sugestões de leitura para o professor, consulte o texto: Interação professor/aluno no contexto escolar – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. Foram selecionadas 10 aulas com temas diversificados com destaque especial para as relações humanas dentro e fora do contexto escolar como: bullying, relações afetivas envolvidas na interação professor/aluno, democracia e cidadania na escola e situações didáticas que favorecem a aprendizagem. As aulas 1 e 2 abordam aspectos como a solidariedade, diálogo, respeito humano e justiça no contexto escolar. As aulas 3, 4, e 5 têm como foco a construção de uma escola democrática, tendo como temas: a paz, a cidadania, solidariedade e bullying. A aula 6 aborda os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos por meio de situações problematizadoras, que geram conflitos e desafios, instigando os alunos à investigação científica. As aulas 7 e 8 têm temas relacionados ao eixo temático Ambiente, as atividades pedagógicas sugeridas destacam a ideia do “aprender, aprendendo”, orientando os professores sobre cada uma das estratégias sugeridas. A aula 9 tem como tema o uso de texto instrucional no ensino de ciências. Questões para reflexão: Entre as aulas sugeridas na coleção destaque as atividades que considera mais significativas no processo de aprendizagem, pela forma como foram conduzidas./Você costuma refletir sobre a sua atuação em sala de aula? Aponte situações da sua prática em sala de aula que o seu planejamento e a interação com os alunos tenham proporcionado oportunidades de aprendizagem satisfatórias. Veja outras sugestões de links com textos sobre: motivação e incentivo na aprendizagem, como ficam a relação professor/aluno com o uso da internet, bullying, homofobia e outras questões. Links para consulta: http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp - "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender" - A afirmação é do professor José Manuel Moran. Ele fala sobre o uso da Internet na educação, fundamentado seu pensamento na "interação humana", de forma colaborativa, entre alunos e professores. Acesso em 14/05/2012. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/contribuicao-da-psicanalise-para-educacao.php - Contribuição da psicanálise para educação – Acesso em 14/05/2012. http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/ensino%20com%20dialogo%20e%20investigacao.pdf – Ensino com diálogo e investigação. Acesso em 15/05/2012. http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/ - Bullying – acesso em 15/05/2012. http://homofobiaportalprofessor.wordpress.com/ - Homofobia – acesso em 15/05/2012.

Autoria

LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

interação professor/aluno, aprendizagem, motivação, afetividade, bullying, homofobia, democracia, cidadania, iniciação científica, cerrado, texto instrucional, redes sociais, relacionamentos humanos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a...

01/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 29745 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 O VALOR DO AFETO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno. 2) Relacionar afetividade e aprendizagem. 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.  

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20354 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 Projeto de Paz nas escolas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

- Compreender como se dá a construção das relações interpessoais; - Conhecer o processo de mediação e pacificação dos conflitos interpessoais; - Pesquisar as relações interpessoais entre alunos e seus pares e alunos e professores; - Pesquisar essas mesmas relações  no entorno ...

18/04/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 32561 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

4 Escola e Democracia: como é a cidadania no contexto escolar?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender a cidadania na escola na perspectiva dos papéis de cada sujeito inserido nessa instituição; Identificar a concepção de cidadania da comunidade escolar (professores, técnicos, pais, alunos e direção) a partir de uma pesquisa de iniciação científica;

16/04/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22782 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

5 A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying - projeto colaborativo entre escolas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a: - Dialogar a respeito de uma questão polêmica. - Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado. - Construir relações solidárias. - Realizar pesquisa de opinião.

09/04/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11905 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

·       Conceituar rede social. ·       Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos. ·       Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais. ·       Desenvol...

08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10229 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

7 Frutos do cerrado - Metodologia Científica - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar e conhecer os diferentes tipos de frutas que compõem o cerrado brasileiro; Despertar para os cuidados e a necessidade da preservação do meio ambiente; Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado; Utilizar os recursos existentes no ta...

10/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11187 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Centro-Oeste

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Realizar pesquisas; Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento; Interpretar informações; Desenvolver habilidades de leitura; Resolver situações-problema; Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista e conv...

08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33972 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

9 Como trabalhar com texto instrucional em Ciências? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as características do gênero textual trabalhado; Realizar atividade experimental a partir das orientações do texto; Comprovar as hipóteses levantadas e registrá-las.

14/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6456 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Qual o caminho do alimento no corpo?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

- identificar o caminho do alimento no organismo - nomear os órgãos do sistema digestivo. - relacionar os órgãos às suas funções.

16/11/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 84917 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 11412 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.