Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Interação professor/aluno ao usar diferentes estratégias no ensino de Ciências

 

02/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção composta de dez aulas foi organizada com destaque especial às interações professor/aluno em diferentes estratégias de ensino, como incentivar o aluno a aprender, despertando-lhes motivos que os levem à busca do conhecimento, selecionando assuntos que de fato despertam-lhes interesse. Sugerimos para leitura inicial os textos: Motivação e incentivo no processo de aprendizagem – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/motivacao-e-incentivo-no-processo-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012 e Interação professor/aluno no contexto escolar - http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. As aulas 1, 2 e 3 têm como temas Sexualidade e relações humanas. Os assuntos propostos são explorados usando diferentes estratégias como: pesquisa em diferentes fontes, questionários com pesquisa de opinião, trabalho em grupo, estudo de texto e vídeos, com várias orientações para o professor na maneira de se relacionar com os alunos. As aulas de 4 a 10 têm como foco assuntos do eixo temático Meio Ambiente. São trabalhados temas como: cadeia alimentar, flora e fauna africana, reprodução das plantas, propagação do som, luz e sombras, reciclagem. As atividades propostas envolvem vídeo, jogo, montagem de maquete, dissecação de flor, texto informativo, produção de texto, observação, trabalho em grupo, plantio e manejo de horta medicinal, história em quadrinhos entre outras. Também nessas aulas é possível verificar a forma como o professor interage com os alunos em diferentes momentos, com sugestões de diálogos, fotos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de modo a estimulá-los na busca e construção do conhecimento. Questão para reflexão: Nas aulas sugeridas foi possível acompanhar a interação/professor aluno nas diferentes estratégias utilizadas?/ Ao diagnosticar e usar o interesse dos alunos por um assunto a ser desenvolvido em sala de aula, você estará incentivando a aprendizagem. Destaque situações da sua prática de sala de aula em que esse recurso tenha sido utilizado e avalie os resultados obtidos. Links para consulta: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=385 - Disciplina melhora com a produção de vídeos. Acesso em 14/05/2012 http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/diversidade%20na%20sala%20de%20aula.pdf – Diversidade na sala de aula. Acesso em 15/05/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=379 - Como valorizar os vínculos afetivos na relação com seus pares e professores na escola? Acesso em 18/06/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=22 – Professor usa criatividade para incentivar alunos – Acesso em 18/06/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=603 – Gibi em sala de aula – Acesso em 18/06/2012.

Autoria

LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

interação professor/aluno, estratégias de ensino, doenças sexualmente transmissíveis, sentimentos, cadeia alimentar, som, luz, sombras, flor, estrutura reprodutiva da planta, plantas medicinais, reciclagem

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis / AIDS
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Doenças sexualmente transmissíveis

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar sobre as doenças sexualmente transmissíveis: formas de contágio e prevenção; Comparar formas de contato que propiciam contágio com as que não envolvem riscos; Relacionar procedimentos necessários em situações que envolvam contato sanguíneo; Elaborar folheto contendo ...

25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48083 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 Os sentimentos e as relações entre as pessoas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à...

25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14591 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sis...

14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33096 acesso(s)

Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos

INST DE TECNOLOGIA ORT

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências

4 Jogo - Cadeias Alimentares

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atlântica.

16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50322 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 Um safári pelo continente africano

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais.

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31890 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Flor – estrutura reprodutiva da planta

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem. * Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor. * Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas.

08/10/2009 Quatro estrelas 35 comentário(s) 64539 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Plantas medicinais: da horta para escola

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Conhecer as propriedades medicinais de diferentes plantas Identificar as principais plantas medicinais utilizadas no Brasil Conhecer os riscos do consumo excessivo de plantas medicinais

11/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 78978 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

8 De onde vem o som?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Conceituar Fenômeno Físico; • Identificar o Som como Fenômeno Físico; • Por meio de um experimento, transformar energia mecânica em energia sonora; • Iniciar a utilização de um relatório para produção de texto sobre o experimento.

30/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 43638 acesso(s)

WESLEY PEREIRA DA SILVA

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Química

9 Luz e sombras

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente;

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45236 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Aprendendo sobre reciclagem através de uma história em quadrinhos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o conceito de reciclagem a partir de uma história em quadrinhos. Reconhecer os tipos de lixo reciclável, através de um vídeo explicativo. Reconhecer os símbolos da reciclagem, bem como a cor representada por cada material, a partir da apresentação e explicação dos m...

25/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 96871 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 11593 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.