Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 69 - Geografia Criativa
27/03/2012
 
ou
NOTÍCIAS
 

Aulas bem preparadas envolvem alunos no aprendizado

A professora Valéria sempre prepara as aulas com cuidado

A professora Valéria sempre prepara as aulas com cuidado

Autor: Arquivo pessoal


Para fazer com que os alunos se sintam mais motivados nas aulas de geografia, a professora Valéria Rodrigues Pereira sempre prepara as aulas com cuidado. Ela organiza os procedimentos, seleciona os materiais e prepara atividades individuais e coletivas, de modo a que os estudantes se envolvam na aprendizagem.

“Acredito que a motivação com as aulas passa por esse processo”, diz Valéria, que leciona na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Noêmia Dias Perotti, em Mirandópolis, no interior paulista. Seus alunos escutam música para discutir os temas de geografia, elaboram mapas temáticos e cartazes e fazem entrevistas no bairro onde moram para poderem discutir temas de interesse, como a exclusão digital.

Segundo Valéria, cada vez que inicia um novo tema ela pergunta aos estudantes o que já sabem sobre o assunto. Ela, então, registra na lousa algumas informações da turma e, em seguida, coloca algum problema para iniciar uma discussão. É a questão problematizadora, que é apresentada oralmente, utilizando imagens, artigos, mapas ou tabelas.

“Após essa etapa, fazemos um estudo utilizando textos, mapas, e por meio de atividades dirigidas retomamos o que o grupo disse inicialmente, para validar ou refutar com base na fundamentação teórica”, explica a professora. Ela também costuma desenvolver projetos com seus alunos. Atualmente, ela desenvolve um trabalho com o mapa do município “para trabalhar as noções de orientação, localização e uso do sítio urbano.”

A avaliação da aprendizagem é realizada por meio do envolvimento dos alunos nas discussões e na realização de atividades que priorizam a leitura, compreensão, argumentação diante de textos, mapas, gráficos e tabelas. Com licenciatura plena e bacharelado em geografia, Valéria está há 12 anos no magistério. “Escolhi lecionar geografia porque é um campo de conhecimento que permite compreender os lugares, olhando ao mesmo tempo para a relação dinâmica que ocorre entre a sociedade e natureza, onde o fruto dessa relação são as contradições que se manifestam no tempo e no espaço”, finaliza a professora. (Ana Júlia Silva de Souza)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.