Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 25 - Matemática Descomplicada
26/08/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Mais de 19 mil alunos participaram da primeira etapa da Olimpíada de Matemática


Estudantes de 43,8 mil escolas públicas de educação básica participaram na terça-feira, 25, da primeira etapa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Farão as provas mais de 19,2 milhões de alunos, de 5.508 municípios. A competição reúne alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A divulgação dos resultados finais está prevista para 11 de dezembro.

Nessa primeira etapa, de acordo com Cida Neves, da coordenação da Obmep no Ministério de Ciência e Tecnologia, as provas serão aplicadas e corrigidas pelos professores em suas turmas. Cada escola escolherá 5% das melhores provas e enviará os cartões-resposta ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes selecionados participarão da segunda fase, em 24 de outubro.

Na segunda fase, segundo Cida Neves, as provas serão aplicadas e corrigidas por professores indicados pelo Impa. Desse grupo de estudantes sairão os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze da olimpíada. Além das medalhas, os vencedores receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação e realizada pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A realização da olimpíada atende os objetivos de incentivar o ensino de matemática e de descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

(Ionice Lorenzoni)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.