30/08/2011
Essa coleção reúne aulas sobre o valor do afeto e da amizade no convívio dos alunos com seus colegas e professores. O objetivo da coleção é sensibilizar os alunos para a importância de se cultivar os vínculos afetivos nas relações interpessoais na escola, trabalhando a expressão de sentimentos, o valor da amizade e a importância do diálogo e do respeito mútuo. Assim, por meio da primeira aula o professor abre espaço aos alunos para perceberem os sentimentos envolvidos no relacionamento entre colegas e professores. A aula 2 explora as questões éticas na relação aluno-aluno, ressaltando a necessidade de atitudes de repúdio a qualquer tipo de discriminação. As aulas de 3 a 8 exploram o tema amizade e reforçam a importância de vínculos afetivos e de respeito entre alunos na escola. A aula 9 aborda a importância do diálogo entre colegas e professores na escola. Por fim, as aulas 10, 11 e 12 abordam as questões que envolvem a relação professor-aluno e auxiliam os alunos a construírem vínculos afetivos com seus professores.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
afeto, amizade, vínculo, criança, escola, aluno, professor
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
EDUCANDO SENTIMENTOS NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irritação, solidão, saudade, angústia, preocupação, vergonha, raiva, alegria, decepção, culpa, perdão, amor. b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro. c) Nomear os próprios s... 15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 43512 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece... 09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61857 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA: UMA QUESTÃO ÉTICA?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender a relação existente entre ética e amizade. 2.Investigar o que alunos e professores pensam sobre o que é amizade nos dias de hoje. 3.Verificar se há distinção entre “ser amigo” e “ser colega” no contexto escolar. 4. Avaliar se os vínculos de amizade estabelecidos ... 17/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 116221 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Amizade, afetividade e alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Produzir uma história em quadrinhos; Expressar sentimentos por meio de músicas; Manifestar afetividade no contato com outras crianças; Produzir um texto em ordem alfabética; Participar de uma brincadeira chamada Correio do Amigo. 13/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 50267 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Quer ser meu amigo? - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conceituar o que é amizade; Reconhecer a necessidade de se ter amigos; Aprender a valorizar os amigos; Aprender a lidar e respeitar as diferenças dos amigos. 25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10902 acesso(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
6 |
PENSANDO E FALANDO SOBRE AMIZADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compartilhar e analisar os significados atribuídos pelos alunos à palavra amizade, destacando a sua importância para a convivência grupal. Conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade. Estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos pelos alunos ... 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20487 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
O valor da amizade!
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos. 11/12/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 280429 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
8 |
Amigos pra valer!
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá aprender a importância da amizade, através do trabalho com poesia, música, expressão corporal e leitura. As atividades ainda possibilitarão trabalhar habilidades linguísticas e o potencial criativo dos/as educandos/as. 06/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 31173 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
O diálogo nas relações escolares-UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética -explorar o tema diálogo e comunicação e suas implicações no cotidiano escolar; -contribuir para melhorar a comunicação interpessoal dos alunos; -oferecer subsídios para os alunos lidarem com conflitos interpessoais que ocorrem tanto no espaço escolar como nos demais contextos... 24/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6387 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
10 |
O VALOR DO AFETO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno. 2) Relacionar afetividade e aprendizagem. 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores. 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24611 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a... 01/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 35057 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
Ética e Convívio Escolar: No “Dia do Professor”, uma pausa para refletir sobre a relação professor-aluno.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver um pensamento reflexivo sobre as atitudes em relação aos professores, identificando valores como: respeito, solidariedade, diálogo, cooperação dentre outros. Reconhecer as atitudes que facilitam e as que dificultam o relacionamento e comprometer-se por agir de modo... 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14249 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 13074 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!