02/07/2012
Esta coleção composta de dez aulas foi organizada com destaque especial às interações professor/aluno em diferentes estratégias de ensino, como incentivar o aluno a aprender, despertando-lhes motivos que os levem à busca do conhecimento, selecionando assuntos que de fato despertam-lhes interesse. Sugerimos para leitura inicial os textos: Motivação e incentivo no processo de aprendizagem – http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/motivacao-e-incentivo-no-processo-de.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012 e Interação professor/aluno no contexto escolar - http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/06/interacao-professoraluno-no-contexto.html - Acesso em: 19 de jun. de 2012. As aulas 1, 2 e 3 têm como temas Sexualidade e relações humanas. Os assuntos propostos são explorados usando diferentes estratégias como: pesquisa em diferentes fontes, questionários com pesquisa de opinião, trabalho em grupo, estudo de texto e vídeos, com várias orientações para o professor na maneira de se relacionar com os alunos. As aulas de 4 a 10 têm como foco assuntos do eixo temático Meio Ambiente. São trabalhados temas como: cadeia alimentar, flora e fauna africana, reprodução das plantas, propagação do som, luz e sombras, reciclagem. As atividades propostas envolvem vídeo, jogo, montagem de maquete, dissecação de flor, texto informativo, produção de texto, observação, trabalho em grupo, plantio e manejo de horta medicinal, história em quadrinhos entre outras. Também nessas aulas é possível verificar a forma como o professor interage com os alunos em diferentes momentos, com sugestões de diálogos, fotos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de modo a estimulá-los na busca e construção do conhecimento. Questão para reflexão: Nas aulas sugeridas foi possível acompanhar a interação/professor aluno nas diferentes estratégias utilizadas?/ Ao diagnosticar e usar o interesse dos alunos por um assunto a ser desenvolvido em sala de aula, você estará incentivando a aprendizagem. Destaque situações da sua prática de sala de aula em que esse recurso tenha sido utilizado e avalie os resultados obtidos. Links para consulta: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=385 - Disciplina melhora com a produção de vídeos. Acesso em 14/05/2012 http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/diversidade%20na%20sala%20de%20aula.pdf – Diversidade na sala de aula. Acesso em 15/05/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=379 - Como valorizar os vínculos afetivos na relação com seus pares e professores na escola? Acesso em 18/06/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=22 – Professor usa criatividade para incentivar alunos – Acesso em 18/06/2012. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=603 – Gibi em sala de aula – Acesso em 18/06/2012.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
interação professor/aluno, estratégias de ensino, doenças sexualmente transmissíveis, sentimentos, cadeia alimentar, som, luz, sombras, flor, estrutura reprodutiva da planta, plantas medicinais, reciclagem
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis / AIDS |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Doenças sexualmente transmissíveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar sobre as doenças sexualmente transmissíveis: formas de contágio e prevenção; Comparar formas de contato que propiciam contágio com as que não envolvem riscos; Relacionar procedimentos necessários em situações que envolvam contato sanguíneo; Elaborar folheto contendo ... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48302 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
Os sentimentos e as relações entre as pessoas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Fundamental Inicial | Ética Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à... 25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14719 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sis... 14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33391 acesso(s) |
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos INST DE TECNOLOGIA ORT RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
4 |
Jogo - Cadeias Alimentares
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atlântica. 16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50607 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Um safári pelo continente africano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais. 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32200 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Flor – estrutura reprodutiva da planta
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem. * Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor. * Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas. 08/10/2009 Quatro estrelas 35 comentário(s) 64852 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Plantas medicinais: da horta para escola
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer as propriedades medicinais de diferentes plantas Identificar as principais plantas medicinais utilizadas no Brasil Conhecer os riscos do consumo excessivo de plantas medicinais 11/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79279 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
8 |
De onde vem o som?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Conceituar Fenômeno Físico; • Identificar o Som como Fenômeno Físico; • Por meio de um experimento, transformar energia mecânica em energia sonora; • Iniciar a utilização de um relatório para produção de texto sobre o experimento. 30/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 43920 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
9 |
Luz e sombras
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente; 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45595 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Aprendendo sobre reciclagem através de uma história em quadrinhos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o conceito de reciclagem a partir de uma história em quadrinhos. Reconhecer os tipos de lixo reciclável, através de um vídeo explicativo. Reconhecer os símbolos da reciclagem, bem como a cor representada por cada material, a partir da apresentação e explicação dos m... 25/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 97390 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 11710 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!