Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 29 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/11/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Incentivo à produção científica

Mais de 700 instituições participaram da Semana Nacional de C & T, em todo o Brasil.

Mais de 700 instituições participaram da Semana Nacional de C & T, em todo o Brasil.

Autor: Amanda Dominici


O Brasil vem se destacando no cenário científico mundial, especialmente quando o assunto é células-tronco. Mas não é de hoje que o país revela grandes inventores e pesquisadores. Aqui surgiram pessoas importantes da área como o engenheiro Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação, e o médico sanitarista Carlos Chagas, que descobriu a doença de Chagas. Para incentivar mentes brilhantes e a produção científica nacional, foi criada há seis anos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que passou do patamar de uma simples feira para um evento que revela talentos.

O evento conquista cada vez mais pessoas interessadas em ver e produzir ciência. Em sua primeira edição, em 2004, contava com pouco mais de 1.800 atividades, em 252 municípios brasileiros, com a participação de 257 instituições. Em 2009, superou a marca de 24 mil atividades, em 472 cidades. Participaram 728 instituições de todo o Brasil.

Criada por decreto, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como principal objetivo mostrar a importância do tema para o desenvolvimento do país. Além disso, objetiva mobilizar a população para se envolver mais com o assunto, valorizar a criatividade e desenvolver uma atitude científica em crianças e jovens.

De acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Brasil possui hoje 150 mil cientistas, mas o ideal é que esse número fosse de 700 mil. As áreas que mais têm avançado em pesquisas, no país, são a agropecuária, a exploração de petróleo e a aeronáutica. A preocupação do órgão agora é investir no que considera “áreas do futuro”, como as de nanotecnologia, biotecnologia, fontes renováveis de energia e novas energias para transporte.

A SNCT acontece todos os anos no mês de outubro. Além de feiras e tendas em todo o país, ela conta com um centro de exposição na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde acontecem palestras, oficinas, exibição de experimentos e vídeos, entre outras atividades.

Este ano, a feira foi realizada entre os dias 19 e 25 de outubro com o tema Ciência no Brasil, em comemoração a importantes descobertas científicas no país, uma homenagem ao centenário de Carlos Chagas e à construção do primeiro balão de ar quente brasileiro. Também comemorou os 150 anos do naturalista suíço Emílio Goeldi, que deu nome ao Museu Paraense Emílio Goeldi, um dos principais centros de estudo sobre a Amazônia, e o centenário da educação profissional tecnológica. 

Uma mostra da mobilização de crianças e jovens e popularização da ciência no Brasil, é que o público da SNCT cresce a cada ano. Apenas no espaço de exposição instalado em Brasília, compareceram mais de 150 mil visitantes.

A participação dos estados também foi forte. O Amazonas apresentou o maior número de atividades, com 11.083 eventos cadastrados, seguido por Rondônia, com 4.844 e Rio de Janeiro, com 1.905.

Qualquer pessoa pode participar da feira, basta cadastrar sua atividade no site do evento. A visitação é aberta ao público gratuitamente. Entre os principais temas de 2009 estavam o aquecimento global e o Programa Espacial Brasileiro, com a participação do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

(Assessoria de Imprensa SEED/MEC)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.