Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 29 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/11/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Ibict cria personagens para divertir e informar estudantes

O Dr. Genoma recebia os visitantes no estande do Ibict.

O Dr. Genoma recebia os visitantes no estande do Ibict.

Autor: Amanda Dominici


Em todos os eventos de divulgação científica de que participa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), tem a preocupação de levar informações relacionadas ao tema central do evento, que unam arte, ciência e educação.

Na Sexta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, não poderia ser diferente. O Ibict distribuiu em seu estande o gibi Sabidinho em Inclusão Digital e Cyberbullying, produzido este ano em comemoração a seus 55 anos. “Sabidinho é um personagem criado para informar sobre os serviços do Ibict. Neste gibi, ele apresenta o programa de inclusão digital do instituto nas áreas rural e indígena – o Corredor Digital Rural e Indígena”, diz Elizabeth Falluh, responsável pela área de eventos do Ibict.

Ela explica que nas comunidades atendidas por esse programa, que oferece laboratórios de informática para escolas rurais e aldeias de índios, os estudantes usam a internet para fazer pesquisas. Na mesma revista, o Sabidinho trata da questão do cyberbullying e orienta os estudantes sobre essa prática que utiliza a internet para humilhar e ridicularizar.

Outro personagem apresentado na Semana Nacional de C&T foi o Doutor Genoma, representado pelo ator/educador Leonardo Villas Braga. Vestido como um explorador, com bermudas cáqui e chapéu, o Dr. Genoma recebia os visitantes e despertava a atenção de todos. Leonardo integra o grupo de teatro brasiliense Cia. Daqui, contratado pelo Ibict, que fez sucesso, em 2008, com a montagem da peça Nas Bagagens de Darwin. “A peça sobre Darwin ficou tão bem montada, que agora está percorrendo o Brasil. E o grupo aguarda patrocínio para transformá-la em filme,” informa Elizabeth.

A publicação do Sabidinho também traz informações sobre o Canal Ciência, portal de divulgação científica interativo, com conexão com diversos serviços, que pode ser um valioso auxiliar dos estudantes para a produção de trabalhos escolares.

O estande do Ibict também fez distribuição do DVD Paisagens Terrestres, sobre os biomas da Terra. Na produção, feita em parceria com a Universidade de Brasília, as explicações são dadas por animais "falantes", em linguagem acessível para crianças.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.