Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 25 - Matemática Descomplicada
26/08/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Brincadeira ajuda alunos a aprender

A professora Jóice Boff criou o blog Aprenda matemática brincando.

A professora Jóice Boff criou o blog Aprenda matemática brincando.

Autor: Arquivo pessoal


Aprenda matemática brincando é o nome do blog criado pela professora Jóice Boff dos Santos, de Três Cachoeiras, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Apaixonada por matemática, ela não consegue aceitar que os alunos digam que não entendem e não gostam da disciplina. O blog, então, surgiu como uma tentativa de fazer com os estudantes aprendam a gostar dessa matéria.

“Acredito que, se eles gostarem da matemática, irão aprender e se interessar, buscando sempre mais”, diz a professora, que dá aulas para 86 alunos de 6º e 7º anos (5ª e 6ª séries) da Escola Maria Angelina Maggi, da rede estadual de ensino. Professora concursada, com licenciatura plena em matemática e física, Jóice conta que teve a idéia de fazer o blog depois que concluiu o curso de introdução à educação digital promovido pela Secretaria de Educação a Distância do MEC.

Os alunos participam do blog em aulas no laboratório de informática, seja para jogar (sempre jogos ligados ao conteúdo que está sendo trabalhado), seja para fazer atividades postadas pela professora, ou para fazer pesquisas sobre o conteúdo que será estudado. “Já estou pensando em criar outro blog para a turma, para eles postarem seus trabalhos”, adianta Jóice.

Ela explica que procura descomplicar suas aulas deduzindo as fórmulas, explicando onde o conteúdo será usado, fazendo a ligação com a realidade e trabalhando de forma prática, com jogos, com material concreto. Além disso, procura utilizar materiais didáticos como DVD, projetor multimídia, material dourado, e jogos, entre outros. “Estou sempre buscando, pesquisando e trocando material com os colegas, para que a aula se torne mais produtiva e agradável,” destaca a professora.

Em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, a professora Gisele dos Santos Miranda acredita que, com a brincadeira a criança tem a oportunidade de construir o conhecimento de forma prazerosa. Graduada em pedagogia, séries iniciais, com pós-graduação em gestão escolar e alfabetização, ela dá aulas para o segundo ano do Colégio Salesiano e leciona em classe de alfabetização na rede de educação do município.

“Sempre procuro trabalhar com jogos e brincadeiras, bem como trabalhar em grupo e percebo que os alunos que apresentaram dificuldades no início, aos poucos conseguem desenvolver suas atividades com mais autonomia”, afirma a professora. Ela salienta que tem a preocupação de planejar a dinâmica das aulas incluindo momentos de leitura, registro, jogos, trabalhos em grupo e individuais. “Também acredito que a intervenção do professor é muito importante no desenvolvimento da atividade. Assim consigo perceber com mais clareza o que o aluno ainda não conseguiu compreender e tenho a oportunidade de fazer a mediação individualizada”, relata.

Quando a proposta é trabalhar em grupo, ela faz o agrupamento das duplas ou equipes por níveis próximos, facilitando a colaboração entre os alunos. “A interação é uma excelente ferramenta que utilizo em minhas aulas.” Gisele também utiliza a internet em suas aulas: “existem ótimos sites com jogos matemáticos que colaboram muito para o aprofundamento dos conteúdos”, justifica.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.