28/11/2014
A coleção, composta de 10 aulas, tem como objetivo possibilitar aos alunos o conhecimento dos textos literários. Para isso, as aulas foram selecionadas visando proporcionar aos educandos o conhecimento das características dos gêneros literários em suas diversas formas, considerando o conteúdo temático, a forma composicional e as marcas linguísticas. Ainda, ao conhecerem e compreenderem a importância dos diversos autores para a literatura nacional poderão dialogar livremente sobre um texto literário. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Morte e Vida Severina (http://www.youtube.com/watch?v=clKnAG2Ygyw), Haroldo de Campos, um poeta contra o tédio (http://migre.me/mLMSq), A Cartomante (http://migre.me/mLMxS), Graciliano Ramos: literatura sem bijuterias [Mestres da literatura] (http://migre.me/mLMEj)
ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF
texto literário, gêneros literários.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Literatura no ensino médio: em busca do prazer de ler.
Ensino Médio | Literatura Compreender que a poesia está presente em diversos aspectos como nos textos, nas obras de arte etc. Possibilitar o conhecimento das características dos gêneros literários em suas diversas formas, considerando o conteúdo temático, a forma composicional e as marcas linguística... 28/05/2012 Quatro estrelas 20 comentário(s) 199616 acesso(s) |
KEILA VIEIRA DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Língua Portuguesa |
2 |
Publicando com Cecília Meireles
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer as características da poesia: organizaçao textual, rimas, ritmo; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão oral; desenvolver a atitude de colaboração. 30/09/2008 Quatro estrelas 24 comentário(s) 65180 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
3 |
Literando: Carlos Drummond de Andrade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura conhecer a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade identificar as principais poemas compreender a sua importância para a literatura nacional 29/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20061 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
4 |
Literando: Machado de Assis
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Literatura conhecer a vida e obra de Machado de Assis identificar as principais obras e personagens compreender a sua importância para a literatura nacional 04/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32224 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
5 |
A miséria na Literatura e na Arte
Ensino Médio | Artes Desenvolver habilidades de expressão e argumentação oral, a partir de discussão sobre o tema proposto; Refletir sobre as questões sociais do seu país; Conhecer a região nordeste e identificar suas principais características; Conhecer a vida e a obra, Vidas Secas, de Graciliano... 26/11/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 13316 acesso(s) |
Alciane Gomes de Morais Fontes AUTA ROLIM PROFA EM ITAPEVA SP Alfabetização |
6 |
Jorge Amado e Érico Veríssimo: primeiros escritores a viverem da arte literária no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Conhecer Jorge Amado e seus diferentes níveis de linguagem; reconhecer Jorge Amado como escritor representativo do recôncavo baiano; conhecer a importância de Érico Veríssimo, voz representativa do Sul do país. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9184 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
O sertão e a literatura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Literatura Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras. 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14988 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
8 |
Narrativa: a novela
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Reconhecer a narrativa quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos; analisar “A Morte e a morte de Quincas Berro D'Água” escrito por Jorge Amado. 13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17486 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Estudo do conto: A CAUSA SECRETA de Machado de Assis
Ensino Médio | Literatura Refletir sobre aspectos importantes do comportamento humano e da vida em sociedade. Dialogar livremente sobre um texto literário. Desafiar sensibilidade e inteligência, enriquecendo-se com a leitura. Desenvolver a capacidade de raciocínio, argumentação e sensibilidade ... 21/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 47147 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 34011 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!