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Edição 69 - Geografia Criativa
27/03/2012
 
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Criatividade do professor garante interesse nas aulas


Favorável ao uso da criatividade nas aulas de geografia, o professor Francisco José Avelino Júnior diz que, na verdade, com as posturas teóricas e metodologias utilizadas em sala de aula é impossível não ser criativo. Ele costuma utilizar recursos como mapas, livros, artigos científicos, filmes, e apresentações em data-show. Em sua opinião, a motivação dos alunos depende da metodologia utilizada na sala de aula. Ele acredita que esta deve sempre ser criativa para levar o aluno a analisar e compreender como se dá o processo de (re) organização do espaço.

No início de suas aulas, costuma lançar o tema “o que é a geografia”. A partir das respostas, promove um debate sobre o que os estudantes entendem por geografia, qual a visão deles e como o assunto pode ser trabalhado a partir das correntes teórico-metodológicas atuais dessa área.

Para tornar as aulas ainda mais criativas, organiza, a cada semestre, uma viagem de estudos para diferentes partes do país, com seus alunos do curso de mestrado em geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. Para ele, as saídas de campo são importantes em todas as áreas da geografia. Em sua opinião, elas enriquecem o ensino e a aprendizagem, pois propiciam a discussão de diversos temas nos vários locais visitados, sejam assentamentos, indústrias, aldeias indígenas, quilombos, cidades, ou rios.

Doutor em geografia humana, com licenciatura e bacharelado em geografia, Francisco José tem 25 anos de magistério. Também é professor na graduação em geografia e orientador de professores de geografia do ensino fundamental e médio de escolas públicas. Atualmente, ele desenvolve com seus alunos um projeto sobre o ensino e a aprendizagem da geografia no ensino fundamental e médio em Três Lagoas. “Busca-se compreender, através das observações, entrevistas, e questionários, as especificidades do professor de geografia em sala de aula”, explica.

Uma das metas desse projeto é descobrir, por exemplo, como os professores utilizam o livro e outros recursos didáticos e quais as fontes bibliográficas que empregam. Outros pontos de interesse envolvem informações sobre estratégias didáticas e temas trabalhados, além de sugestões para a melhoria do ensino e a aprendizagem da geografia escolar.

(Ana Júlia Silva de Souza)

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