Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 7 - Especial Dia do Professor
15/10/2008
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professora coleciona prêmios nacionais

Autor: Arquivo da Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.


Nascida no município de Várzea Grande (MT), localizado há seis quilômetros de Cuiabá, Maria Auxiliadora de Oliveira é professora há 23 anos. Na família, além dela, suas três irmãs também dedicaram a carreira à educação. “Lá em casa é assim: todas as mulheres são professoras. Minha mãe, apesar de não ser professora, fez questão que fizéssemos Pedagogia”, contou. Segundo Maria Auxiliadora, quando tem almoço de família, a casa se transforma numa sala dos professores, onde elas trocam experiências e discutem projetos e metodologias.

Apaixonada pela profissão, ela carrega na bagagem três prêmios nacionais, entre eles o Prêmio Professores do Brasil de 2007. “Cada ano procuramos inovar, trazendo um projeto diferente. Já estamos inscritas no concurso deste ano”, disse ao ressaltar que sem a ajuda da professora Isabel Cristina Corrêa Ribeiro, com quem realiza os projetos há mais de 10 anos, não teria conseguido.

Para Maria Auxiliadora, trabalhar com projetos é a melhor forma de envolver alunos, pais e a comunidade escolar. “Já chegamos a um patamar em que as próprias crianças propõem as atividades”, contou. Ela ressaltou ainda que os projetos ajudam as crianças a desenvolver seu senso crítico e a ter opinião própria.

Ela acredita que o segredo para tanto sucesso é simples: basta associar brincadeiras ao processo de ensino e aprendizagem. Em Cuiabá, na Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, onde leciona há 14 anos, ela desenvolveu o projeto “Cor e Som: Há vida em suas mãos”. Aproximadamente 40 crianças de sete anos de idade foram alfabetizadas com música. “Nosso objetivo era estimular o interesse e a curiosidade das crianças, ampliando seu conhecimento e as situações de aprendizagem. Com os gêneros musicais refletimos sobre as relações de respeito, amizade, auto-estima e propiciamos às crianças o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social”, explicou.

Tendo como base o projeto político pedagógico da escola, que prima pela interdisciplinaridade, Maria Auxiliadora elaborou inúmeras atividades. Os alunos produziram um CD e um DVD com músicas para o Dia das Mães; conheceram danças de diferentes épocas; trabalharam com as letras de músicas de vários estilos; passearam pelo centro cultural da UFMT e ao Sesc Arsenal para conhecer um pouco sobre música e os instrumentos musicais; pesquisaram sobre a evolução da música (LP, compact disc, fita K7, fita de vídeo, CD, DVD, etc.); entre várias outras.

Além do prêmio do ano passado, os projetos da professora mato-grossense renderam prêmios nacionais em 2004 e 2001. Para ela, ganhar os prêmios significa que está trabalhando na direção certa. “É gostoso saber que estamos caminhando no rumo certo. Se queremos mudar o mundo precisamos trabalhar com as crianças”, afirmou. (Renata Chamarelli)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.